Celebrando os 249 anos de Campinas, Unicamp apresenta seus projetos e conquistas

Estande composto pela cor azul com logo da Inova Unicamp, HIDS e Unicamp destacados na parte superior da estrutura. Além disso, podemos perceber um grupo de pessoas com camisa preta e um individuo com camisa verde, todos com logo da Unicamp estampado no tecido.

Texto: Tote Nunes  Fotos: Antonio Scarpinetti | Antoninho Perri Edição de imagem: Paulo Cavalheri

Nesta terça-feira (11), a Unicamp participou de forma especial de um dos eventos organizados para celebrar o aniversário de 249 anos da cidade de Campinas.

Três dias antes da data oficial do aniversário (14), a Universidade esteve no Largo do Rosário, no centro da cidade, ao lado de outras 22 instituições, participando do evento Divulgação do Conhecimento: Ciência, Tecnologia e Inovação – 249 Anos de Campinas, uma ação conjunta inédita de difusão de pesquisas e projetos desenvolvidos atualmente na cidade.

O objetivo, segundo o professor Roberto Donato, que coordenou a participação da Universidade no evento, foi apresentá-la em suas três principais atividades-fim: ensino, pesquisa e extensão. De acordo com o docente, a Unicamp mostrou casos em que as atividades desenvolvidas na Universidade resultaram em prestação de serviços ou benefícios diretos para a sociedade.

Além da Unicamp, participaram do evento instituições como o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), a Embrapa Digital, o CTI Renato Archer, o Instituto Agronômico, o Instituto Eldorado, além de empresas como a Cargill Innovation Center, a Technopark\BYD e a Global Tech.

A Unicamp mostrou, por exemplo, o funcionamento do programa Campus Sustentável – uma parceria da Universidade com a CPFL Energia que atende aos programas de Pesquisa e Desenvolvimento e de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O campus sustentável conta com usinas de geração de energia fotovoltaica, isto é, geração de energia a partir da luz do Sol. No campus de Barão Geraldo, circula um ônibus elétrico que conta com eletroposto sustentável equipado com geração fotovoltaica própria e sistema de armazenamento de energia. Pesquisadores e estudantes ainda apresentarão, ao público, projetos a serem implementados nos próximos anos.

Também serão realizados experimentos sobre energia solar fotovoltaica, energia eólica, hidrogênio verde e mobilidade elétrica. E está prevista uma atividade conjunta com a Pró-Reitoria de Pesquisa em que será apresentado o Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn)

Além de tudo disso, técnicos ofereceram orientação sobre como ter acesso à Universidade.

Ônibus branco da Unicamp

Ônibus elétrico que circula no campus em Barão Geraldo conta com eletroposto sustentável equipado com geração fotovoltaica própria e sistema de armazenamento de energia (Foto: Antonio Scarpinetti)

Inova

A Inova, agência de inovação da Unicamp, levou para o Largo do Rosário vários projetos desenvolvidos por cientistas e pesquisadores, além de alguns já em desenvolvimento por empresas.

A respeito de um desses, foi apresentado o processo de utilização do plasma frio – uma forma de reduzir a contaminação por bactérias no caso de alimentos embalados a vácuo. O projeto venceu a edição 2020 do Desafio Unicamp. O processo de conservação de alimentos não só se mostrou eficiente como gera impactos positivos em termos de política ambiental e pode contribuir para reduzir o grave problema da insegurança alimentar no país.

Outro projeto apresentado foi sobre uma tecnologia criada para resolver o problema da identificação dos materiais que chegam às usinas de reciclagem. Trata-se de um software que classifica as resinas plásticas de acordo com os sons produzidos quando são amassadas. Isso facilitará de forma significativa o trabalho de separação dos materiais coletados nas ruas da cidade que passarão por processos de reciclagem.

Os cientistas e pesquisadores da Inova também mostraram como uma empresa chegou a um modelo inovador de adesivos de anestesia bucal, algo importante para o setor odontológico, e como pesquisadores encontraram uma solução ambientalmente adequada para se obter corantes naturais a partir do jenipapo e da jabuticaba.

Campo de grama como edificio espalhado ao fundo do plano

Vista da Fazenda Argentina da Unicamp, parte da área que abrigará o HUB Internacional de Desenvolvimento Sustentável (HIDS), um distrito inteligente no campus de Barão Geraldo e entorno (Foto: Antonio Scarpinetti)

HIDS

O público de Campinas teve também a oportunidade de conhecer o projeto HIDS (HUB Internacional de Desenvolvimento Sustentável) – um distrito inteligente a ser instalado no campus de Barão Geraldo e entorno, abrigando empresas de tecnologia e inovação. O HIDS será implementado seguindo os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Uma maquete do projeto será exibida no evento.

O HIDS – cujo convênio de cooperação com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) foi assinado em 2020 – acabou inserido em um projeto mais amplo, o PIDS (Polo de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável), elaborado pela Prefeitura de Campinas.

O PIDS prevê a implantação de um ecossistema de tecnologia e inovação em uma área de aproximadamente 17 milhões de metros quadrados, localizada no distrito de Barão Geraldo e onde funcionava o Polo II Ciatec, abrigando várias outras instituições de tecnologia e pesquisa.

Confira as imagens do evento no Largo do Rosário