Da universidade à grande empresa, como os hubs de inovação conectam o ecossistema

A imagem mostra uma parede de vidro do Pulse. É possível ver o logo da empresa estampado com a cor branca em destaque. Fim da descrição.
logo do Prêmio Inventores nas cores verde claro e azul. O desenho são duas cabeças que formam uma lâmpada e embaixo o texto Prêmio Inventores Unicamp
O Pulse, hub de inovação da Raízen, nasceu com foco no agro, mas, com o tempo, se consolidou em diferentes áreas da companhia, como indústria, RH, segurança, energia, entre outras.

Este artigo compõe a série Prêmio Inventores 2022Texto: Pulse Hub | Fotos: Pulse Hub

Conexão gera inovação. A frase é conhecida por um motivo: ela é 100% verdadeira. Os hubs de inovação configuram esses grandes espaços de conexão que têm crescido e ganhado força ao longo dos últimos anos devido aos diversos benefícios que trazem aos ecossistemas espalhados mundo afora.

Os hubs auxiliam as grandes empresas a inovarem em seus processos e negócios de forma estratégica, ao mesmo tempo em que proporcionam às startups um ambiente livre para testar seus produtos e serviços.

Além do espaço físico

O ambiente do hub de inovação, que extrapolou o físico e hoje vive os benefícios do modelo híbrido de trabalho, estimula o contato entre startups com atuação entre diferentes setores, além de diversos players do ecossistema. Tais conexões permitem que ideias nascidas na Academia se tornem empresas, auxiliam na captação de recursos, na validação e escalabilidade de uma tecnologia, ou até mesmo no surgimento de novas soluções com o encontro de duas startups.

Apesar de as vantagens irem além do tangível, o próprio espaço em si costuma ser um benefício às startups que podem aproveitar sua infraestrutura, reduzindo os custos de manter uma sede física. Workshops, mentorias, meet ups e outros benefícios não financeiros também costumam integrar o “pacote” dos hubs para as startups.

É um ambiente rico que reúne empreendedores com ideias inovadoras, grandes empresas, investidores, universidades, centros de ensino e players independentes do ecossistema de inovação.

Competitividade e aprendizado para grandes empresas

Na busca por se manterem competitivas, as empresas também se beneficiam destes relacionamentos. A adoção de tecnologias que já estão no mercado, e foram desenvolvidas por startups, provou-se vantajosa para as grandes corporações em comparação ao desenvolvimento interno.

Por meio da inovação aberta, é possível testar e aderir às novas tecnologias em menor tempo, por vezes, com redução de custos e manter a empresa relevante no mercado, além de atraente para novos talentos.

Além disso, todo o processo proporciona aprendizado a todos os envolvidos e a chance de a startup aprimorar seu produto ou serviço enquanto testa no campo de prova da empresa.

A imagem mostra um corredor, com uma mulher de costas caminhando ao fundo, e uma parede de vidro do Pulse. É possível ver escrito: Pulse e Hub de Inovação. Fim da descrição.

Conheça o Pulse, hub de inovação da Raízen

Devido a todos estes fatores, grandes empresas vêm investindo nestes ambientes, ou até mesmo criando seu próprio hub. Como é o caso da Raízen. Desde 2017, a empresa conta com o Pulse, hub que nasceu com foco no agro, mas, com o tempo, se consolidou em diferentes áreas da companhia, como indústria, RH, segurança, energia, entre outras. Ao longo de sua trajetória, possibilitou a realização de 93 projetos-piloto dentro da Raízen, 32 deles apenas no ano-safra 21/22.

Atualmente, o Pulse possui mais de 800 startups em sua base de dados, das quais 51 são parceiras, além disso, já realizou três hackathons, uma Chamada de Sustentabilidade em 2020 e uma Chamada de Energia em 2021.

Saiba mais em www.pulsehub.com.br e contato@pulsehub.com.br.

PRÊMIO INVENTORES 2022

PROGRAMAÇÃO DE HOMENAGENS

Esse artigo faz parte da série de conteúdo produzida pela Inova Unicamp sobre algumas das tecnologias licenciadas, que podem ser lidas pelo site da Inova e também em formato ebook na Revista Prêmio Inventores (com lançamento previsto para junho). Também já está agendado um webinar com conteúdo sobre propriedade intelectual e transferência de tecnologia para o dia 08 de junho (inscrições abertas ao público geral).

Confira todos os premiados no site do Prêmio Inventores da Unicamp.

Os patrocinadores do Prêmio Inventores 2022 são: Pulse HubClarkeModet3M; e Neger Telecom