Novos caminhos para a produção de insumos farmacêuticos

A foto mostra três pessoas. Uma mulher branca de cabelos castanhos, à esquerda, está usando um macacão rosa e um terninho preto. Ao centro, um homem negro, utilizando uma camisa social rosa e terno preto está segurando uma placa de homenagem. À direta, um homem branco está usando camisa social branca, gravata vermelha e terno preto. Ao fundo é possível ver um banner azul escrito Prêmio Inventores Unicamp. Fim da descrição.
Fundada por um ex-aluno da Unicamp, a startup Sintase é focada no desenvolvimento de novas rotas sintéticas para a produção de insumos farmacêuticos ativos

Esta matéria faz parte da série de reportagens produzidas pela Inova sobre as empresas que compõem o ecossistema empreendedor da Unicamp. Saiba que tipos de empresas podem integrar esse ecossistema e como se cadastrar na página de Vivência Empreendedora

Texto: Caroline Roxo | Foto: Thomaz Marostegan – Inova Unicamp

Eric dos Santos deixou o emprego em uma multinacional farmacêutica para seguir o sonho de empreender. Doutor pelo Instituto de Química (IQ) da Unicamp, ele percebeu que havia um mercado pouco explorado na área: “Notei que havia alta demanda por serviços de química no setor farmacêutico que o mercado não atendia”. Por isso, em 2021, o químico decidiu fundar a Sintase, uma startup focada no desenvolvimento de novas rotas sintéticas para a produção de insumos farmacêuticos ativos. No início, Santos trabalhava sozinho, mas isso durou pouco tempo. 

Assim que soube que a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) estava com um edital de seleção aberto, o empreendedor submeteu uma proposta a fim de aperfeiçoar o modelo de negócio da empresa com apoio da Inova. Inicialmente, a Sintase foi aceita para a pré-incubação, mas hoje é uma das empresas incubadas. 

Como parte do ecossistema da Unicamp, a Sintase cresceu, agregando outros três pesquisadores e novos clientes, como as farmacêuticas Blau Farmacêutica, Cimed, Active Pharmaceutical, Galderma e outras. O foco, agora, é se estabelecer no mercado nacional, fidelizando clientes e aumentando o número de colaboradores, para atender a mais projetos. 

Entre os serviços oferecidos pela Sintase está a produção de substâncias químicas caracterizadas. A empresa também desenvolve estudos de compatibilidade, análises de riscos de impurezas elementares e nitrosaminas, qualificação de produtos de degradação em medicamentos, elucidação estrutural de produtos de degradação, além de estudos preditivos. De acordo com Santos, a alta qualificação dos profissionais é um dos principais diferenciais da startup.

A empresa também está finalizando a implementação de um sistema de garantia de qualidade. “Nosso time de pesquisadores é composto por doutores, o que valoriza nossos serviços e atende ao perfil buscado pelas grandes empresas farmacêuticas que atuam em um mercado muito exigente devido à elevada regulação das Agências Regulatórias, como a Anvisa. Com esse sistema de garantia de qualidade, vamos impulsionar ainda mais a excelência dos nossos serviços”, comenta Santos.

A Sintase recebeu investimento de R$ 128 mil do Catalisa ICT, projeto de aceleração de startups inovadoras promovido pelo Sebrae, que contempla duas bolsas de pesquisa para manter dois pesquisadores doutores e outros recursos de custeio das atividades da empresa. Agora, os colaboradores estão se preparando para a submissão de um projeto PIPE (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas), oferecido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para impulsionar o negócio e suas tecnologias. 

Trajetória na Incamp

A motivação para entrar na Incamp surgiu após o diretor-executivo da Sintase participar do curso sobre o PIPE, um dos workshops semestrais ministrados pela Agência de Inovação Inova Unicamp, cujo objetivo é preparar os participantes para a submissão de projetos à Fapesp por meio de mentorias. “Eu queria ter aquela mesma orientação para levar as ideias inovadoras que desenvolvia na Sintase para outro patamar”, afirma.

A Sintase está no processo de incubação como incubada não residente. Nessa modalidade, os membros da startup realizam as atividades de forma híbrida e possuem sede própria fora do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, mas sem perder as conexões do ecossistema da Unicamp. Atualmente, a empresa está concluindo as obras do novo laboratório localizado na área central da cidade de Campinas.

O empreendedor destaca as mentorias da Incamp como uma das atividades mais proveitosas para ele e seu recente time de pesquisadores. “Desde que comecei, foi um processo muito curto em que aumentamos o número de clientes e de colaboradores e, nesse processo, as mentorias sobre negócios, gestão e financeiro foram essenciais para esse crescimento”, conta.

Reconhecimento

A Sintase está entre os premiados no Prêmio Inventores 2022, organizado pela Inova Unicamp. A startup foi reconhecida na categoria spin-off acadêmica da Unicamp, por sua atuação e a geração de novos negócios a partir de pesquisa desenvolvida na Universidade. “Ganhar um prêmio nesse momento em que estamos começando a nos desenvolver é gratificante. Mostrar esse prêmio para os nossos clientes é algo muito positivo e ajuda a fortalecer as relações”, conclui.

Ecossistema da Unicamp

Esta matéria compõe a série de reportagens produzida pela Inova sobre empresas que fazem parte do  ecossistema da Unicamp. São consideradas empresas-filhas da Unicamp os empreendimentos fundados por pessoas que têm ou tiveram vínculo com a Universidade, tais como alunos, ex-alunos, docentes e funcionários ou ex-funcionários. Além de empresas que foram incubadas na Incamp ou criadas a partir de uma tecnologia desenvolvida na Universidade, as chamadas empresas spin-off.

A Inova Unicamp está com o cadastro aberto para mapear novas empresas de seu ecossistema. O cadastro é gratuito e abre a oportunidade para a empresa se integrar ao ecossistema empreendedor da Universidade. Acesse aqui: https://www.inova.unicamp.br/cadastro-filhas/