Unicamp apresenta tecnologias verdes em rodada de negócios do INPI

Moinhos de vento negros com por do sol ao fundo. Unicamp apresenta tecnologias verdes
No total, 14 tecnologias do Portfólio da Universidade, gerenciado pela Inova Unicamp, nas áreas de Agricultura Sustentável, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Energias Renováveis e Hidrogênio Verde foram divulgadas.

Texto: Ana Paula Palazi | Imagem: ZHANG FENGSHENG na Unsplash

A Agência de Inovação Inova Unicamp ofertou o potencial de soluções em tecnologias da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para inovar de forma sustentável e minimizar o impacto das mudanças climáticas, durante o evento “Ações de matchmaking: showcases em tecnologias verdes”, promovido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) do Brasil, de forma exclusivamente virtual, entre 22 a 28 de junho de 2023.

O evento foi organizado em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) do Brasil, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), o Programa Euroclima+ da União Europeia, a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), a Ação AL INVEST Verde DPI e a Embaixada Real da Dinamarca no Brasil.

No evento, a Inova Unicamp inscreveu 14 tecnologias protegidas da Universidade nas áreas de Agricultura Sustentável, Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Energias Renováveis e Hidrogênio Verde. A Unicamp também participou de uma apresentação, com o tema “Inova Unicamp e PD&I em aproveitamento de resíduos industriais e tratamento de resíduos sólidos”, que foi conduzida pela supervisora de Parcerias e Transferência de Tecnologia da Inova Unicamp, Beatriz Hargrave.

A vitrine de tecnologias verdes foi exposta para empresas europeias e latino-americanas (especialmente oriundas da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Peru, Uruguai e México) para parcerias voltadas ao licenciamento das tecnologias e convênios de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Durante o evento, a Inova agendou cinco reuniões com empresas que demonstraram interesse nas tecnologias, e segue negociando novas reuniões. Empresas interessadas podem entrar em contato com a Inova pelo formulário de conexão.

As apresentações são parte das ações de promoção do ambiente de negócios em tecnologias verdes (inovação, propriedade intelectual e sustentabilidade) no âmbito do projeto “Construindo uma estratégia nacional e regional para o desenvolvimento e adoção de tecnologias sustentáveis”, liderado pelo INPI Brasil e implementado pela CEPAL com apoio da União Europeia por meio do Euroclima+.

O objetivo é promover a inovação em tecnologias verdes aproximando Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), como a Unicamp, de empresas demandantes da América Latina e da Europa, para promover parcerias e desenvolvimento de projetos tecnológicos conjuntos, principalmente aqueles que reduzem o impacto climático.

Confira algumas das tecnologias verdes da Unicamp apresentadas no evento: