Inova Unicamp promove curso intensivo de empreendedorismo em parceria com o CINE

A imagem mostra um grupo de 30 pessoas sentadas acompanhando uma palestra de uma mulher, branca, de cabelos castanhos médios, utilizando uma calça de cor bege e um suéter amarelo. A mulher está em pé, apresentando o conteúdo em um telão. O grupo está em um curso de empreendedorismo. Fim da descrição.

Pesquisadores do Centro de Inovação em Novas Energias (CINE) terão a oportunidade de fazer uma imersão no curso de empreendedorismo e inovação, com palestras de professores e especialistas em negócios do ecossistema da Unicamp.

Texto: Caroline Roxo | Foto: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp.

O 1º Curso de Empreendedorismo, realizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp em parceria com o Centro de Inovação em Novas Energias (CINE), reúne 28 pesquisadores do centro multi-institucional sediado na Unicamp, que atua na pesquisa de novas formas, limpas e sustentáveis, de gerar e armazenar energia. As aulas começaram na segunda-feira (1) e vão até a próxima sexta-feira (5), no Prédio Anexo do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. O objetivo é apresentar aos participantes as ferramentas de empreendedorismo para fomentar a criação de startups baseadas em ciência, tecnologia e inovação. 

“Queremos educar os membros do CINE para que eles possam escalar as montanhas do empreendedorismo e transformá-las em caminhos exploráveis para a empreitada empreendedora”, afirma Pablo Sebastian Fernandez, coordenador de transferência de tecnologia do Centro de Inovação em Novas Energias (CINE). 

Os pesquisadores inscritos participam de apresentações e atividades práticas focadas no desenvolvimento de negócios. O primeiro dia foi marcado pela palestra de Mariana Zanatta, gerente do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e da Incamp, que apresentou os conceitos de inovação e introduziu o time na modelagem de negócios. Em seguida, Maria Paula Castro, Head de inovação da Ecotrace Solutions, ministrou uma palestra sobre geração de valores e validação de negócios, e deu início às atividades práticas.  

“Temos uma visão muito acadêmica dos nossos projetos. Dominamos os assuntos, mas temos dificuldades em entender quais caminhos podemos percorrer com aquele material no sentido de mercado e como conseguimos transformar o conhecimento em produto ou em serviço. Essa mentoria da Inova Unicamp está sendo essencial nesse sentido, com dois dias de curso eu consigo visualizar e ter um conhecimento muito mais amplo do potencial do meu projeto”, conta Bruno Leuzinger, estudante de doutorado e pesquisador no CINE. 

Além de modelagem e validação de negócios, ao longo da semana, os participantes também terão contato com palestras sobre ferramentas de comunicação, busca de recursos e Marco Legal das startups, Propriedade Intelectual aplicada ao Empreendedorismo, construção de equipes de sucesso e mindset empreendedor, além de mentorias de negócio e treinamento para apresentação de pitch. O último dia de evento reserva a apresentação dos grupos e seus modelos de negócios para uma banca de avaliadores convidados para o evento.

Entre os palestrantes estão ainda Rose Ramos, empreendedora em série, fundadora e CEO da MatchIT; Vanessa Sensato, diretora de Relações Institucionais da Inova Unicamp; Elisama Campelo Santos, analista de Propriedade Intelectual da Inova Unicamp; Newton Frateschi, professor do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW Unicamp) e vice-presidente do Conselho Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação de Campinas; e Victor Fachim, Business Development Manager na Clarke Modet Brasil.

Sobre o CINE 

O Centro de Inovação em Novas Energias (CINE) foi criado a partir de uma parceria entre a FAPESP, Shell Brasil, as Universidades Estadual de Campinas (Unicamp) e de São Paulo (USP) e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) com a finalidade de produzir pesquisa científica para a transferência de tecnologia ao setor privado. O Centro apresenta quatro divisões de pesquisa, com 20 projetos envolvidos e mais de 270 membros, entre alunos e professores.