Inova de Portas Abertas: Agência recebe convidados

A imagem mostra o prédio Anexo da Inova Unicamp. A diretora de Relações Institucionais da Inova, Vanessa Sensato, está fazendo uma apresentação para uma plateia, que está sentada em cadeiras e sofás. Vanessa é loira, está usando máscara de proteção, um terninho branco e uma calça preta. As pessoas estão de costas para a foto olhando fixamente para a apresentação. Fim da descrição.

Evento abordou a transferência de tecnologias, processos de Propriedade Intelectual e o funcionamento da Inova Unicamp.

Texto: Leonardo Scramin | Fotos: Kátia Kishi – Inova Unicamp.

A Inova Unicamp realizou, no dia 28 de julho, a segunda visita institucional do ano de 2022. O evento, intitulado Inova de Portas Abertas, busca aproximar a Agência com outros Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) do Brasil.

Participaram profissionais da área de inovação, alunos, docentes e pesquisadores, que puderam conhecer o funcionamento da Agência de Inovação, e entender os processos de Propriedade Intelectual e transferência de tecnologia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com a apresentação do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.

Estiveram presentes convidados da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), além das sete universidades estaduais, agências de inovação e incubadoras do Paraná.

Marcos Pelegrina, coordenador de Ciência e Tecnologia do SETI, explica que a legislação estadual de política de inovação do Paraná ainda é recente, e que a ideia da visita institucional surgiu como uma forma de trocar experiências e conhecer o trabalho da Inova Unicamp.

“A visita foi muito proveitosa. A Inova já trilhou alguns caminhos que ainda não seguimos. O que mais nos chamou a atenção foi a profissionalização da Agência, com objetivos claros e com uma estratégia de comunicação entre as diretorias bem definida”, testemunha Marcos Pelegrina.

O coordenador também destaca a sintonia entre a Agência e a Unicamp, com os diversos programas de inovação, e a boa relação do ecossistema empreendedor da Universidade com os discentes e docentes.

“A maioria das empresas que conhecemos aqui hoje são de alunos e ex-alunos de pós-graduação. Eu acredito que seja um dos ganhos que vamos levar de experiência para as universidades estaduais do Paraná, esse bom trabalho entre pesquisa, mercado e sociedade, demonstrando o valor da Unicamp para a comunidade”, finaliza.

A imagem mostra três pessoas no jardim da Inova Unicamp, um homem e duas mulheres. O homem está à esquerda, é branco, tem cabelos pretos, barba preta e está utilizando uma camisa polo cinza e uma calça jeans azul. Ao centro, uma mulher branca de cabelos pretos longos está usando uma calça de cor cinza escura e um terninho cinza claro. À direita, uma outra mulher branca, de cabelos pretos, está usando uma calça verde clara e um terninho verde escuro. Fim da descrição.

Rafael Rezende, Ana Carolina Matos e Carla Sampaio (da esquerda para a direita). Os três selecionados irão acompanhar a rotina de trabalho da Inova Unicamp.

A visita institucional também faz parte da programação da Oficina Profissional promovida pela Inova Unicamp do dia 28 de julho a 12 de agosto. Três profissionais atuantes na área de inovação e empreendedorismo acadêmico foram selecionados para vivenciar o trabalho da Agência.

Ana Carolina Matos, coordenadora de inovação tecnológica da Universidade Federal do Ceará (UFC); Carla Sampaio, Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial, responsável pela facilitação na área de empreendedorismo, inovação e transferência de tecnologia do Laboratório Integrado de Fotônica da Unicamp (LIF) no programa Sistema Nacional de Fotônica (Sisfóton-MCTI); e Rafael Rezende, vice-diretor do NIT da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

A metodologia oferecida pela Inova é a de job shadowing, na qual o profissional acompanha as reuniões e outras atividades cotidianas. Os participantes da Oficina Profissional irão participar de atividades nas áreas de Propriedade Intelectual, Parcerias, Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, Empreendedorismo e Relações Institucionais.