Inovação e empreendedorismo são destaques para Unicamp no Ranking THE Impact

Foto com muita circulação de pessoas e foco em um rapaz caminhando com moletom com o logo da Unicamp nas costas. Fim da descrição
Resultado reforça o compromisso da Agência de Inovação Inova Unicamp na promoção da proteção da propriedade intelectual, parcerias com o setor empresarial e fomento da inovação e empreendedorismo tecnológico.

Texto: Redação Inova Unicamp | Foto: Antonio Scarpinetti – SEC Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebeu destaque no Ranking THE Impact 2023, divulgado pela Times Higher Education, em ações de promoção à inovação e ao empreendedorismo, para o crescimento econômico sustentado, atividades fomentadas diretamente pela Agência de Inovação Inova Unicamp. O ranking avalia o impacto de universidades de todo o mundo dentro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Nesses critérios, a Unicamp pontuou com 89,6 pontos de um total de 100 no ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura, ficando entre as três primeiras instituições brasileiras neste objetivo. A meta enfoca o papel da Universidade na promoção da inovação e atendimento às necessidades da indústria.

Em outro destaque, a Unicamp pontuou com 70,2 pontos no ODS 8 — Trabalho Decente e Crescimento Econômico, atingindo a melhor posição no país, enquanto universidade motora do desenvolvimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável.

A Inova Unicamp tem papel fundamental no estímulo à inovação e ao empreendedorismo tecnológico na Unicamp. A Agência é o único Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade, responsável pela proteção da propriedade intelectual, transferência de tecnologia, parcerias de pesquisa e desenvolvimento (P&D) com o setor empresarial e fomento à inovação e ao empreendedorismo, contribuindo para a criação de um ambiente favorável à geração de novos conhecimentos e a sua transferência para a sociedade.

Para realizar essa conexão entre a Universidade e o mercado, a Inova gerencia, por exemplo, o Portfólio de Patentes e Softwares da Unicamp. Nas suas atribuições, promove vivências, projetos e estimula as parcerias com a indústria e a criação de empresas de base tecnológica a partir de uma estrutura conectada à pesquisa científica e tecnológica.

Um exemplo disso é o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, que completa dez anos de operação sob gestão da Inova, em 2023, mostrando impacto positivo para Campinas e toda a região. Esse espaço de conexão entre empresas e talentos da Universidade abriga 44 negócios que geraram 685 empregos diretos, sendo 66,4% focados em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

A Inova também acompanha constantemente o desenvolvimento das empresas-filhas da Unicamp, negócios que têm entre seus fundadores pessoas com algum vínculo com a Universidade. O mais recente mapeamento feito pela Inova mostra que a geração de emprego e renda nas empresas-filhas da Unicamp permanece em ascensão, chegando a R$19,3 bilhões de faturamento com 44 mil empregos diretos em 2022.