Inova promove evento de encerramento da Jornada Empreendedora na Unicamp

Durante todo o primeiro semestre de 2023 foram oferecidas palestras em parceria com o Sebrae

Texto: Leonardo Scramin | Foto: Brener Pompêo – Inova Unicamp

A Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) promoveu, no dia 28 de junho, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), um evento que marcou o encerramento do semestre das palestras presenciais da Jornada Empreendedora, realizadas no campus de Campinas.

Os participantes puderam acompanhar apresentações com temas relacionados ao empreendedorismo. A professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp, abordou a jornada empreendedora da Agência, com exemplos práticos do trabalho realizado no fomento ao empreendedorismo e a inovação na Universidade.

“Essa jornada é importante por ser mais uma ferramenta de fomento à cultura da educação empreendedora na Universidade, abrindo a visão para a possibilidade de nossos alunos empreenderem nas mais diversas áreas”, comenta Frattini.

O Sebrae foi representado por Carlos Eduardo Alves, que também destacou a importância da parceria entre o Sebrae e a Unicamp, organizado pela Inova Unicamp, e reforçou a possibilidade de adotar o empreendedorismo como opção de carreira.

A atuação das Empresas Juniores no empreendedorismo universitário foi abordada com a participação de Bruno Gonçalves, presidente do Núcleo Campinas. Além disso, Márcio Magrini, aluno do Instituto de Biologia da Unicamp, apresentou os passos para a criação de uma empresa a partir da Universidade.

Ao final do evento, houve o sorteio de kits da Inova Unicamp e de uma bolsa Green Belt da FM2S, empresa-filha da Unicamp que oferece cursos online.

Parceria com o Sebrae

Durante todo o primeiro semestre de 2023 foram oferecidas palestras gratuitas focadas em desenvolver competências e dar informações iniciais para quem pensa em empreender. A iniciativa foi realizada em parceria entre o Sebrae e a Unicamp, por meio da Inova Unicamp.

Foram mais de 200 pessoas inscritas nas atividades, que tiveram como tema:

• Seja um empreendedor com atitudes certeiras
  • Comece a organizar sua ideia de negócio
  • Comece a planejar o marketing de sua empresa
  • Faça fluxo de caixa e saiba para onde vai seu dinheiro
  • Faça a inovação acontecer em sua empresa

A Inova Unicamp já planeja uma nova edição da Jornada Empreendedora para o próximo semestre, cujas inscrições serão divulgadas nas redes-sociais da Agência e também no site dedicado às atividades.