Corporate Venture: Inova Unicamp realiza evento sobre relacionamento entre startups e grandes empresas

A imagem mostra duas pessoas apertando a mão. No primeiro plano há uma mulher de costas, só aparecendo seu perfil. A imagem destaca a tela do notebook dela. No plano de fundo, há um homem de pé apertando a mão da moça da frente. O rosto dele está cortado e vemos o seu notebook na mesa. Fim da descrição.

Pensando em difundir a temática e promover a integração entre empresas-filhas da Unicamp, corporações e público interessado na pauta empreendedora, a Inova Unicamp realiza o evento Unicamp Ventures: Corporate Venture.

 

Texto: Letícia Moreira | Foto:  Freepik

A Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp), em parceria com o grupo de empreendedores Unicamp Ventures, divulga os convidados para o evento sobre corporate venture que acontecerá no dia 03 de agosto, a partir das 14h30, no auditório do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp. Além de empresas-filhas da Unicamp que irão compartilhar suas trajetórias e experiências de relacionamento com grandes corporações, estarão presentes empresas parceiras para falar sobre suas conexões com startups. 

O evento, que é gratuito e aberto ao público, visa promover a pauta empreendedora para o ecossistema de inovação da Unicamp e região de Campinas. As inscrições podem ser feitas através do formulário: https://forms.gle/H4CrznRqvtAeHgAY8

Para as grandes empresas, investir em startups ou em novos modelos de negócios significa uma abertura para propostas que possam inovar dentro de seus nichos. Esse tipo de parceria pode ser benéfico tanto para a startup, que muitas vezes necessita recursos ou de validações de seus modelos de negócios para crescer e expandir, como para a empresa, que poderá contar com novos olhares e talvez um novo fornecedor ou mercado. Isso é o que se entende por práticas de Corporate Venture (CV), termo anglófono que designa formas de relacionamento corporativo, que vai além do simples investimento financeiro, também conhecido como Corporate Venture Capital (CVC).

 

O QUE É CORPORATE VENTURE?

 

A forma mais conhecida desse investimento é a aplicação monetária direta em uma outra empresa ou startup, o que se denomina Corporate Venture Capital (CVC)

Entretanto, há diversas maneiras que uma corporação pode optar para implementar o CV, como, por exemplo, o investimento interno em empreendedorismo, ou o intraempreendedorismo, quando os próprios colaboradores são estimulados à inovação e ao desenvolvimento de novas soluções. Esse é o Corporate Venture Interno (CVI).  

Além disso, é possível oferecer capacitação e profissionalização aos colaboradores de uma startup como forma de corporate venture ou, ainda, abrir programas de incubação e aceleração. Esse tipo de relacionamento amplia as possibilidades de cooperação e networking entre os diversos profissionais, soluções e oportunidades de mercado.

 

Venha descobrir experiências de corporações e startups: 

 

Em seu papel de estimular atividades que promovam a inovação e o empreendedorismo, a Inova Unicamp está organizando o evento no escopo das atividades junto às empresas-filhas, focado em Corporate Venture. O intuito é difundir as oportunidades de networking e aprendizado. 

O evento terá mediação de Kátia Kishi, supervisora de comunicação da Inova Unicamp. Mabel Alvarado, mestranda do programa de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp e CEO da Alcance Innovation Consulting, empresa-filha da Unicamp, participará com uma palestra explicando  o que é o corporate venture e trará exemplos de ações possíveis 

Rose Ramos, presidente-executiva do grupo Unicamp Ventures também irá apresentar o grupo de empreendedores da Unicamp , destacando suas principais atuações junto ao ecossistema inovador da Unicamp, realizadas em parceria com a Inova: “A proposta do grupo é proporcionar conexões de valor entre os empreendedores das empresas-filhas e deles com todo o ecossistema de inovação e empreendedorismo. O próprio encontro com a temática de corporate venture é um exemplo dessas iniciativas de conexão”, explica.

No primeiro bloco de palestras, dedicado às experiências das corporações, teremos a presença de Claudio Castanheira, diretor da ClarkeModet América do Sul, Renato Luzzardi, líder LatAm de inovação e parcerias em P&D da Bayer, e  Maira Zampier, gerente de inovação aberta na Ourofino Saúde Animal.  

No segundo bloco, dedicado às empresas-filhas da Unicamp, receberemos Aureliano Dias, ex-aluno da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp e sócio-fundador da empresa incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp Kalamazoo Natural Solutions, e Daniel Branco, bacharel em Economia pela Unicamp e CEO e fundador  da empresa-filha Vister. Após esse bloco, haverá um espaço para interação do público com as empresas.

Ao final, haverá um bloco sobre os parceiros do ecossistema de inovação da Unicamp com a parceria firmada entre Campinas Tech com as empresas-filhas e uma homenagem aos mentores dos programas de empreendedorismo da Inova Unicamp e da Incamp, conduzida pela professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp e presidente consultiva do grupo Unicamp Ventures.

Participe desse evento com conteúdo gratuito. Inscrições em: https://forms.gle/H4CrznRqvtAeHgAY8

 

Aumente o seu networking com o coquetel de mentores

Após o evento no auditório do Instituto de Geociências da Unicamp, haverá um coquetel de networking (sob adesão) com mentores da Inova Unicamp, empreendedores e pessoas interessadas na pauta empreendedora. O coquetel será realizado no hotel Casa do Professor Visitante (CPV) da Funcamp, em frente ao IG, e a inscrição para o coquetel também deve ser feita no mesmo formulário de inscrição, assinalando o interesse nas duas atividades. As inscrições para o coquetel serão realizadas até 28/07. Após essa data, será aceito pagamento apenas na entrada do evento, conforme disponibilidade de vagas na Funcamp.  Participe e venha trocar experiências com quem desenvolve conexões em negócios de inovação. 

 

SERVIÇO

 

O que: Evento Unicamp Ventures: Corporate Venture

Quando: 03 de agosto de 2023, a partir das 14h30

Onde: Auditório de Geociências (IG – Unicamp)

Realização: Inova Unicamp; Unicamp

Patrocínio: ClarkeModet

Apoio: Campinas Tech; Núcleo Campinas