Inova Jovem 2022 registra 566 estudantes inscritos

Inova Jovem, competição de modelagem de negócios para alunos do ensino médio regular e técnico, organizada pela Inova Unicamp, teve 133 equipes confirmadas de 7 estados e do Distrito Federal. 

Texto: Ana Paula Palazi | Foto de capa: Divulgação CTI Bauru

O Programa Inova Jovem 2022 abriu suas atividades no último sábado, dia 03, com o Workshop de Inovação, realizado online pela Agência de Inovação Inova Unicamp. A capacitação foi acompanhada por mais de 130 pessoas conectadas simultaneamente, de sete estados diferentes, mais o Distrito Federal: São Paulo, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. A participação no evento não era obrigatória para todos os 566 inscritos, sendo exigida para no mínimo dois membros de cada equipe. Mas na cidade de Bauru, no Centro-Oeste paulista, o evento reuniu presencialmente cerca de 80 alunos do Colégio Técnico Industrial “Prof. Isaac Portal Roldán” (CTI), que acompanharam juntos a transmissão do evento no campus.

Alunos do CTI assistiram o Workshop online do Inova Jovem 2022 em uma sala de aula organizada por professores e colaboradores da escola | Foto: Divulgação CTI

A abertura do Workshop foi feita pelo diretor-executivo associado da Inova Unicamp, professor Renato Lopes, que destacou o incentivo dos professores para o resultado positivo das inscrições. Essa é a segunda maior edição do Inova Jovem em número de participantes e equipes inscritas desde 2019. “Agradeço a todos os professores que estimularam seus alunos a iniciarem essa jornada. Mais do que uma competição, o Inova Jovem mostra o empreendedorismo como opção de carreira, desde as perguntas mais importantes para se montar um negócio a como expor esse modelo de forma atrativa”, completou Renato Lopes, na abertura do evento. 

Para a coordenadora pedagógica Isabel Cristina Settin, do Colégio Poliedro Campinas, patrocinador oficial do Inova Jovem 2022, a competição amplia o currículo da escola e coloca o estudante como protagonista de seu projeto de vida. “Quando o jovem supera a fragmentação do conhecimento em disciplinas e é estimulado a aplicar esses conhecimentos aprendidos na vida real, ele dá sentido ao que aprende na escola. Isso desenvolve autonomia, pensamento crítico, postura ativa e habilidade de comunicação que são exigências desse novo mercado de trabalho”, comentou. 

Nos próximos dois meses, as equipes formadas por 3 a 5 estudantes entre 13 e 21 anos, vão receber treinamentos online com especialistas e empreendedores parceiros da Unicamp, para transformarem suas ideias em negócios de impacto social, baseados em um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A intenção é capacitar os jovens para que busquem soluções a problemas reais da sociedade, com o desenvolvimento de uma estratégia de negócio, saibam como buscar investimentos, montar um time e conseguir entregar a solução na forma de um produto real, que as pessoas usem, e, especialmente, com potencial de geração de renda para seus idealizadores.

Print do Zoom com as seis pessoas no painel do Workshop do Inova Jovem 2022

Participantes do Painel do Workshop do Inova Jovem 2022

Negócios de impacto social: Da ideia à realidade

Para inspirar os participantes, o ex-aluno da Unicamp e empreendedor social, Marco Antônio Linhares, que já fez esse processo de modelagem algumas vezes, contou um pouco sobre sua trajetória dentro de negócios de impacto social. “Fico feliz de ver tantas escolas no Inova Jovem que começam a trabalhar o tema do empreendedorismo tão cedo. Eu, por exemplo, só tive esse contato no final da minha graduação”, disse. Marco é fundador e CEO da Voix, startup que desenvolve ferramentas para o combate à prática de bullying e racismo nas escolas e já foi finalista de uma das competições de modelagem de negócios da Inova Unicamp com o desenvolvimento de uma plataforma para rastrear animais perdidos. “Empreender é como aprender a tocar um instrumento musical: quanto mais se pratica, melhor você fica”, completou. 

Na sequência, foi a vez de Mariana Zanatta Inglez, gerente do Parque Científico e Tecnológico e da Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica) da Unicamp, comandar a capacitação em Business Model Canvas. Uma ferramenta simples e ágil de planejamento estratégico que será usada pelos times para validar ideias. Usado por negócios nascentes e consolidados, o Canvas permite a criação de um mapa visual contendo nove blocos e cobre as principais áreas de uma empresa (clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira). “O modelo de negócios é a descrição de como uma organização cria, entrega e captura valor para resolver determinado problema. Ao sair a campo para validar a ideia de negócio, esperamos que essa jornada seja divertida e construtiva para esses jovens em suas comunidades”, explicou. 

Perfil dos estudantes inscritos no Inova Jovem 2022

Neste ano, 566 estudantes entre 13 e 21 anos se inscreveram para a Inova Jovem 2022. A competição atraiu jovens de mais de cem escolas, em 73 cidades do país, distribuídas nos estados de São Paulo, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e o Distrito Federal, em busca de capacitação para criação de um negócio próprio. 

A maior parcela dos alunos têm entre 15 e 17 anos e está no segundo ano do ensino médio. Destaca-se a presença feminina, declarada por 60% dos participantes que responderam ao formulário individual da competição. Os dados parciais também mostram que os alunos de escolas públicas representam 70% dos inscritos que completaram as duas etapas da inscrição. 

Próximos passos

Depois dessa etapa, os alunos têm até o dia 23 de setembro para participar das mentorias com especialistas. A entrega do Canvas em documento detalhado pode ser feita até o dia 26 de setembro. Após a entrega, as equipes seguem para o treinamento de Pitch on-line no dia 07 de outubro. Os seis melhores projetos serão anunciados, no mesmo dia, na parte da tarde e receberão sessão extra de treinamento de pitch individualizado nos dias 17 e 18 de outubro. A final do Programa Inova Jovem 2022 acontece em 27 de outubro, de forma online, para todos os interessados, quando será conhecida a equipe vencedora, que vai levar até R$ 5 mil (R$ 1 mil por integrante), além de cursos oferecidos pela NewCastle Idiomas e Samsung Ocean.

Programa Inova Jovem

O Programa Inova Jovem foi criado em 2014 pela Agência de Inovação Inova Unicamp como uma competição de empreendedorismo de impacto social, que busca capacitar alunos de colégios técnicos e do ensino médio regular de todo Brasil em modelagem de negócios e inovação. O objetivo da competição é difundir o empreendedorismo como opção de carreira para esses alunos, apoiando-os na transformação de suas ideias em negócios. 

Patrocinam a edição de 2022: o Poliedro Educação e a NewCastle Idiomas

São apoiadores do programa: a Fundação Educar Dpaschoal, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, a Comvest, a Unicamp Vestibular, a Samsung Ocean e a Liga Empreendedora da Unicamp