Banco de conteúdo autoral para curso online de Inglês

Licenciamento não exclusivo de conteúdo autoral

O banco de conteúdo autoral para curso online de Inglês, criado no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), foi desenvolvido privilegiando textos pequenos e não datados, primordial para manter a atemporalidade.  O curso busca alinhar o estudo independente à prática textual, com a lógica da leitura em tela.

Possui 24 aulas e está dividido em seis módulos, que foram agrupados por critérios gramaticais, sendo que três módulos discutem problemas recorrentes para leitores no nível da sentença: verbo, formação de palavras (prefixos e sufixos) e adjuntos adnominais complexos. E três módulos exploram organizações textuais mais amplas: elementos linguísticos de coesão (pronominal e lexical), relações lógicas (conjunções) e diferentes elementos linguísticos que marcam, no texto, a modalização das afirmações feitas pelo autor.

Cada atividade possui um texto para leitura e audição, sendo que os textos são de divulgação científica; seis questões de compreensão (com a resposta sugerida pela equipe pedagógica); material de apoio (glossário e apostila gramatical); conteúdo para reflexão sobre estratégias de leitura e de aquisição de língua; e exercícios de sistematização de língua (com verificação automática do sistema).

Inventores: Denise Bértoli Braga, Lúcia Alves Costa, Joanne Marie Mccaffrey Busnardo Neto, Maria Cecília dos Santos Fraga, Anabel Deuber, Virgilio Nascimento Santos e Fábio Aragão da Silva

Unidade: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)

Empresa licenciada: Mupi Tecnologia e Serviços de Informação LTDA – ME