Inova tem oportunidade de bolsas para estudantes na área de Propriedade Intelectual

A imagem mostra a mão de uma mulher estudante segurando uma caneta durante a realização de uma prova. Fim da descrição.

As bolsas oferecidas fazem parte dos programas que garantem o ensino para alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da Universidade.

Texto: Leonardo Scramin Florindo | Foto: Antonio Scarpinetti – SEC Unicamp

Alunos de graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) têm a oportunidade de pleitear Bolsa de Auxílio-Social (BAS) ao colaborar em atividades vinculadas à Agência de Inovação da Unicamp. O critério para a concessão da bolsa é socioeconômico, por meio de participação no Processo Seletivo Anual.

A avaliação social e a seleção dos contemplados é realizada pelo Serviço Social do SAE, mediante inscrição online pelo Sistema Integrado de Gestão (SIG) e o envio de documentação solicitada e, posteriormente, uma entrevista com uma assistente social.

As bolsas oferecidas pela Inova Unicamp são voltadas para alunos dos cursos de Artes, Biológicas, Exatas, Humanas e Tecnológicas. Confira os detalhes:

BAS: Apoio ao processo de análise das tecnologias da Unicamp.

Os bolsistas serão alocados para atuar na área de Propriedade Intelectual, apoiando os processos de análise de tecnologia, depósito de pedidos de patentes, depósito de registro de Programa de Computador; depósito de registro de Desenho Industrial; depósito de pedidos de registro de Marcas, bem como prestar auxílio no que tange ao sistema organizacional da área.

Número de bolsistas solicitados: 2.

Início: Imediato.

Atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista:
  • Acompanhar o e-mail institucional da área, fazer o atendimento de primeiro nível e encaminhar para o atendimento especializado;
  • Agendar e organizar reuniões com inventores;
  • Organizar as pastas das tecnologias submetidas a Inova conforme os procedimentos operacionais da área;
  • Verificar, organizar e salvar devidamente assinados os termos de partilha e as declarações de cotitularidade das tecnologias em análise;
  • Registrar e atualizar os sistemas físicos e eletrônicos da área;
  • Participar das reuniões individuais com gestores, reuniões técnicas da área e das reuniões de alinhamento entre o grupo da área, com objetivo de compartilhar demandas, tarefas, estudos, aprendizados, dúvidas, entre outros;
  • Auxiliar os agentes de PI e de portfólio nas atividades relacionadas com a proteção dos resultados das pesquisas da universidade;
  • Auxiliar e /ou elaborar e corrigir Documentos Técnicos relacionados às atividades da área, tais como documentos padrão, procedimentos padrão, entre outros;
  • Manter as informações e documentação acerca dos novos registros de patente, marca, Desenho Industrial, programa de computador, Cultivares, topografia de circuitos integrados organizados tanto nos sistemas físicos quanto eletrônicos/digitais;
  • Elaborar e atualizar relatórios, planilhas e indicadores de acompanhamento da área, sempre que solicitado.

As inscrições devem ser feitas no site do Sistema Integrado de Gestão (SIG) do Serviço de apoio ao estudante (SAE).