Unicamp recebe visita de delegação de empresas chinesas

O diretor executivo associado da Inova Unicamp, Renato Lopes, participou da visita representando a Agência de Inovação

Texto: Paula de Sena e Patricia Mariuzzo | Foto: Paula de Sena

A Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), por meio da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) recebeu no dia 04/07 a visita de uma Delegação de 26 representantes de 17 Empresas Chinesas da área de Saúde, de vacinas e de medicamentos: BioPartners X, AstraZeneca China, Luye Gropo, Yiling Pharma, Pegbio, Kanghua, BioKangtai, Teddy Lab, Mindray, Tuper Group, AmoyDx, Maccura, BioGerm, Lead Medical, Legend Capital, Best Services International and SSTK. Esta delegação foi capitaneada pela MedVaccA, empresa chinesa que atua na área de equipamentos de saúde e que desde o início deste ano ocupa um espaço no Parque Tecnológico da UNICAMP.

As reuniões aconteceram nas instalações do Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço (IOU). A Delegação chinesa foi recebida pelo diretor executivo de relações internacionais, Prof. Dr. Osvaldir Taranto, representando o Reitor da UNICAMP, o assessor do Gabinete do Reitor Prof. Dr. Cristiano Torezzan, o assessor da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura Prof. José Luiz da Costa, o diretor associado da INOVA Agência de Inovação da UNICAMP Prof. Dr. Renato Lopes, o gestor de parcerias do HIDS, Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável, Dr. Eduardo Gurgel, o diretor do Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço (IOU), Prof. Dr. Agrício Crespo, os professores da Faculdade de Ciências Médicas, Prof. Dr. Francisco Hideo Aoki e Prof. Dr. Li Li Min e a equipe da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (Deri), Sra. Mayara Morais, Sra. Paula de Sena Peterlini, Sra. Ligia Cardinale e Sr. Vinicius de Carvalho Silva.

O Grupo MedVacca foi representado pelo presidente do MedVaccA Hong Kong Sr.Wang Wei, o vice-presidente do MedVaccA Brasil, Sr. Lee Cheng Pin e equipe do do MedVaccA Brasil, composta pela Gerente Sra. Renata Pereira, a escritora médica Sra. Silvia Elaine e o gestor de projetos Sr. Alex Carvalho.

O principal objetivo desta visita à UNICAMP foi promover a aproximação entre as empresas e a Universidade, além de estabelecer parcerias para investimento e futura transferência de tecnologia. Uma vez que a área de atuação das empresas desta delegação é a área de saúde, a aproximação deve se dar especialmente junto à Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

De acordo com o diretor executivo de relações internacionais da UNICAMP, Osvaldir Taranto, “o encontro desta delegação com os representantes da UNICAMP teve o objetivo de pensar em novos acordos de cooperação de pesquisa, de extensão e, também, na possibilidade de transferência de tecnologia entre as diferentes instituições”.

Os diretores da MedVaccA destacaram a importância desta visita à UNICAMP pois através dela foi possível conhecer um pouco mais e discutir pontos importantes como colaboração e investimento na cadeia de suprimentos na área farmacêutica, sobre transformação, transferência de tecnologia e desenvolvimento conjunto.

Segundo Eduardo Gurgel, gestor de parcerias do HIDS UNICAMP, criar parcerias com instituições e empresas nacionais e internacionais para desenvolver, testar e aprimorar tecnologias sustentáveis em conjunto com as universidades, empresas ou instituições de pesquisa instaladas na área do HIDS é uma das premissas desse projeto. “A articulação com a China é promissora nesse sentido e pode ajudar a alavancar o eixo da saúde no HIDS”, disse.

Para Renato Lopes, diretor executivo associado da Agência de Inovação INOVA UNICAMP, “foi uma grande alegria receber a delegação, e é uma grande honra ver o interesse deles pela UNICAMP. Nossa parceria já está rendendo frutos, com a instalação da Medvacca em nosso Parque Científico e Tecnológico. Temos a certeza de que muitas novas oportunidade serão concretizadas, trazendo benefícios tanto para a Unicamp quanto para as empresas envolvidas.”

“Este tipo de interação público-privada é muito interessante para o desenvolvimento de novas iniciativas internacionais na UNICAMP e, de fato, as parcerias com instituições chinesas têm se destacado nos últimos anos”, concluiu Osvaldir Taranto, diretor executivo de relações internacionais da UNICAMP.

Acesse o texto na íntegra.