Inova Unicamp apresenta possibilidades de carreira empreendedora para jovens no 18º UPA

Cinco pessoas paradas em pé, no estande da Inova Unicamp. À esquerda vê-se o pantográfico da Inova nas cores verde, azul e branco, escrito: "Inova Agência de Inovação da Unicamp". Um homem negro, de pé, conversa com cinco adolescentes, também de pé. À frente, vemos uma mesa com uma máquina e alguns papeis. Ao fundo, pessoas circulam pelo espaço.

Estande da Inova no Unicamp de Portas Abertas (UPA) recebeu jovens de diversos estados que conheceram sobre o potencial da Universidade na geração de inovações e foram convidados a participar da 10ª edição do Inova Jovem, maior competição de empreendedorismo jovem da Unicamp.

Texto e Foto: Letícia Moreira

A Agência de Inovação Inova Unicamp esteve presente no 18º Unicamp de Portas Abertas, que ocorreu neste sábado (19/08), com um estande localizado na Biblioteca Central Cesar Lattes, no campus de Barão Geraldo. Jovens de vários estados do país visitaram o espaço e puderam conhecer o Inova Jovem 2023, competição nacional de empreendedorismo voltada para alunos do Ensino Médio Regular e Técnico.

Além de palestras sobre inovação e carreira empreendedora, a participação da Inova no UPA também contou com a presença de empresas-filhas da Unicamp, que apresentaram suas tecnologias aos visitantes. A Autocoat e a Plasmotech, empresas incubadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), estiveram presentes no estande e despertaram o interesse dos alunos.

O ciclo de palestras teve início com a apresentação de Kátia Kishi, Supervisora de Comunicação da Inova Unicamp, que falou sobre a Agência de Inovação, suas ações e os programas de empreendedorismo que desenvolve. Kishi destacou o Inova Jovem, que estará com inscrições abertas até o dia 17 de setembro.

Em seguida, o convidado Bruno Henrique, presidente do Núcleo Campinas, destacou as possibilidades de desenvolvimento da carreira empreendedora durante a graduação. Rose Ramos, presidente do grupo Unicamp Ventures e CEO da MatchIT, empresa-filha da Unicamp, também compartilhou sua trajetória na Unicamp e incentivou os futuros alunos a buscar oportunidades de empreender.

No período da tarde, Mariana Zanatta Inglez, Coordenadora de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação da Inova, falou sobre a Incamp e o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. Mariana também apresentou o Desafio Unicamp, outra competição organizada pela Inova Unicamp que é voltada para o público maior de 18 anos. O Desafio é uma grande oportunidade de aprender sobre modelagem de negócios a partir de tecnologias desenvolvidas na Unicamp.

Por fim, foi a vez de Lucas Baldoni, CEO da Linkages, apresentar a trajetória da empresa na Incamp. Ele evidenciou como sua formação em Geografia na Unicamp colaborou para a identificação de soluções para geolocalização e ocupação urbana e o desenvolvimento do  seu negócio.

A Inova compartilhou os espaços de fala, ao longo do dia, com a Diretoria de Relações Internacionais da Unicamp (DERI), o Fundo Patrimonial LUMINA, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp (ProEC) e o SIstema de Bibliotecas da Unicamp (SBU). Durante todo o dia, mais de 36 mil visitantes passaram pela Universidade.

Sobre o Inova Jovem 2023

Criado em 2014, o Inova Jovem é a maior competição de empreendedorismo da Unicamp voltada para jovens estudantes a nível nacional. Em suas 10 edições, quase 3.000 pessoas foram capacitadas profissionalmente com ferramentas para o desenvolvimento de negócios sustentados de impacto social, econômico e ambiental. As inscrições para esta edição estão abertas até o dia 17 de setembro, através do site oficial do Inova Jovem.

O programa tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e adolescentes, fomentando a cultura empreendedora como uma possibilidade de carreira. O Inova Jovem é uma das iniciativas que está associada às práticas de ESG, que são aquelas voltadas para a boa governança e boas práticas sociais e ambientais. Em 2022, o Inova Jovem registrou 566 pessoas inscritas, de 7 estados e do Distrito Federal, divididas em 133 equipes.