Saúde mental, educação política, pets e inclusão: veja os projetos finalistas do Inova Jovem 2022

Texto: Ana Paula Palazi | Foto: Edição presencial de 2018

Está chegando a hora! Depois de dois meses de muito planejamento, mentorias, treinamentos, e claro, muito trabalho dos estudantes, é hora de apresentar os modelos de negócios finalistas. O Inova Jovem, maior competição de empreendedorismo jovem do país, chega a grande final na próxima quinta-feira (27), a partir das 15 horas, com transmissão online e aberta para quem se inscrever (e com direito a voto para escolher seu time preferido!). 

Inscreva-se aqui e assista gratuitamente à final do Inova Jovem 2022 

Os times competidores que se destacaram ao longo da temporada terão a chance de conquistar os jurados, durante a apresentação de pitch, para concorrer ao prêmio de R$ 1 mil (individual) e uma bolsa de estudos de inglês da escola NewCastle Idiomas. Quem cativar a simpatia do público pode levar para casa também o título de vencedor do Inova Jovem 2022 na categoria Voto Popular.

Neste ano, o programa da Agência de Inovação Inova Unicamp para alunos de escolas regulares e colégios técnicos, com objetivo de disseminar a cultura empreendedora e apresentar o empreendedorismo como carreira, atraiu 566 estudantes de sete estados e do Distrito Federal. Das 133 equipes confirmadas, apenas seis alcançaram a final. Entre elas, predominam grupos formados exclusivamente por mulheres. Nos projetos destacam-se modelos de negócios nas áreas de educação política, inclusão, saúde mental e saúde animal.  

Saiba quais são os projetos finalistas e prepare a sua torcida!

FOURPET

No ramo da saúde animal, a equipe FourPet, composta pelos estudantes Beatriz Vicente, Emanuella Balarin, Geovanna Bagni, Marcos Lopes e Ramon dos Santos, do SESI e SENAI, Campinas e Valinhos, propõe o lançamento de uma ração em pó para cachorros seniores, abarcando um mercado valorizado e em crescimento. O produto terá textura pastosa quando hidratado, facilitando o consumo e a hidratação para animais. Entre as vantagens destacadas do produto estão a consistência e o tempo de validade prolongado. O produto terá ingredientes selecionados, sem a presença de corantes e conservantes artificiais. 

LUMINUS

O projeto de cinco estudantes do Colégio Técnico Industrial “Prof. Isaac Portal Roldán” (CTI Bauru) reuniu dados que apontam lacunas na formação dos professores para inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Diante disso, o grupo formado por Jéssica Pereira, Thais Oliveira, Ana Laura Oliveira, Débora de Almeida e Eduarda Adra, propõe a criação de um serviço especializado de apoio aos profissionais, com site e aplicativo que ofereça informações e atividades, a fim de garantir uma educação de qualidade às crianças com distúrbios do neurodesenvolvimento, ampliando também a inclusão.

MENINAS DO RIO ANIL

O problema social da pobreza menstrual é abordado pela equipe de estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA-Rio Anil). As alunas Ana Beatriz Silva, Calyne Mendes, Jordeane dos Santos e Camila Tavares desenvolveram um modelo de negócios para distribuição do cartão Absorv+. O benefício seria financiado com dinheiro de fundos privados e destinado a estudantes de escolas públicas do Maranhão, como forma de promover saúde, higiene, dignidade, reduzindo o constrangimento e aumentando a frequência dessas mulheres ao ambiente escolar e outros espaços públicos.

POLÍTICA FÁCIL

A equipe formada pelas estudantes Amanda Garcia, Helena Blandy, Júlia de Oliveira, Marina Pedro e Sofia Sanchez, dos Colégios Poliedro, de Campinas, apresenta uma proposta de gamificação para acesso a informações imparciais e atualizadas sobre atores políticos do país. A plataforma Política Fácil tem como objetivo concentrar informações filtradas, num mesmo local, para reduzir o cenário de polarização e de notícias falsas, e busca incentivar jovens de 12 a 21 anos a conhecerem as propostas e pautas dos políticos de suas regiões, em uma linguagem direcionada a esse público-alvo.

PSICOPATOLOG

A saúde mental foi o tema do projeto deste grupo, formado por cinco alunos do Colégio Técnico de Limeira (COTIL) – Enzo Torresendi, Karen Kuga, Pedro Quintans, Pedro Marchi e Vinícius Laureano. A equipe apresenta um aplicativo de inteligência artificial para apoiar profissionais que atuam na área de psicologia. A ferramenta analisa as expressões faciais de pacientes, durante sessões de terapia, gerando diversos dados e gráficos para o entendimento das emoções, e comparativos com os resultados do Self-Reporting Questionnaire, um teste desenvolvido pela OMS para avaliação de sofrimento mental. 

VAST VISION

A autonomia de pessoas com deficiência visual foi o foco da equipe Vast Vision. O grupo de Giovana Zambanini, Isabela Ferreira e Milena Shishito, alunas do Colégio Técnico da Unicamp de Campinas (COTUCA), propõe o desenvolvimento de um óculos por impressão 3D, de baixo custo, com uma câmera acoplada e linguagem de programação Python. O dispositivo vestível possibilitaria o reconhecimento de objetos e o reconhecimento facial de pessoas, gerando relatórios em áudio ao usuário, por meio de fones de ouvido, para promoção da autonomia e inclusão. No Brasil, existem cerca de 6,5 milhões de deficientes visuais. 

PROGRAMA INOVA JOVEM 

O Programa Inova Jovem foi criado em 2014 pela Agência de Inovação Inova Unicamp como uma competição de empreendedorismo de impacto social, que busca capacitar alunos de colégios técnicos e do ensino médio regular de todo Brasil em modelagem de negócios e inovação. O objetivo da competição é difundir o empreendedorismo como opção de carreira para esses alunos, apoiando-os na transformação de suas ideias em negócios. 

Patrocinam a edição de 2022:  Poliedro Educação e NewCastle Idiomas

São apoiadores do programa: Fundação Educar Dpaschoal, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Comvest, Unicamp Vestibular, Samsung Ocean e Liga Empreendedora da Unicamp