Inova Unicamp e Fundação Educar fazem parceria para estimular a criação de negócios sustentáveis

Sete pessoas em pé posicionados em círculo conversando em entres. São 6 meninos vestindo a camiseta do Desafio Unicamp 2019 e uma menina de blusa preta. Todos estavam no Workshop presencial do Desafio Unicamp 2019, organizado pela Inova Unicamp. Fim da descrição.

A competição Desafio Unicamp, organizado pela Inova Unicamp, terá premiação exclusiva para times que trabalharem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Texto: Caroline Roxo | Foto: Gabriela Neves

O Desafio Unicamp 2022 é uma competição organizada anualmente pela Agência de Inovação Inova Unicamp com o objetivo de oferecer conteúdos de empreendedorismo gratuitamente aos participantes interessados em empreender. Durante a competição, os times inscritos desenvolvem um modelo de negócio a partir de uma tecnologia da Unicamp escolhida pela equipe. O Desafio está em 12º edição e, em parceria com a Fundação Educar, traz uma nova proposta para o ano de 2022: a competição quer estimular a criação de negócios de base tecnológica com viés sustentável. Faça a inscrição aqui!

Para trabalhar a nova proposta, inspirados pela Fundação Educar, a organização do Desafio incluiu uma nova categoria na competição, a de Impacto Socioambiental. A categoria está inserida desde o início da construção do modelo de negócio e também será considerada para uma premiação extra, oferecida pela Educar, no final da competição. O maior interesse da Inova Unicamp e da Fundação Educar é que os futuros empreendedores e os interessados em ferramentas de empreendedorismo que participam da competição se familiarizem com temáticas de inclusão e sustentabilidade e entendam as possibilidades de aplicação em um modelo de negócio. 

“A Fundação Educar quer estimular o empreendedorismo e também promover cultura de transformação socioambiental dentro de espaços acadêmicos e de inovação. É urgente que os nossos empreendedores do futuro tenham consciência da importância dos processos limpos, da inclusão, da diversidade e de soluções que gerem valor para a sociedade e para o meio ambiente dentro de suas startups. A Fundação será responsável por uma premiação extra para a nova categoria da competição visando a preocupação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o interesse de vê-los aplicados em futuras empresas”, explica Isabela Pascoal Becker, Diretora de Sustentabilidade da Fundação Educar, investimento social privado da Companhia DPaschoal.

Um dos principais eventos da competição, o Workshop, apresenta a metodologia Lean Canvas aos participantes e também traz temáticas de empreendedorismo e inovação. Neste ano, o evento trará a temática ASG (Ambiental, Social e Governança) para colocar em pauta empresas com viés sustentável e levar ao público a aplicabilidade na prática sobre o conceito.

“A ideia é oferecer aos participantes uma visão prática de como mergulhar seus negócios no contexto do impacto ambiental, social e de governança, a partir da perspectiva de empreendedores convidados. O Desafio Unicamp já é uma experiência consolidada para formatar negócios de base tecnológica. Queremos unir esse exercício a uma predisposição ao desenvolvimento de negócios engajados à sustentabilidade social e ambiental”, expõe Renato Lopes, diretor associado da Inova Unicamp.

A preocupação com processos limpos, a pressão de governos e organizações e o aumento da demanda de consumidores por empresas com critérios de sustentabilidade estão fazendo com que os empreendimentos tenham que impulsionar suas ações e pensar em categorias para melhorar o impacto socioambiental gerado por aquela companhia. Esse cenário também possibilita aos futuros empreendedores do Desafio Unicamp uma oportunidade de unir a melhora social e ambiental com a geração de lucros.

A nova categoria servirá para estimular que todos os modelos de negócios entregues estejam vinculados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU de alguma forma. O vínculo poderá ser trabalhado desde o propósito da empresa, utilizando das tecnologias a disposição na competição para pensarem em um negócio que ofereça soluções sustentáveis diretamente para solucionar problemas sociais, ou então focar em ações previstas e posicionamento estratégico para posicionar a empresa em prol de alcançar um futuro melhor e mais sustentável para todas e todos.

Inclusão e diversidade

Além da nova categoria de Impacto Socioambiental, o Desafio Unicamp 2022 também se propõe a estimular a participação de equipes diversas. Para incentivar a pluralidade de times, a competição adotará medidas inclusivas e oferecerá pontuação extra para as equipes com competidores que se enquadrem nos quesitos de diversidade de gênero, raça ou cor declarada, nacionalidade, pessoa com deficiência e multidisciplinaridade de áreas de atuação.

O estímulo à diversidade em empresas futuras está pautado em causas sociais e aplicabilidade de negócio, pois, conforme aponta um estudo feito pela DDI, empresa de análise e pesquisa, e a Ernst & Young (EY), onde há diversidade significativa, é 1,4% maior a chance de crescimento sustentado e lucrativo para a empresa. Essa análise evidencia a importância da diversidade de histórias, vivências e visão de mundo na construção de negócios.

Premiação dobrada

O Desafio Unicamp oferece o prêmio no valor de 3 mil reais para cada membro do time vencedor, além de certificado, acesso gratuito por 1 ano à plataforma de treinamentos oferecida pela patrocinadora FM2S e possibilidade de aceleração da startup sem custos, oferecida pela Baita Aceleradora, outra patrocinadora da competição.

Em parceria com a Fundação Educar, o Desafio Unicamp 2022 também irá oferecer uma premiação de 3 mil reais para cada membro do time que se destacar na categoria Impacto Socioambiental. Essa categoria é nova na competição e será trabalhada desde a primeira entrega do documento Lean Canvas, com a proposta de ações sociais, ambientais e/ou de governança que se apoiem nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para a construção da startup proposta no documento.

Todos os times que apresentarem o pitch na final do evento podem concorrer nas duas categorias, tanto na categoria geral de avaliação da banca quanto na nova categoria de Impacto Socioambiental. Os vencedores serão escolhidos por uma banca avaliadora, composta por profissionais convidados.

Sobre o Desafio Unicamp 2022

Em sua 12ª edição, a competição já capacitou mais de 3.3 mil pessoas em modelagem de negócios e, em 2022, traz o estímulo à diversidade e novidades em sua premiação. Todas as atividades capacitadoras serão desenvolvidas de forma online e a final do evento poderá acontecer de forma híbrida, a depender das condições sanitárias do momento. A competição é a principal atividade de promoção do empreendedorismo da Universidade, organizado pela Inova Unicamp.

A mudança da competição para o formato online teve impacto positivo na ampliação de participantes de diferentes lugares do Brasil. Na edição anterior, o Desafio contou com pessoas de 12 estados diferentes. Saiba como é a competição e confira as gravações da edição 2021 aqui.

Os patrocinadores da 12º edição do Desafio Unicamp são: Fundação Educar, FM2S – Educação e Consultoria, ClarkeModet, Via Consulting, Instituto Eldorado e Baita Aceleradora.

Os apoiadores da 12º edição do Desafio Unicamp são:  Agência Unesp de Inovação, Campinas Tech, Fundação Fórum Campinas, Incamp, Liga Empreendedora, Núcleo Campinas, Parque Científico e Tecnológico, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campinas, Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do Rio Grande do Sul