Inova Unicamp faz primeira reunião coletiva com EJs em 2022

Imagem mostra uma reunião virtual com 16 janelas de pessoas presentes, sendo quatro homens e 12 mulheres. Fim da descrição

Texto: Antônio Marinheiro

No dia 04 de março, a Agência de Inovação Inova Unicamp realizou, de maneira virtual, um encontro focado em que estreitar os com as Empresas Juniores (EJs) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A reunião foi a primeira do ano e contou com a presença de representantes das EJs da Unicamp, do Núcleo Campinas, órgão que regulamenta e apoia as EJs da região, e colaboradores da Inova.

Atualmente, a Inova é protagonista em diversos pilares dentro da Unicamp, alguns dos principais são: atuar na proteção e gestão de patentes; realizar a transferência de tecnologias e auxiliar na criação de empresas de base tecnológica. Além disso, a organização acredita no potencial dos membros das Empresas Juniores em serem fortes aliados no objetivo de promoção da cultura do empreendedorismo na Unicamp, como ressalta a professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova.

“Gostaríamos de contar com os líderes das EJs para a disseminação da cultura do empreendedorismo junto às próprias EJs e aos alunos de graduação da Unicamp. Para isso os convidamos a participar ou assistir os eventos que proporcionamos com os vários atores do nosso ecossistema inovador, para conhecer melhor os temas de Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e criação de empresas de base tecnológica. Dentre estes eventos estão o Desafio Unicamp e as palestras da disciplina de empreendedorismo da Inova (de códigos AM037 e TP386)”, explica Frattini.

Gabriely Mizga, diretora de Formação Empreendedora do Núcleo Campinas, concorda e reforça a importância dos esforços da Inova em prestar apoio às Empresas Juniores e em estimular o pensamento inovador.

“A reunião entre a Inova e as Empresas Juniores foi um ponto de contato muito importante. Conhecer e entender mais as formas que podemos nos conectar com os agentes presentes dentro da própria Universidade é um assunto muito relevante quando falamos de fortalecer nosso ecossistema empreendedor. Além disso, todo suporte dado pela Inova nas diferentes esferas da atuação da Empresa Júnior é muito atencioso. Tenho certeza que com ele poderemos agregar na nossa vivência empresarial e fortalecer uma das nossas principais mensagens que é: Estimular o pensamento inovador e o crescimento dos resultados em rede por meio de soluções que sejam referência para a sociedade”, reforçou Mizga.

Nova Regulamentação para Empresas Juniores da Unicamp

No dia 24 de Novembro de 2020, foi aprovada a Deliberação CONSU-A-055/2020 (que pode ser conferida na íntegra em: https://www.pg.unicamp.br/norma/25895/0),  a qual estabelece normas internas para o reconhecimento de Empresas Juniores e a sua relação com a Unicamp, abordando questões como: Propriedade Intelectual, fechamento de contratos, uso da estrutura da Universidade, prestação de serviços e diretrizes para a criação das empresas, estruturação e funcionamento. Marina Silva, coordenadora de contratos da Inova Unicamp, foi quem explicou para os representantes presentes sobre a nova deliberação e tirou dúvidas sobre o assunto.

Propriedade Intelectual

Raquel Moutinho Barbosa, diretora de Propriedade Intelectual da Inova Unicamp, aprofundou a discussão sobre seu tema de domínio, abordando sobre os tipos de propriedade intelectual, o que é uma patente e como dar entrada no sistema de comunicação de invenção da Inova Unicamp, auxiliando as EJs a entenderem o que pode ou não ser patenteado e em que momentos os projetos têm potencial para gerar uma propriedade intelectual.

Empresas Juniores

Hoje existem 23 empresas juniores atuando dentro da Unicamp, sendo a mais antiga a 3E da Engenharia Elétrica. Juntas, essas empresas foram responsáveis em 2021 pela realização de 631 projetos e pelo faturamento de R$1.2 milhão. As EJs fazem parte do Núcleo Campinas (NuCa) que é atribuído de dar suporte geral, além de catalisar o crescimento das empresas federadas do Movimento Empresa Júnior em Campinas e região, unindo ao todo, 49 empresas.