Escolas apostam em parceria com a Inova Unicamp para formação empreendedora

Menina com camiseta laranja, cabelos escuros e presos sentada em uma cadeira escrevendo em um caderno.

Escolas de todo o Brasil incentivam seus alunos a participarem do Programa Inova Jovem, competição de empreendedorismo que oferece capacitações gratuitas para jovens de 13 a 21. Inscrições até 31 de agosto

Texto: Caroline Roxo | Foto: Inova Unicamp

O Programa Inova Jovem é organizado anualmente pela Agência de Inovação Inova Unicamp com o objetivo de apresentar o empreendedorismo como carreira para jovens ainda no ensino médio regular ou técnico. A participação desses estudantes é estimulada pelas escolas e profissionais que acreditam no potencial da competição para o desenvolvimento dos alunos envolvidos nas atividades. Somente na edição de 2021, 46 escolas de 7 estados e o Distrito Federal participaram do Programa, que, este ano, está com inscrições abertas para jovens de 13 a 21 anos até o dia 31 de agosto. A inscrição pode ser realizada em grupos de três a cinco pessoas no site da competição.

A Inova Unicamp apresenta o Inova Jovem como uma opção dos estudantes terem contato com ferramentas empreendedoras e a pensar negócios de impacto socioambiental, vinculados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) de forma gratuita, 100% online e com prêmios aos vencedores que, neste ano, será mil reais e uma bolsa de inglês gratuita para cada integrante do time vencedor. 

VISÃO DE PROFISSIONAIS DE ESCOLAS PARCEIRAS

Uma das escolas apoiadoras do projeto é a Poliedro Educação, patrocinadora da competição pelo terceiro ano consecutivo. “O Inova Jovem estimula o desenvolvimento de negócios baseados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e vem ao encontro da proposta do Novo Ensino Médio do Poliedro Colégio, porque potencializa o desenvolvimento não apenas cognitivo como social dos alunos”, conta Isabel Cristina Settin,  coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Poliedro Colégio Campinas.  

O colégio de Campinas emplacou o time vencedor da edição de 2020, com três jovens meninas. A equipe desenvolveu um projeto chamado de “Aplicativo de prevenção de violência sexual para mulheres”. 

“As participantes desse projeto nos relataram a importância da experiência de participar dos treinamentos, dos workshops e das discussões sobre diversos temas para desenvolver autonomia, pensamento crítico e uma postura ativa, exigências atuais do mercado, que busca profissionais com certa autossuficiência e habilidade de comunicação”, relata Settin, a respeito do feedback que recebeu das alunas.  

Outro colégio promotor do empreendedorismo é o Colégio Técnico Industrial “Prof. Isaac Portal Roldán” (CTI), da cidade de Bauru. A realização 100% online do projeto permitiu a participação dos alunos do CTI sem qualquer empecilho financeiro de locomoção ou disponibilidade dos alunos. A professora parceira do projeto é Jovita Baenas, professora do ensino médio e técnico responsável por ministrar a disciplina de Gestão de Negócios. Baenas estimula a participação dos alunos no projeto por meio de pontuação extra no fechamento de suas notas 

“O Inova Jovem é  um concurso de grande importância para os alunos, pois incentiva o desenvolvimento empreendedor, visto que isso é o foco do momento, principalmente neste período de pandemia em que passamos”, explica Jovita Baenas. 

A fala da professora vai em conformidade com os dados apresentados pelo Linkedin, que destacou um aumento de 41% nos empreendimentos gerados no Brasil no ano de 2020. A turma de alunos da Baenas formou mais de 20 equipes na competição de 2021, emplacando dois times do CTI entre as seis equipes finalistas. “É uma ferramenta valiosa, os alunos ficam motivados e entusiasmados pela competição, muitos dos nossos alunos voltam para o empreendedorismo, principalmente o digital, pelo formato do Inova Jovem,  buscando uma mostra de negócios inovadores”, enfatiza a professora Baenas.

COMO PARTICIPAR?  

A competição é destinada exclusivamente para jovens de 13 a 21 anos que estejam matriculados no ensino médio regular ou técnico de todo o Brasil. Os participantes devem se unir em grupos de três a cinco pessoas de qualquer lugar do Brasil e da mesma ou de escolas diferentes. 

A inscrição é feita em duas fases: na primeira, o grupo preenche o formulário geral de inscrição e na segunda etapa é a vez do formulário individual (enviado por e-mail após a inscrição geral), no qual os menores de 18 anos devem inserir um termo de autorização dos responsáveis. A inscrição do time só é válida após a finalização das duas etapas de inscrição. 

As equipes que estiverem confirmadas na competição receberão um e-mail com a descrição sobre os próximos passos. A primeira atividade de capacitação é o Workshop Inova Jovem, atividade obrigatória para pelo menos dois membros de cada time. Os times que se inscreverem antes do dia 29/08/2022 e participarem do Workshop ganham bolsa parcial de estudos para curso de inglês. 

SOBRE O INOVA JOVEM  

O Inova Jovem é a maior competição de modelagem de negócios para jovens de 13 a 21 anos de todo o Brasil. O evento foi criado em 2014 com o objetivo de apresentar o empreendedorismo como opção de carreira. Desde então, já foram realizadas oito edições da competição com mais de 2.300 estudantes capacitados de escolas regulares e técnicas do ensino médio. Em 2021, mais de 360 jovens de sete estados diferentes do Brasil se inscreveram. A competição é organizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp e busca ampliar os horizontes dos jovens fomentando a cultura do empreendedorismo e da inovação.   

Patrocinadores de 2022: Poliedro Educação e NewCastle Idiomas

Apoiadores de 2022: Fundação Educar Dpaschoal, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Comvest, Unicamp Vestibular, Samsung Ocean e Liga Empreendedora da Unicamp