Docente da Unicamp desenvolve banco de conteúdo autoral para curso online de Inglês

A imagem mostra a professora Denise Braga, docente responsável pelo desenvolvimento do banco autoral do curso de inglês. A professsora tem por volta de 60 anos, é branca, e está usando uma camiseta azul, um colar branco, cabelo curto e no fundo é possível ver algumas plantas compondo o cenário. Fim da descrição.
O curso foi criado privilegiando o estudo independente, com metodologia própria e com textos não datados, buscando a atemporalidade.

Esta reportagem compõe a série Prêmio Inventores 2022 |  Texto: Leonardo Scramin Florindo | Fotos: Arquivo Pessoal. 

Em 2020, devido à pandemia de Covid-19, alunos tiveram que deixar a sala de aula presencial e passar a estudar por meio do ambiente online. As aulas passaram a ser ministradas virtualmente e os conteúdos de ensino invadiram o meio digital. Professores e alunos tiveram que se adaptar à nova realidade imposta. 

Na Unicamp, entretanto, desde o início dos anos 2000, professores do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) já trabalhavam no desenvolvimento de ferramentas digitais para o ensino em ambiente virtual. 

Foi a partir desses estudos que foi criada a primeira disciplina online da Unicamp, com objetivo inicial de oferecer aos alunos da graduação e pós-graduação um curso online de inglês.

Os professores do IEL foram responsáveis por criar o banco de conteúdo autoral do curso e por desenvolver a disciplina ministrada de forma virtual. 

A professora Denise Bértoli Braga, uma das responsáveis pelo desenvolvimento, explica que o banco de conteúdo elaborado na Unicamp buscou privilegiar textos pequenos e não datados, primordial para manter a atemporalidade.  

A imagem mostra a professora Denise Braga, docente responsável pelo desenvolvimento do banco autoral do curso de inglês. A professsora tem por volta de 60 anos, é branca, e está usando uma camiseta azul, um colar branco, cabelo curto e no fundo é possível ver algumas plantas compondo o cenário. Fim da descrição.

Profa. Denise Bértoli Braga

“Criamos o curso buscando alinhar o estudo independente à prática textual, com uma lógica da leitura em tela e linguagem digital, privilegiando textos acadêmicos e de divulgação científica para nossos alunos”, explica Denise Braga.

A partir desses princípios, os professores criaram um banco de conteúdo diverso, que permitiu o desenvolvimento do curso de inglês online com metodologia própria

O curso possui 24 aulas e está dividido em seis módulos, que foram agrupados por critérios gramaticais, sendo que três módulos discutem problemas recorrentes para leitores no nível da sentença: verbo, formação de palavras (prefixos e sufixos) e adjuntos adnominais complexos. 

Os outros três módulos exploram organizações textuais mais amplas: elementos linguísticos de coesão (pronominal e lexical), relações lógicas (conjunções) e diferentes elementos linguísticos que marcam, no texto, a modalização das afirmações feitas pelo autor.

Cada atividade possui um texto para leitura e audição; seis questões de compreensão; material de apoio; conteúdo para reflexão sobre estratégias de leitura e de aquisição de língua; e exercícios de sistematização de língua (com verificação automática do sistema).

“Oferecemos ao aluno um material de apoio com glossário e apostila gramatical, além de respostas sugeridas pela equipe pedagógica para os exercícios. Também explicamos a parte estratégica que foi utilizada para a resolução das questões. Esse método permite que o aluno tenha um estudo independente de qualidade”, destaca Denise Braga.   

Licenciamento não exclusivo de conteúdo autoral

O banco de conteúdo autoral, desenvolvido pelos professores do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), foi licenciado com o apoio da Agência de Inovação Inova Unicamp, para a empresa Mupi Tecnologia e Serviços de Informação.

O caso de licenciamento teve as negociações iniciadas em 2017, e, devido a ser um caso longo e complexo, foi concluído apenas em 2021. A área de Parcerias e a área de Contratos tiveram que estudar um modelo que se adequasse ao caso específico de direito autoral e que pudesse permitir a negociação do conteúdo pela Unicamp.

Antes de chegar à Inova, a Profa. Denise Braga já estava há vários anos tentando encontrar uma forma de manter o projeto vivo na Unicamp e achar outras vias para que o curso pudesse ser acessado por mais pessoas, mas não encontrou soluções.

“Foi uma grande satisfação ter uma contribuição neste caso, já que o projeto da professora Denise e demais autores do conteúdo poderá ter um futuro dentro da Unicamp, se esta o quiser, e fora –  disseminando o conteúdo para alunos de diversos locais a partir da comercialização pela Mupi. Foi negociado inclusive que a empresa repassará à Unicamp o acesso gratuito às próximas versões e/ou melhorias do conteúdo, desde que a universidade providencie o suporte e manutenção internamente. Ou seja, se a Unicamp tiver interesse de fornecer o curso para a comunidade acadêmica, poderá se beneficiar de conteúdos atualizados”, explica Ana Daidone, analista de Parcerias da Inova Unicamp.

Raquel Moutinho Barbosa, diretora de Propriedade Intelectual da Inova Unicamp, explica que a questão do direito autoral no ensino ganhou destaque nos últimos dois anos com as aulas sendo ministradas de forma virtual e que o direito do autor envolve não só o processo de produção do conteúdo autoral próprio, mas também a utilização de conteúdo de terceiros

“Quando falamos em direito autoral para o autor devemos pensar não só em todo o processo de criação, mas também na utilização de conteúdo de terceiros. Quando focamos no ensino, o direito autoral também está presente em todo o processo, desde o preparo, elaboração, gravação e disponibilização do conteúdo próprio e utilização de conteúdo de terceiros de forma adequada”, destaca Raquel Barbosa. 

Nesse sentido a Unicamp, através da SBU Unicamp, em conjunto com a Procuradoria Geral, produziu um conjunto de instruções sobre direitos autorais. Esse material está disponível na página do SBU. Além dessa iniciativa, a Unicamp através da Inova, recebe as comunicações de criação de conteúdo autoral e é responsável pelas ofertas de licenciamento de conteúdo autoral próprio.

PRÊMIO INVENTORES 2022

logo do Prêmio Inventores nas cores verde claro e azul. O desenho são duas cabeças que formam uma lâmpada e embaixo o texto Prêmio Inventores UnicampINVENTORES PREMIADOS NESTE LICENCIAMENTO:

Denise Bértoli Braga, Lúcia Alves Costa, Joanne Marie Mccaffrey Busnardo Neto, Maria Cecília dos Santos Fraga, Anabel Deuber, Virgilio Nascimento Santos e Fábio Aragão da Silva foram premiados na categoria Propriedade Intelectual Licenciada no Prêmio Inventores 2022.

PROGRAMAÇÃO DE HOMENAGENS

Essa matéria faz parte da série de reportagens produzida pela Inova Unicamp sobre algumas das tecnologias licenciadas, que podem ser lidas pelo site da Inova e também em formato ebook na Revista Prêmio Inventores (com lançamento previsto para junho). Também já está agendado um webinar com conteúdo sobre propriedade intelectual e transferência de tecnologia para o dia 08 de junho (inscrições abertas ao público geral).

Confira todos os premiados no site do Prêmio Inventores da Unicamp.

Os patrocinadores do Prêmio Inventores 2022 são: Pulse HubClarkeModet3M; e Neger Telecom