Inova convida empreendedores da Unicamp a integrarem o ecossistema de empresas-filhas

A foto mostra duas mulheres na frente de um telão, que está escrito: "Empresas-filhas da Unicamp, resultados de 2021". A mulher mais a esquerda da imagem tem cabelo loiro e está usando um vestido rosa e um terninho branco. A mulher que está mais a direita da imagem tem cabelo castanho, está usando um vestido preto e falando ao microfone. Fim da descrição.

O cadastro é gratuito e aberto a todos fundadores vinculados à Universidade e possibilita benefícios como visibilidade, acesso a oportunidades e convite para atividades junto à Inova Unicamp.

Texto: Kátia Kishi | Fotos: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp

A Agência de Inovação Inova Unicamp abre chamada para o cadastro gratuito de novas empresas-filhas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ou empreendimentos já estabelecidos que não estejam cadastrados na base da Universidade. Para realizar o cadastro, basta preencher e enviar este formulário no site da Inova Unicamp.

São consideradas empresas-filhas da Unicamp os empreendimentos com Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) que foram fundados por pessoas que têm ou tiveram vínculo com a Universidade. Por exemplo: alunos, ex-alunos, pesquisadores, docentes ou docentes aposentados, funcionários e startups incubados na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp).

Segundo o último Relatório publicado em 2021 pela Inova Unicamp, ao todo, compõem o ecossistema empreendedor da Universidade 1.131 empresas cadastradas, sendo que 1.019 delas estão ativas e geraram juntas 38.963 empregos diretos e faturaram R$16 bilhões no ano passado.

“O mapeamento que realizamos na Inova é muito importante porque apresenta em números alguns dos diversos retornos para sociedade do investimento público na Unicamp, como renda e empregos gerados. Também é importante para acompanharmos quem são essas empresas para promovermos possíveis parcerias com nosso ecossistema, sejam elas em pesquisa conjunta ou até mesmo de negócios”, explica Mariana Zanatta Inglez, gerente do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e da Incamp e coordenadora do Mapeamento e Análise de Empresas-filhas da Unicamp

Benefícios em ser uma empresa-filha da Unicamp cadastrada

Uma das frentes de atuação da Inova Unicamp no fomento do ecossistema de inovação e empreendedorismo ao redor da Universidade é o relacionamento tanto entre as empresas-filhas cadastradas quanto entre elas e a comunidade que aspira empreender ou firmar parcerias com empresas estabelecidas no mercado. Assim explica Vanessa Sensato, diretora de relações institucionais da Inova Unicamp sobre os benefícios do cadastro:

Realizamos eventos e produzimos conteúdo como nosso podcast e reportagens, que dão visibilidade e multiplicam as oportunidades de conexões com as empresas-filhas e entre elas. Nós, da Inova, temos entre nossas atribuições estimular este relacionamento, porque além de sermos responsáveis pelo mapeamento das empresas-filhas da Unicamp, nós somos a porta de entrada para empresas que desejam se relacionar com a Unicamp, o que inclui as empresas-filhas”, apresenta Sensato sobre a interação com as empresas-filhas da Unicamp.

Entre os exemplos de oportunidades para as empresas do ecossistema está a solicitação da emissora de rádio e televisão BAND Campinas para a Inova Unicamp de uma startup que aprimorasse a interface de relacionamento da Educadora FM com seus ouvintes. Com a oportunidade divulgada exclusivamente entre as empresas-filhas, a emissora conheceu e contratou os serviços da Buildbox:

“Nós percebemos cada vez mais que a Unicamp é um selo de qualidade. Muitas oportunidades de negócios vêm a partir da Inova, algumas pelas chamadas que a Inova divulga. Em outros casos, as pessoas fazem contato com a gente porque veem nossa empresa na lista de empresas-filhas no site da Inova”, explica Daniel Bragion, sócio-fundador da Buildbox formado em Ciência da Computação pelo Instituto de Computação (IC) da Unicamp, sobre a visibilidade oferecida.

Outras vantagens para as empresas-filhas é a visibilidade na imprensa via solicitações de personagens para pautas que a Inova recebe ou na produção de reportagens e conteúdos que a própria Agência produz, como o podcast de entrevistas Unicamp Ventures

A imagem mostra três pessoas que estão na frente de um telão que está escrito: "Empresas-filhas da Unicamp, resultados de 2021". A mulher mais a esquerda da foto tem cabelo loiro e está usando um vestido rosa e um terninho branco. A mulher mais ao centro da imagem tem cabelos castanhos e está usando calça preta, camisa preta e um terninho preto. Mais a direita da imagem vemos um home, de cabelos brancos e vestindo um terno. Fim da descrição.

Soraya El Khatib, fundadora e CEO da empresa-filha S Cosméticos do Bem, foi eleita Empreendedora do Ano da Unicamp em 2021.

As empresas-filhas também são convidadas para palestrar em eventos promovidos pela Inova Unicamp e de outras ações exclusivas a elas, como o Prêmio Empreendedor que visa reconhecer esforços dos empreendimentos do ecossistema da Universidade em diferentes categorias como inovação, scale-up (crescimento) e impacto socioambiental. (Em breve, a Inova abrirá chamada para a edição deste ano no site do Unicamp Ventures.)

Esses e outros benefícios exclusivos para empresas-filhas cadastradas estão disponíveis no site da Inova, acesse e se cadastre para fazer parte e usufruir das oportunidades do ecossistema: https://www.inova.unicamp.br/cadastro-filhas/

Informações Gerais:

Sobre: Cadastro de empresas-filhas da Unicamp

Onde se cadastrar: O formulário de cadastro pode ser acessado no site da Inova Unicamp

Quem pode participar: Fundadores de empreendimentos que tenham tido algum tipo de vínculo formal com a Unicamp, como ex-alunos, docentes, funcionários, entre outros.