CBN Campinas | Campinas 249 anos: Inova Unicamp é um celeiro de nova tecnologia

Monumento do Inova, escrito agência de inovação da Unicamp com uma casa ao fundo

Criada antes da Lei de Inovação Tecnológica do Brasil e uma das pioneiras entre as universidades brasileiras, a Inova Unicamp, Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas, completa 20 anos em 2023. O aniversário é marcado por uma série de conquistas: para se ter ideia, a Inova dobrou o número de licenciamento de tecnologias logo no primeiro ano de atividades. Até agora, contabiliza 298 contratos assinados de transferência de tecnologias, com retorno de quase R$ 2 milhões para os inventores, suas unidades de origem e a Unicamp. O professor Renato Lopes, diretor associado da Inova, comenta que a atuação já rendeu à Unicamp o título de universidade mais empreendedora do país, em 2021.

“São 20 anos de ação voltadas ao empreendedorismo e com isso a Inova contribui um pouco para que a Unicamp se torne uma das melhores universidades do país, especificamente nessa questão de empreendedorismo e inovação. Em 2021, a gente foi considerada a universidade mais empreendedora do país. De acordo com o Ranking The Impact de 2023 a primeira colocada entre as universidades do país em ações para o crescimento econômico e trabalho decente. Nesse mesmo Ranking somos uma das três mais inovadoras”, afirma o Diretor Associado da Inova.

A nova sede foi inaugurada em 2020, ano do início da pandemia da covid-19, mas o trabalho não parou. Já o último ano foi marcado pela aprovação de novos convênios da Inova Unicamp com diversos setores, com número recorde na história da agência.

Além dos talentos da universidade, a localização em Campinas também favoreceu o resultado positivo, segundo o professor. Para o professor, a agência tem se colocado como um dos maiores celeiros de empresas filhas e de desenvolvimento de novas tecnologias, mas ainda pode ampliar seu parque tecnológico, com novas startups.

A Agência também realiza um mapeamento anual de empresas-filhas da Unicamp, com aumento de 895% no número de empresas cadastradas, com 1.293. Mais de mil delas estão ativas no mercado e geraram 44.624 empregos diretos, somando faturamento anual de R$19,3 bilhões em 2022.

Matéria publicada originalmente no Portal CBN Campinas