Inova Jovem 2022 promove treinamento geral de pitch

Texto: Leonardo Scramin  

A Inova Unicamp promoveu o tradicional treinamento geral de pitch para os participantes do Inova Jovem 2022, competição de empreendedorismo jovem organizada pela Agência de Inovação da Unicamp. Neste ano, todos os participantes que entregaram seus modelos de negócios puderam participar da atividade online. A capacitação foi comandada por Marco Linhares, empreendedor social, que apresentou para os integrantes os passos para montar uma apresentação de pitch, ferramenta de comunicação que será utilizada pelos finalistas para conquistarem a vitória na final da competição.

Marco Linhares destacou para os estudantes os “14 passos para dar uma guinada no Mundo”, com dicas práticas para montar uma apresentação sumária que desperte a atenção de possíveis investidores, parceiros e clientes do negócio . O pitch deve conter introdução, apresentação clara do problema, reforço de mercado, a missão da equipe, apresentar a solução proposta, o modelo de negócios para alcançar os objetivos, potenciais parceiros e visão. Os seis times finalistas da competição terão que realizar apresentações de pitch sobre seus modelos de negócio na final do programa, que acontece no dia 27 de outubro, das 15 até 17 horas. A participação do público é gratuita e as inscrições podem ser feitas aqui. 

PRÓXIMA ETAPA 

Além do treinamento geral realizado no dia 07 de outubro, os seis times finalistas também recebem um treinamento individual de pitch, que acontece na próxima semana, com instruções personalizadas para  suas apresentações. As equipes  Four Pet, Luminus, Meninas do Rio Anil, Política Fácil, Psicopatolog e Vast Vision concorrem em duas categorias: Avaliação da Banca e Voto Popular

Na primeira, elas disputam o prêmio principal da competição, que dará mil reais em dinheiro para cada membro do time, além de bolsa de inglês por 18 meses da escola NewCastle Idiomas. O segundo prêmio é escolhido pelos participantes online do evento, que votam ao vivo no seu time favorito para vencer com o melhor pitch, na categoria Voto Popular. 

Programa Inova Jovem 

O Programa Inova Jovem foi criado em 2014 pela Agência de Inovação Inova Unicamp como uma competição de empreendedorismo de impacto social, que busca capacitar alunos de colégios técnicos e do ensino médio regular de todo Brasil em modelagem de negócios e inovação. O objetivo da competição é difundir o empreendedorismo como opção de carreira para esses alunos, apoiando-os na transformação de suas ideias em negócios. 

Patrocinam a edição de 2022:  Poliedro Educação e NewCastle Idiomas

São apoiadores do programa: Fundação Educar Dpaschoal, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Comvest, Unicamp Vestibular, Samsung Ocean e Liga Empreendedora da Unicamp