Jornada Empreendedora na Unicamp: Inova promove palestra sobre empreendedorismo

Evento marca o início de cursos e palestras voltados para alunos, docentes e pesquisadores da Unicamp em parceria com o Sebrae. 

Texto: Leonardo Scramin | Foto: Kátia Kishi

A Agência de Inovação Inova Unicamp iniciou, nesta última quarta-feira (21) no Prédio do Vértice do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, as atividades da Jornada Empreendedora na Unicamp, uma iniciativa realizada em parceria com o Sebrae, que visa desenvolver competências e dar informações iniciais para quem pensa em empreender. 

A jornada para alunos inclui cinco palestras presenciais, que não seguem uma temática científica ou de área de formação específica. São para alunos de quaisquer áreas e em qualquer período do curso. A primeira delas teve como tema “Seja um empreendedor com atitudes certeiras” e foi ministrada por Bruno Pereira dos Santos, consultor do Sebrae. 

Bruno apresentou para os participantes os primeiros passos para empreender, com dicas sobre análise de mercado (concorrência, público-alvo, conceito, preço e posicionamento) e plano de negócios (atividade, missão, clientes e localização). Além disso, abordou o comportamento empreendedor, com as características típicas do empreendedor (persistência, busca de oportunidades e iniciativa, comprometimento, exigência de qualidade e eficiência).

“Ninguém nasce empreendedor. Ele se desenvolve baseado no contato que ele tem com as pessoas e no ambiente em que está inserido. Para ser algo viável devemos trabalhar alguns comportamentos. Quais são as minhas metas e objetivos em curto, médio e longo prazo? Esses questionamentos são fundamentais para um bom começo”, explica. 

O consultor do Sebrae também explicou como funciona o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), um roteiro pessoal com estratégias, metas e prazos para desenvolver as capacidades e características que o empreendedor pretende alcançar. 

“Eu sempre gostei e me interessei pelo tema de empreendedorismo, ter esse contato mais próximo com o ecossistema empreendedor da Unicamp é fundamental”, testemunha Guilherme Fares, estudante de Engenharia Agrícola e participante da Jornada Empreendedora.  

As palestras presenciais seguem até o fim de novembro. As inscrições já estão abertas e são voltadas para alunos e pesquisadores da Unicamp interessados no tema de empreendedorismo. 

Agenda dos próximos eventos:

05/10/22 – Palestra: Comece a organizar sua ideia de negócio, com Silvio Glauco Rezende Rosa, consultor do Sebrae. Saiba mais. 

19/10/22 – Palestra: Comece a planejar o marketing de sua empresa, com Bruno Pereira dos Santos, consultor do Sebrae. Saiba mais.

09/11/22 – Palestra: Faça fluxo de caixa e saiba para onde vai seu dinheiro, com Carlos Eduardo Cavalcanti Alves, consultor do Sebrae. Saiba mais.

23/11/22 – Palestra: Faça a inovação acontecer em sua empresa, com Livia Mara Ricardo Bernardes, analista do Sebrae. Saiba mais.

 

Veja as fotos do evento aqui!