Equipes do Nordeste dominam final do Desafio Unicamp e levam três premiações

Da esquerda para direita um homem negro de óculos sorrindo, uma mulher negra de óculos sorrindo, uma mulher branca de óculos sorrindo em um fundo azul escuro, fim das descrição.
Com um modelo de negócios para o mercado de saúde, a equipe NanoUnique venceu nas Categorias Geral e Impacto Socioambiental, e a equipe VitaNanoBio, formada só por mulheres, ficou com a preferência no Voto Popular.

Texto: Ana Paula Palazi| Imagem: Divulgação Desafio Unicamp

Temos um ecossistema muito rico e benéfico e queremos que cada equipe saia dessa competição querendo empreender nessa jornada, seja na Incubadora da Unicamp ou em outra, para levar o conhecimento científico e tecnológico para a população”.

Com essa frase, o diretor associado da Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp), Renato Lopes, resumiu o trabalho dos seis finalistas que participaram na tarde desta quinta-feira (29) da cerimônia de premiação do Desafio Unicamp 2023, organizada pela Inova.

O evento, transmitido ao vivo pelo Zoom da Inova Unicamp, encerrou a 13ª edição da competição de modelagem de negócios da Unicamp, e premiou pela avaliação da banca uma mesma equipe como vencedora nas duas principais categorias do Desafio Unicamp. Também foi anunciada a equipe vencedora na escolha do público, com o Voto Popular.

 

Solução da flora brasileira para feridas crônicas

Na classificação Geral do Desafio Unicamp 2023, a premiada foi a equipe NanoUnique, formada por cinco estudantes do programa de pós-graduação em biotecnologia industrial, e da graduação em farmácia e biomedicina da Universidade Tiradentes (UNIT) . 

A equipe modelou um negócio B2B (voltado para outras empresas) no setor biomédico e odontológico, focado no tratamento de feridas crônicas. A solução proposta, ChiCare, se baseia em  uma tecnologia desenvolvida na Unicamp de bioativos oriundos de extratos vegetais da flora brasileira, para produção de uma membrana biodegradável com ação regenerativa.

A equipe privilegiou a sustentabilidade ambiental a partir do fomento de práticas agrícolas sustentáveis com o uso responsável de recursos naturais e a gestão adequada dos resíduos, com potencial de promoção da economia circular,  tendo conquistado também a maior nota na categoria Impacto Socioambiental. O representante da equipe NanoUnique consagrou o sucesso aos colegas e mentores. 

“Estamos honrados e muito felizes, primeiramente, com a oportunidade que nos foi dada e depois com essa dupla premiação. Pegar uma tecnologia da Unicamp e transformar em um negócio viável foi um desafio muito grande ao longo desses últimos três meses, que nos gerou uma experiência maravilhosa”, disse Pedro Ellison Santos do Nascimento, representante da equipe NanoUnique. 

O evento da Final do Desafio Unicamp foi moderado pela supervisora de comunicação da Inova, Kátia Kishi, e contou com a palestra “Parceria entre Startup e ICT: aceleração tecnológica diminuindo o risco para o negócio”, de Vinícius Pagano, executivo de novos negócios do Instituto Eldorado, patrocinador do Desafio Unicamp 2023. 

Essa foi a quarta edição em formato 100% online da competição, desde sua criação em 2011. Durante a final do Desafio Unicamp 2023, também foi exibido um vídeo de Murilo Marques, co-fundador da FM2S, patrocinadora do Desafio Unicamp 2023. Marques foi participante da equipe vencedora da primeira edição da competição e reforçou a importância da competição em sua trajetória empreendedora. 

 

Captura de tela do Zoom com os participantes da Final do Desafio Unicamp 2023

Finalistas, banca de avaliadores e equipe da Inova na Final do Desafio Unicamp 2023

 

Assista ao vídeo completo da Final do Desafio Unicamp aqui.

Banca avaliadora

As apresentações das seis equipes finalistas foram realizadas em três blocos. Cada grupo tinha até seis minutos para apresentar seu modelo de negócios e outros quatro minutos para responder às perguntas da banca. A escolha dos vencedores foi feita por um júri composto de representantes de empresas e instituições parceiras do Desafio Unicamp 2023: 

 

  • Elisa Pereira, co-fundadora da UniAngels, a Rede de Anjos Alumni Unicamp; 
  • Isabela Pascoal Becker, diretora de Sustentabilidade da Fundação Educar e Daterra Coffee;
  • Matheus Pierre, diretor de Soluções de Software e Inovação do Instituto Eldorado; 
  • Oswaldo Fernandes, co-fundador da Baita Aceleradora;
  • Paula Louzada, Head de marketing da FM2S Consultoria e Educação.

Escolha do público

A votação na categoria Voto Popular foi feita ao vivo entre as pessoas conectadas via Zoom, ao final das apresentações dos picthes. A equipe VitaNanoBio, formada por cinco mulheres da área das Ciências Biológicas, também com vínculo com a Universidade Tiradentes (UNIT), ganhou na preferência de 29% do público em votação acirrada.

Emocionada, a representante do grupo, Erica Tirzah dos Santos Lima, chamou o restante da equipe para comentar sobre o prêmio. 

“Somos quatro mulheres empreendedoras e estamos muito agradecidas com a oportunidade. Foi um trabalho em conjunto de toda nossa equipe, nossos mentores e orientadores, que nos fizeram chegar até aqui”, disse Carine Serafim da Cunha Silva, integrante da VitaNanoBio.

A equipe se aplicou na modelagem de um negócio para o mercado de limpeza, apresentado a solução do AdBio, um spray de rápida ação, livre de conservantes e aditivos, baseado em uma nanotecnologia desenvolvida na Unicamp, que utiliza uma substância do bagaço da laranja para produção do sanitizante, com capacidade antiviral.

Premiações

Todas as seis equipes finalistas do Desafio Unicamp serão contempladas com certificado comprobatório de sua classificação, além de assinatura no “Programa de Desenvolvimento” da FM2S. Os finalistas também terão direito a pré-aceleração na Baita Aceleradora e a isenção na taxa de submissão dos projetos na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp).

A grande vencedora da 13ª edição da competição de modelagem de negócios da Unicamp, a equipe NanoUnique, receberá 6 mil reais para cada integrante, sendo 3 mil como prêmio da Categoria Geral, oferecido pelo Desafio Unicamp e outros 3 mil reais da Categoria Maior Impacto Socioambiental, oferecido pela Fundação Educar.

Sobre o Desafio Unicamp

O Desafio Unicamp 2023 é realizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp para estimular o empreendedorismo e a inovação científica e tecnológica a partir de tecnologias da Universidade. Em 13 anos, a competição já capacitou mais de 3.675 pessoas. Em 2023, foram 195 pessoas inscritas em 47 equipes distribuídas nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste. Sendo que 56% dos inscritos não tinham vínculo com a Unicamp. 

O programa teve patrocínio da Fundação Educar, FM2S – Educação e ConsultoriaClarkeModetInstituto EldoradoBaita Aceleradora 3M. E contou com apoio de  Campinas Tech, Fundação Fórum CampinasLiga Empreendedora, Núcleo CampinasUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do ABC (UFABC)Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas,  Universidade de BarcelonaStartUBParque Científico e Tecnológico da Unicamp Incamp.