Programa de Mentorias para alunos e pesquisadores da Unicamp está aberto

Print da tela do Zoom com a câmera abeta dos palestrantes no Programa de Mentorias. Fim da descrição. s moderadoas

O Programa de Mentorias, oferecido pela Agência de Inovação Inova Unicamp, é voltado para a comunidade da Universidade envolvida em pesquisas com potencial de inovação. Os agendamentos vão até o dia 6 de maio. 

Texto: Caroline Roxo 

Durante o Webinar: A Propriedade Intelectual no levantamento do estado da arte em projetos de pesquisa, que aconteceu na última quinta-feira, 28, a Agência de Inovação Inova Unicamp, organizadora do evento e órgão responsável pela gestão da Propriedade Intelectual (PI) da Universidade, anunciou a abertura dos agendamentos para o Programa de Mentorias em PI. O Programa está em seu segundo ano consecutivo e busca auxiliar a comunidade da Unicamp a identificar o potencial de inovação em suas pesquisas, assim como a aplicabilidade dessas invenções em modelos de negócios. 

O Programa de Mentorias é totalmente gratuito e funciona por meio de agendamento em um formulário eletrônico. O aluno, pesquisador ou docente da Unicamp interessado em ter uma sessão de acompanhamento com um profissional de Propriedade Intelectual da Inova Unicamp deve preencher as informações necessárias no formulário até o dia 6 de maio. As mentorias serão realizadas em formato virtual entre os dias 9 e 31 de maio.  

As mentorias são destinadas para pesquisadores que queiram tirar dúvidas de projetos de pesquisa em qualquer fase de desenvolvimento, seja no início ou final do trabalho. “A nossa missão vai ser a de auxiliar os interessados na possibilidade de geração de uma propriedade intelectual a partir de suas pesquisas. Queremos propagar a cultura da inovação e do empreendedorismo capacitando esses profissionais a pensarem da forma correta sobre suas possíveis patentes  desde o início”, comenta Raquel Moutinho Barbosa, diretora de Propriedade Intelectual da Inova Unicamp.

A diretora também alerta para as pessoas que estão próximas de defenderem suas teses e ainda possuem dúvidas sobre o potencial de inovação em suas pesquisas: “Não deixe de nos comunicar e agendar um horário no Programa de Mentorias, pois é importante o auxílio no processo de sigilo de defesa de tese”, pontua. 

O levantamento da arte em projetos de pesquisa

O Webinar: A Propriedade Intelectual no levantamento do estado da arte em projetos de pesquisa contou com um público de 167 pessoas que assistiram online, via plataforma Zoom, os conteúdos propostos na agenda do evento. Foram três profissionais convidadas para abordarem sobre Propriedade Intelectual e levarem conteúdos para esclarecer as dúvidas de ouvintes envolvidos em projetos de pesquisa, além de convidar o público da Unicamp presente a participarem do Programa de Mentorias. A gravação do webinar está disponível no youtube da Inova Unicamp e pode ser acessada aqui.  

A primeira a trazer conteúdos de inovação ao público foi Raquel Moutinho Barbosa, diretora de Propriedade Intelectual da Inova Unicamp. A diretora comentou sobre os três pilares para a construção de uma cultura de empreendedorismo dentro da Unicamp e que o Programa de Mentorias faz parte das atividades promovidas pela Inova em prol de uma Universidade mais empreendedora e inovadora. 

Rafaela Guerrante, especialista sênior de Propriedade Intelectual no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), usou do seu espaço de fala no webinar para tratar sobre o levantamento da arte em projetos de pesquisa, mais especificamente a respeito de patentes. Guerrante explica que é importante validar alguns pontos para analisar se o projeto é passível de patenteabilidade. “Os critérios de patenteabilidade são novidade, atividade inventiva, aplicação industrial e suficiência descritiva”, explica. 

Guerrante também pontuou que o levantamento do estado da arte é necessário para garantir que o pesquisador deposite tempo em uma pesquisa inovadora e não em algo que já se encontra em desenvolvimento no mercado. Nesse sentido, a profissional expôs a importância de estimular e auxiliar os pesquisadores a trabalharem com o levantamento do estado da arte desde o início da pesquisa, ainda no tema do projeto.

Ana Caroline Gonzaga, analista de Propriedade Intelectual na Inova Unicamp, fechou o conteúdo do webinar abordando sobre o processo de proteção de propriedade intelectual oferecido na Agência de Inovação. Gonzaga trouxe para exemplificar o processo de proteção de um programa de computador e de uma patente. 

“A Inova tem um passo a passo para chegarmos na proteção de uma propriedade intelectual. Para início de toda nossa análise, pedimos que o interessado se cadastre em nosso formulário, que está no site da Inova e é dividido em software, cultivares ou patente. Em média, demora aproximadamente 4 meses para concluir todo o processo”, explica a analista. 

Programa de Mentorias 

Para fazer o agendamento, acesse: Formulário online 

Data máxima para os agendamentos: 6 de maio 

Quando serão realizadas as mentorias: 9 a 31 de maio. O interesse seleciona uma data e horário dentre esses dias. 

Público convidado a participar: alunos, pesquisadores e/ou docentes da Unicamp