Desafio Unicamp inicia com foco em negócios de impacto socioambiental

A imagem é um print da tela no qual está mostrando um slide escrito Desafio Unicamp 2022 e sejam-bem vindos embaixo com uma pequena tela no canto superior direito com a câmera aberta mostrando a Vanessa Sensato, diretora de Relações Institucionais da Inova Unicamp. Fim da descrição.

Participantes das cinco regiões do Brasil participaram do Workshop virtual do Desafio Unicamp 2022, no último sábado

Texto: Caroline Roxo 

O Workshop do Desafio Unicamp 2022, organizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, é a principal atividade capacitadora da competição e, pelo terceiro ano no modelo online, reuniu mais de 160 pessoas online simultaneamente. Neste ano, pela primeira vez, a competição apresenta participantes das cinco regiões do Brasil. O evento aconteceu no último sábado, 2 de abril, e a gravação está disponível no canal do Youtube da Inova Unicamp. A transmissão ao vivo do Workshop do Desafio Unicamp foi legendada, visando competidores e ouvintes com deficiência auditiva.   

“É muito legal ver que o Desafio tem um alcance tão grande assim e está atraindo pessoas do Brasil inteiro para aprender sobre empreendedorismo. O empreendedorismo é primordial para levar o conhecimento desenvolvido na Universidade à população. São as empresas que vão criar produtos e oferecer serviços para melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer progresso”, discursa Renato Lopes, diretor associado da Inova Unicamp, na abertura do Workshop. 

EMPREENDIMENTOS COM VIÉS SUSTENTÁVEL: NOVA APOSTA DO DESAFIO UNICAMP 

A novidade deste ano no Workshop foi o conteúdo sobre negócios sustentáveis. O evento contou com três convidados especiais que abordaram como seus empreendimentos apoiam-se em critérios socioambientais. A proposta faz parte da nova agenda da competição de 2022, que adicionou a categoria Impacto Socioambiental para ser trabalhada nos modelos de negócios. Essa categoria será premiada na final da competição com uma quantia em dinheiro extra oferecida pela Fundação Educar, patrocinadora e parceira desta edição. 

Gabriel Agrelli Moreira, gerente da Daterra, fazenda cafeeira que faz parte do grupo DPaschoal, abriu a mesa de Impacto Socioambiental contando sobre a escolha do produto agrícola que sua empresa trabalha, que se pautou em questões ambientais da cultura perene do café. 

“A gente nasceu para ser um case de produção de café sustentável. Queríamos mudar a qualidade de café ofertada no Brasil e alinhar essa produção à sustentabilidade. Nós buscamos na academia pesquisadores para nos ajudar a desenvolver nosso modelo de negócio sustentável”, explica o gerente, em sua fala bem avaliada pelos participantes da competição. 

Em seguida, Soraya El Khatib, CEO da S Cosméticos do Bem e Empreendedora do Ano da Unicamp e vencedora na Categoria Impacto Socioambiental na premiação organizada pela Inova Unicamp em parceria com o grupo Unicamp Ventures, compartilhou sobre o início da construção de seu empreendimento, que contou com uma proposta de diminuição de impacto desde a criação da empresa. 

El Kathib trouxe o case da sua startup pela compatibilidade ideal que a S Cosméticos do Bem apresenta com os objetivos da competição do Desafio. A empresa de base tecnológica surgiu de uma tecnologia inovadora e sustentável da Unicamp e cuidou de todos os processos do invento até a geração final do produto.

Felipe Antoniazi, co-fundador da NaturAll Carbon e ex-mentor do Desafio Unicamp, entrou ao vivo para compartilhar sua experiência e finalizar a mesa sobre Impacto Socioambiental. Antoniazi trouxe uma abordagem importante para os novos empreendedores: a falha de um empreendimento e o recomeço. 

“Fundei um negócio que não deu certo, recomecei, pivotei com o segundo empreendimento e agora estou com a NaturAll Carbon. A empresa surgiu de uma oportunidade no mercado em levar agricultura comercial em direção a práticas mais sustentáveis. Quando queremos mudar ou impactar o mundo, precisamos pensar nele. Se queremos criar empresas com esse objetivo temos que pensar nos problemas do mundo e em como podemos ajudar”, explica Antoniazi. 

MODELAGEM DE NEGÓCIOS: PRINCIPAL ATIVIDADE DO EVENTO 

O Workshop deu continuidade com uma das palestras mais aguardadas do evento, a modelagem de negócios na metodologia Lean Canvas. Pelo segundo ano consecutivo, foi ministrada por Maria Paula Castro, Head de inovação da Ecotrace Solutions. A profissional de inovação foi bem elogiada pelas avaliações de 2021 e entregou novamente um conteúdo avaliado em nota máxima pela maioria dos competidores, explicando a melhor forma de construir um canvas para evitar riscos. A Head de inovação e ex-gestora do Programa Startup-SP explicou cada passo do Lean Canvas.

Mariana Zanatta Inglez, gerente do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e da Incamp, encerrou o Workshop com oito dicas de como fazer uma boa validação do modelo de negócio, que complementaram os ensinamentos de Maria Paula e fechou o evento com boas práticas para os futuros empreendedores. 

PRÓXIMOS PASSOS

Os participantes poderão começar, no dia 6 de abril, a solicitarem as mentorias empresariais. Os líderes de cada time são adicionados na plataforma Mentorar para fazer a gestão das mentorias da equipe. Cada grupo tem direito a cinco mentorias de até 45 minutos com profissionais do mercado com anos de experiência e expertises consolidadas. As mentorias podem ser realizadas até o dia 20 de maio. 

A primeira entrega do Canvas é no dia 25 de abril. A entrega também é feita pelos líderes de cada equipe no Google Classroom, que serão adicionados próximos da data de entrega. A grande final do Desafio Unicamp 2022 está marcada para o dia 30 de junho, quando as equipes finalistas apresentam seus modelos de negócios para uma banca avaliadora. 

SOBRE O DESAFIO UNICAMP 2022

Em sua 12ª edição, a competição já capacitou mais de 3.3 mil pessoas em modelagem de negócios e, em 2022, traz o estímulo à diversidade e novidades em sua premiação. Todas as atividades capacitadoras serão desenvolvidas de forma online e a final do evento poderá acontecer de forma híbrida, a depender das condições sanitárias do momento. A competição é a principal atividade de promoção do empreendedorismo da Universidade, organizado pela Inova Unicamp.

A mudança da competição para o formato online teve impacto positivo na ampliação de participantes de diferentes lugares do Brasil. Na edição anterior, o Desafio contou com pessoas de 12 estados diferentes. Saiba como é a competição e confira as gravações da edição 2021 aqui.

Os patrocinadores da 12º edição do Desafio Unicamp são: Fundação Educar, FM2S – Educação e Consultoria, ClarkeModet, Via Consulting, Instituto Eldorado e Baita Aceleradora.

Os apoiadores da 12º edição do Desafio Unicamp são:  Agência Unesp de Inovação, Campinas Tech, Fundação Fórum Campinas, Incamp, Liga Empreendedora, Núcleo Campinas, Parque Científico e Tecnológico, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campinas, Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do Rio Grande do Sul