Inova Unicamp promove workshop internacional de empreendedorismo para docentes e pesquisadores

A imagem mostra um grupo de pessoas reunidas. Esse grupo fez parte do curso ministrado por Erik Sander. As pessoas estão paradas olhando fixamente para a foto. Fim da descrição.
Os participantes contaram com uma vasta programação ministrada por Erik Sander durante toda a semana de realização do curso. 

Texto: Leonardo Scramin | Fotos: Pedro Amatuzzi e Vanessa Sensato – Inova Unicamp.

Com objetivo de ampliar cada vez mais a oferta de capacitação em empreendedorismo na Unicamp, a Agência de Inovação Inova Unicamp promoveu, durante os dias 8 a 12 de agosto, o II Workshop Internacional de Empreendedorismo Acadêmico, em parceria com a Universidade da Flórida (UF). O curso faz parte das atividades previstas no Planejamento Estratégico da Unicamp e foi ofertado presencialmente em inglês para docentes e pesquisadores da Universidade.

Com atividades práticas e troca de experiências, o workshop foi ministrado por Erik Sander, diretor executivo da UF Engineering Innovation Institute, responsável pelo currículo em Inovação, Empreendedorismo e Liderança nas Engenharias da UF. 

“É muito motivador estar aqui novamente. Nós buscamos impactar juntos os alunos e pesquisadores da Unicamp. De uma perspectiva mais macro da Universidade, nós queremos trabalhar com a Unicamp, queremos também que os alunos de graduação da Unicamp considerem nosso programa de pós-graduação. É muito importante ver as Universidades trabalhando juntas”, testemunha Sander. 

Erik Sander é parceiro da Inova Unicamp há vários anos. Ele explica que o sucesso do aprendizado no workshop vai muito além de se tornar um empreendedor imediatamente, e que o objetivo final é preparar a pessoa para qualquer ambiente de trabalho. 

“A maioria dos meus alunos não se tornam empreendedores de imediato, mas eles constantemente me ligam e mandam alguns e-mails dizendo que o mindset empreendedor que discutimos enquanto estávamos trabalhando com este programa os ajuda em qualquer local de trabalho”, conclui. 

A gerente do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, Mariana Zanatta, reitera a importância da relação da Agência com Erik Sander, e destaca os benefícios da interação entre a Unicamp e o ecossistema internacional de empreendedorismo.

“Colocar os docentes em contato com o mundo do empreendedorismo e da perspectiva de um parceiro internacional, com uma ampla experiência como empreendedor, investidor e docente de empreendedorismo, avalia Zanatta 

Zanatta também frisa que a participação de empreendedores convidados – em especial de empresas-filhas da Unicamp – apresenta a perspectiva da real possibilidade de empreender para a comunidade da Universidade.

Raluca Savu, assessora da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Unicamp (COCEN), explica que se inscreveu no curso com objetivo de conhecer os passos para abrir uma empresa spin-off e levar as pesquisas desenvolvidas na Universidade de forma mais rápida ao mercado.

“Essa iniciativa promovida pela Inova é mais do que válida. É fundamental entendermos como funciona o mercado. Nós já temos na Universidade a parte científica, de desenvolvimento e a tecnológica. Com o empreendedorismo conseguimos garantir o retorno para a sociedade. Isso traz futuro!”. 

O professor André Formiga, do Instituto de Química da Unicamp (IQ), participou do workshop para entender o método de trabalho do Erik Sander, e, ainda, como a Unicamp pode auxiliar seus pesquisadores nas etapas, dificuldades e na busca de financiamento para as pesquisas.

“Eu acredito que no Brasil ainda enfrentamos uma realidade diferente do resto do mundo em relação à transferência de tecnologia. A Unicamp tem feito a diferença. A Universidade é pioneira na América Latina e tem feito esse processo avançar. Além do financiamento, precisamos garantir que o que desenvolvemos em nossos laboratórios chegue para a sociedade”, destaca. 

Os participantes do workshop contaram com uma vasta programação durante toda a semana. Foram realizadas apresentações, palestras, discussões e atividades práticas baseadas no grande pilar do workshop: o empreendedorismo.

No último dia do evento, a banca formada por Maria Augusta Pimentel Miglino, do Sebrae, e Oswaldo Fernandes, co-fundador da Baita Aceleradora, avaliou os trabalhos desenvolvidos por cinco grupos de participantes. 

Os grupos Novapharma, H&R Tech, Less Pain, BiNoSVET e US TECH apresentaram modelos de negócios inovadores baseados nas lições aprendidas com Erik Sander durante a semana. Os participantes receberam um feedback dos trabalhos e houve uma discussão sobre o conteúdo do workshop antes da finalização do curso.