Inova recebeu profissionais de diversos setores interessados na inovação da Unicamp

A imagem mostra 23 pessoas em pé, atrás da placa da Inova, que diz “Agência de Inovação da Unicamp”. As pessoas se distribuíram atrás e ao redor da placa. Em cada borda da foto há uma parte de tronco de palmeira imperial, o que criou uma moldura para a imagem. No plano de fundo, tem-se uma casa e árvores.

Texto e foto: Letícia Moreira

Visitantes destacaram a relevância da Inova Unicamp no ecossistema nacional de inovação e participaram ativamente das apresentações.

Na última quinta-feira (31/09), a Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) recebeu visitantes de todo o país para a Visita Institucional, evento que contou com palestras das diversas áreas de atuação da Inova e um tour presencial pelas instalações do prédio Anexo do Parque Científico e Tecnológico, sob gestão da Inova, e da sede da Agência. 

Ao longo do dia, os visitantes puderam conhecer os processos e as principais atividades desempenhadas pelas diversas equipes que compõem a Agência, apresentados por representantes de cada área. O encontro resultou em interessantes trocas de experiências entre os participantes, que puderam compartilhar conhecimentos e  também conhecer o Parque Científico e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp). Foram apresentados ainda os indicadores das atividades de 2022, que podem ser conferidos nos Relatórios Anuais da Inova e do Parque, disponíveis na biblioteca

A programação teve início com a palestra de Kátia Kishi, supervisora de Comunicação da Inova Unicamp, que apresentou toda estrutura institucional e detalhou as áreas de atuação da Inova, com ênfase no papel da comunicação na cultura de inovação e nas atividades desenvolvidas junto ao ecossistema de inovação da Unicamp. Kishi trouxe ainda alguns cases de empresas-filhas da Unicamp que se destacaram em seus mercados de atuação e também apresentou os eventos e as competições promovidas pela Inova. Enfatizou o Inova Jovem, a maior competição de empreendedorismo jovem do Brasil, voltada para alunos do Ensino Médio, que está com inscrições abertas até o dia 17/09. 

Em seguida, Elisama Campelo, Supervisora de Propriedade Intelectual, apresentou a campanha da Inova para o incentivo à propriedade intelectual e à proteção de pesquisas e tecnologias da Unicamp. Depois foi a vez da equipe de Contratos, representada pelas advogadas Vitória Benedet, Letícia Pavanette e Nayara Abreu, apresentar a atuação jurídica da Inova nas atividades administrativas. A área é responsável pela elaboração e adequação das minutas contratuais, acordos de sigilo, licenciamentos, convênios, além de atuar na adequação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unicamp às legislações. 

Na sequência, Beatriz Hargrave, Supervisora de Transferência de Tecnologia, detalhou as necessidades e os desafios das parcerias na transferência de tecnologia desde a prospecção até as negociações. Foram apresentados ainda os indicadores de licenciamento e dos convênios firmados em Pesquisa e Desenvolvimento da Unicamp. 

A professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp, compartilhou também com os visitantes o papel da Inova no incentivo à Inovação e na promoção do empreendedorismo dentro e fora da Universidade. 

Durante a visita, os participantes se engajaram em entender as possibilidades de atuação no NIT, destacaram a importância das redes promovidas e como a visita foi produtiva para a conexão com o ecossistema de inovação tecnológica e para a abertura de relacionamentos estratégicos.

Dentre os visitantes, estava a comitiva da Agência de Inovação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a AGIR. Mônica Tavares, publicitária que atua no marketing e na comunicação da AGIR, compartilhou:

A visita foi extremamente vantajosa e muito interessante pela quantidade de informações e explicações de todos os setores. É notável que gera uma ansiedade em todos que estavam presentes para compartilhar e explorar. Considero muito proveitoso e valeu muito a pena. 

Tatiane Rocha, da área de empreendedorismo e fomento à inovação na Agência de Inovação da UFRN, reafirmou a importância da visita à Inova Unicamp para conhecer de perto os processos adotados e entender os pontos de intersecção e de cruzamento entre as agências, além de tentar encontrar pontos de inspiração para alcançar resultados. 

As visitas institucionais são realizadas ao longo do ano e sempre são divulgadas com antecedência na área de eventos do site.