Inova Unicamp apresenta Universidade a empresas participantes do Agrishow 2023

A imagem mostra um grupo de pessoas posicionada à frente do stand da Unicamp na Agrishow 2022.

Representantes da Inova e da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp reuniram-se com nove empresas do setor agrícola e apresentaram as possibilidades de parcerias com a Unicamp.

Texto: Redação Inova Unicamp | Foto: Divulgação Inova Unicamp

A Agência de Inovação Inova Unicamp participou, na última semana, da Agrishow 2023 – 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, realizada em Ribeirão Preto-SP. O objetivo foi apresentar a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) às empresas presentes no evento, que é considerado o maior do setor na América Latina e ocorreu de 1 a 5 de maio.

Os encontros foram pré-agendados e realizados nos dias 3 e 4 de maio pela supervisora e pelo analista de Parcerias e Transferência de Tecnologia da Inova Unicamp, Beatriz Hargrave e Pedro Rocha, juntamente com o professor Daniel Albiero, da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicamp.

Ao todo, foram feitas reuniões com nove empresas de pequeno, médio e grande porte e apresentado como essas companhias podem buscar na Unicamp possibilidades de parcerias de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) ou licenciamentos de tecnologias da Unicamp.

“Nosso intuito foi mostrar às empresas que a Inova é a porta de entrada para a Unicamp. E, várias pessoas com as quais conversamos, afirmaram desconhecer a forma de se aproximar da Universidade. O resultado foi bastante positivo”, afirmou Hargrave.

As reuniões foram organizadas previamente pelo professor Daniel Albiero, uma iniciativa importante para que as conversas pudessem ser mais assertivas e produtivas, uma vez que foi estabelecido contato com representantes estratégicos dessas empresas.

A equipe também focou em companhias nacionais, que poderão buscar parcerias com instituições brasileiras, diferentes das estrangeiras que estabelecem convênios em seus países de origem.

A imagem mostra uma mulher e dois homens posicionados à frente de um painel da Agrishow. Esse painel contém o logo do evento. Da esquerda para a direita: A mulher utiliza um macacão preto, um homem utiliza uma camiseta azul e uma calça jeans preta, e o outro homem utiliza uma camisa social azul clara e uma calça social azul escura. Fim da descrição.

Representantes da Inova e da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp

Segundo a supervisora, o conteúdo dos encontros foi ampliado sobre as possibilidades que a Universidade possui e que vão além do setor agrícola. “A empresa, ainda que seja da área agrícola, pode estar buscando alguma solução que envolve engenharias, tecnologia da informação, entre outras áreas do conhecimento que podemos apoiar e resultar em excelentes parcerias”, acrescentou Hargrave.

Para Rocha, a abertura das empresas em recebê-los na feira, que é um momento de foco em vendas e resultados para elas, foi um importante indicador de interesse em projetos de P&D.

“Poder conversar com a alta gestão das empresas foi uma excelente oportunidade para entender algumas das necessidades do setor e apresentar o potencial da Unicamp para transformar tais desafios em inovação”, acrescentou o analista.

No primeiro dia (3/5), o grupo reuniu-se com as empresas Marchesan, Jumil, Piccin, Baldan e CEMAG. No segundo dia (4/5) foram realizadas reuniões com Matsuda, KO Máquinas, Pinhalense e LS Tractor, uma empresa coreana e a única estrangeira entre os agendamentos.

Além das reuniões marcadas, também foram realizadas visitas a estandes de outras empresas  e à  Arena do Conhecimento, Inovação e Tecnologia onde estavam presentes diversas startups.

A Inova Unicamp disponibiliza um canal para receber contato de empresas de todos os setores interessadas em parcerias com a Universidade. Acesse: www.inova.unicamp.br/conexao_empresa/#/

Visite também o portfólio de tecnologias da Unicamp: https://patentes.inova.unicamp.br

Sobre a Agrishow

A feira contou com a participação de mais de 800 marcas expositoras do Brasil e do exterior, em uma área total de 520 mil metros quadrados. Foram apresentados os principais lançamentos para ampliar a produtividade das culturas e da pecuária, aliando a agenda de produção à preservação ambiental. A 28ª edição alcançou volume recorde de R$ 13,2 bilhões de negócios gerados e intenções de compra em máquinas agrícolas, de irrigação e de armazenagem.

O montante representa um crescimento nominal de 18% e um aumento real de 9,5% (descontada a inflação) em relação à edição de 2022. No ano passado, a Agrishow movimentou R$ 11,2 bilhões em negócios. O evento recebeu 195 mil pessoas, em sua maioria, produtores rurais de pequenas, médias e grandes propriedades de todas as regiões do país e também do exterior.