Inova Unicamp e INPI realizam evento para lançar parceria

Foto focada na placa da Unicamp na entrada do campus de campinas. em um dia ensolarado. Fim da descrição

A cerimônia será presencial com transmissão gratuita via youtube da Agência de Inovação. A cooperação entre as instituições busca aperfeiçoar ainda mais os processos de Propriedade Intelectual vinculados à Unicamp

Texto: Caroline Roxo| Foto: Thomas Marostegan

A Agência de Inovação Inova Unicamp e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) promovem, no dia 22 de março, às 16h, no Auditório do Instituto da Computação da Unicamp, um evento para anunciar a parceria firmada entre as instituições. O encontro de lançamento da cooperação entre a Inova Unicamp e o INPI terá transmissão gratuita via canal da Inova Unicamp no YouTube para o público interessado em acompanhar as novas estratégias e resultados das duas instituições e as diretrizes da nova parceria. Para receber o link da transmissão é necessário fazer sua inscrição via Google Forms.

A nova parceria entre o INPI e a Inova Unicamp tem a expectativa de difundir ainda mais a cultura da propriedade intelectual na Universidade com o intuito de ampliar a geração de novos negócios inovadores, especialmente no contexto do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e das parcerias universidade-empresa para pesquisa e desenvolvimento estratégicos com potencial de geração de novos ativos de PI.

O evento contará com a participação do reitor da Universidade, o professor Antonio José Meirelles e do presidente do INPI, Cláudio Vilar Furtado, que irá abordar os programas estratégicos e resultados do Instituto. Os resultados da Unicamp em pesquisa e na transferência de tecnologias para o setor empresarial em 2021 serão foco da apresentação da professora  Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp. A Agência divulgará no mesmo dia seu Relatório Anual e os indicadores da Universidade em propriedade intelectual, pesquisa, transferência de tecnologia e geração de novos negócios inovadores, que estará disponível na biblioteca da Inova Unicamp.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Campinas marcará presença com a participação do secretário-adjunto, professor Newton Frateschi, comentando sobre a primeira iniciativa de análise coletiva do ecossistema de inovação de Campinas, a partir da participação da cidade no Prêmio Nacional de Inovação.

Confira a agenda do evento

16h – Abertura, Vanessa Sensato, diretora de relações institucionais na Inova Unicamp

16h05 – Primeiras palavras e boas-vindas, Prof. Antonio José Meirelles, reitor da Unicamp

16h10 – Parceria Inova Unicamp e Instituto de Propriedade Industrial (INPI), Raquel Barbosa, diretora de propriedade intelectual da Inova Unicamp

16h20 – Inova Unicamp: Resultados e estratégia, Profa Ana Maria Frattini Fileti, diretora-executiva da Inova Unicamp

16h35 – Parceria ICT-empresa com foco na inovação, Jacklyn Dias Reis, diretor de Microeletrônica do Grupo Idea!

16h50 – INPI: Programas estratégicos e resultados, Cláudio Vilar Furtado, Presidente do INPI

17h05 – Ecossistema de inovação em Campinas: uma visão voltada para a integração dos atores, Prof. Newton Frateschi, secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em Campinas

17h20 – Palestra com Bruno Portela, Secretário Especial Adjunto de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia

17h35 – Palavra aberta