Empresa fundada por ex-alunos da Unicamp fatura mais de 1 bilhão de reais

Na imagem estão os dois ex-alunos da Unicamp e sócio da empresa com vestimenta branca e de braços cruzados. O Mikio está ao lado esquerdo, ele é branco, tem bigode e cabelos curtos na cor castanho. Ao lado direito está Marcelo, branco, sem barba, com cabelos curtos e acobreados. Ele veste uma camisa polo branca e está de relógio. Fim da descrição.
Logo Unicamp Ventures com o escrito e um arco com degradê do verde ao azul. Fim da descrição

Criada por Mikio Kawai Júnior e por Marcelo Davanzo, dois ex-alunos da Unicamp, o Grupo Safira está na lista das mil maiores empresas do país. Com 14 anos de atuação, a empresa expande os serviços em energia renovável.

Esta matéria faz parte da série de reportagens produzidas pela Inova sobre as empresas que compõem o ecossistema empreendedor da Unicamp. Saiba que tipos de empresas podem integrar esse ecossistema e como se cadastrar na página de Vivência Empreendedora.

Texto: Caroline Roxo | Foto: Divulgação Grupo Safira

Com 14 anos de atuação e sede na cidade de Barueri, em São Paulo, o Grupo Safira, fundado por dois ex-alunos da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, Mikio Kawai Júnior, mestre em Economia pelo Instituto de Economia (IE) e doutor em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia Civil (FEC) e Marcelo Davanzo, bacharel em Economia pelo Instituto de Economia (IE), possui outras três unidades de serviço que englobam o mercado brasileiro e chileno. O Grupo atua no mercado de energia, está em expansão na área de energia solar e implementou programas relacionados com as frentes de startups e financeiros. Esse gradativo crescimento da empresa está afetando positivamente seu faturamento, conforme pontua o CEO do Grupo, Kawai Júnior: “Temos um crescimento consistente e gradual desde 2008. Mesmo com a pandemia da covid-19 vimos a empresa crescer e alcançar, em 2020, um faturamento superior a um bilhão de reais”. 

Fundada em 2008 como Safira Energia, a empresa que compõe o ecossistema empreendedor da Unicamp começou sua atividade no mercado atacadista de energia a partir de um sistema de comercialização e consultoria em análises, estratégias e soluções para o setor energético brasileiro. O mercado livre de energia na qual a empresa atua é uma forma de os consumidores escolherem contratar qualquer tipo de fonte energética sem a obrigação de utilizar a energia da concessionária local. Esse mercado é disponibilizado para consumidores que tenham demanda contratada maior ou igual a 0,5 MW. 

O doutor em Engenharia Civil e sócio-fundador da empresa começou sua carreira no mercado de energia sendo Trainee da CPFL Energia. A transição para empreendedor começou em 2007 e fez com que, hoje, ele seja um dos donos de uma das maiores companhias do país, presente no ranking das mil maiores empresas do Brasil, elaborado pelo Valor Econômico em 2021. “Logo após finalizar minha pesquisa de mestrado entrei como trainee na CPFL Energia. Foi nesse período que descobri o potencial de atuação no mercado livre de energia e montei a Safira Energia em 2008”, conta Kawai Júnior, que além de fundador é o atual CEO da empresa. 

Energia solar e inovação de sistema 

Desde 2019, o foco do Grupo Safira são as energias renováveis, mais especificamente os projetos de geração de energia solar. A responsável pelos serviços é a Safira Solar, empresa do Grupo fornecedora de plantas fotovoltaicas de até 5 MW para Geração Distribuída (energia elétrica gerada no local de consumo ou próximo a ele). A empresa também se apoia nas chamadas ASG (Ambiental, Social e Governança), com atividades que visam o impacto na economia familiar, geração de empregos em regiões carentes e responsabilidade ambiental com a geração de energia limpa. 

A nova aposta da companhia é a Safira On, uma plataforma da Safira Energia que está em fase de validação. O objetivo do sistema é integrar as soluções do Grupo para facilitar o acesso do cliente. As soluções em teste para compor a plataforma são: Inteligência de mercado, no qual terá informações em tempo real sobre o mercado para auxiliar o consumidor na tomada de decisão; Módulo Migração, destinado aos consumidores que buscam entrar para o mercado livre de energia e o Módulo cotação, para que os clientes possam cotar o valor da energia ofertada pela empresa em tempo real, sem que tenham que esperar por uma cotação offline. 

A expansão do Grupo Safira acompanha os novos negócios ofertados pela companhia. Depois de se estabelecer no mercado de energia, a empresa está avançando para as frentes de startups e financeiro. O Grupo implementou dois programas, um de aceleração de startups, chamado de Acelera Si9, e outro de pré-aceleração, nomeado de Safira Labs. O interesse da companhia é investir em inovação e apoiar todas as fases do venture building, com o objetivo de cocriação de produtos e compartilhamento de espaço de desenvolvimento, na chamada inovação aberta. 

“Todas as nossas frentes de atuação, com o alto valor agregado do setor de energia, e o avanço no mercado financeiro e de startup complementam o faturamento da companhia e nos consagrou com a posição 661º no ranking geral das 1.000 maiores empresas do país, elaborado pelo Valor Econômico em 2021”, finaliza o CEO.

Programa para colaboradores 

O salto de colaboradores da empresa acompanhou a transição e expansão de novos serviços. Hoje, como Grupo Safira, a companhia emprega diretamente 120 pessoas que vestem a camisa Safira. O CEO da companhia explica que, em 2018, com o programa de estágio na empresa, o número de funcionários começou a aumentar consideravelmente, o que se mantém até os dias atuais.  A Unicamp continua como um centro de referência em excelência de ensino, do qual a empresa mantém o relacionamento na busca por novos talentos

Quando a empresa estava com 10 anos de atuação, os colaboradores somavam aproximadamente 50 pessoas, entre elas estavam outros estudantes da Unicamp. O empreendedor explica que ele sempre manteve contato com a comunidade da Unicamp devido aos contatos que fez durante suas pesquisas de pós-graduação, além de palestras em que era convidado para compartilhar sua experiência como empreendedor e pesquisador.

“A Unicamp foi um marco importante na construção e desenvolvimento da empresa, tanto pela formação que me ofereceu quanto pelos contatos para recrutar talentos da Universidade para trabalharem na então Safira Energia. Outro ponto decisivo para o crescimento da Safira foi a minha visita, em 2018, ao Vale do Silício. A partir desse encontro eu trouxe o programa de estágio para a empresa e tive um aumento considerável de colaboradores. Mais que dobramos o número de pessoas que representam o Grupo Safira nos últimos quatro anos”, explica Kawai Jr.

Ecossistema empreendedor da Unicamp

Logo Unicamp Ventures com o escrito e um arco com degradê do verde ao azul. Fim da descrição

Essa matéria compõe a série de reportagens produzida pela Inova sobre empresas que fazem parte do ecossistema da Unicamp. São consideradas empresas-filhas da Unicamp os empreendimentos fundados por pessoas que têm ou tiveram vínculo com a Universidade, tais como alunos, ex-alunos, docentes e funcionários ou ex-funcionários. Além de empresas que foram incubadas na Incamp ou criadas a partir de uma tecnologia desenvolvida na Universidade, as chamadas empresas spin-off.

A Inova Unicamp está com o cadastro aberto para mapear novas empresas desse ecossistema. Saiba mais e se cadastre em: https://www.inova.unicamp.br/cadastro-filhas/