Inova Unicamp apresenta oportunidades de propriedade intelectual e transferência de tecnologias para as Engenharias

Na imagem vemos quatro pessoas, duas no primeiro plano e duas no plano de fundo. As duas do fundo são mulheres. Uma aparece de costas, blusa preta, e a outra aparece em frente a ela, com camisa da Inova azul. Elas conversam. No primeiro plano, temos duas pessoas de perfil. Um homem, com blusa verde e marca da Inova,e uma mulher, com blusa preta. Eles conversam e sorriem. Ao fundo, uma imagem com o logo da Inova Unicamp nas cores verde, branco e azul.

O evento destacou o papel da Inova na proteção intelectual e no licenciamento das invenções desenvolvidas por alunos e pesquisadores da Unicamp

Texto: Letícia Moreira

Foto: Pedro Amazzutti

Nesta segunda-feira (25/09), aconteceu o evento Inova nas Unidades – Edição Engenharias, na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Realizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, o evento propõe apresentar as atividades e oportunidades de inovação promovidas pela Inova e estimular a proteção da propriedade intelectual e a transferência de tecnologias produzidas na Universidade para o mercado externo.

Esta edição foi voltada a docentes, alunos e pesquisadores dos cursos de engenharias da Unicamp. Os participantes puderam conhecer os serviços e estrutura da Inova Unicamp e conversar individualmente com os responsáveis pelas diversas áreas que envolvem a proteção de pesquisa, a comunicação de invenção e o licenciamento dessas tecnologias.

O evento teve início com uma apresentação institucional sobre a Inova Unicamp realizada pelo professor Renato Lopes, diretor-executivo associado da Agência, que detalhou não apenas as áreas de atuação da Inova, mas destacou a importância da proteção das invenções para a carreira profissional. Lopes apresentou exemplos de empresas incubadas e/ou hospedadas no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp que licenciaram tecnologias que hoje estão em mercados nacionais e internacionais. O diretor-executivo associado explicitou como a Inova atua junto aos inventores em todas as etapas de proteção e patenteamento.

Na sequência, as diversas equipes da Inova se dividiram em estações específicas nas quais o público se dirigiu para conversar individualmente e tirar dúvidas sobre seus próprios projetos ou entender os processos envolvidos na produção de inovação.

Na área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em parceria universidade-empresas, pessoas que têm ideias de negócios e querem tirar do papel puderam conversar diretamente com o time de transferência de tecnologia da Inova Unicamp e entender a importância da proteção de uma invenção. O time é responsável por avaliar as opções viáveis para uma tecnologia em desenvolvimento.

Em outro estande,  os participantes foram instruídos a como devem comunicar à Inova uma invenção para verificar os caminhos possíveis. É papel da Agência de Inovação realizar a busca de anterioridade, etapa fundamental antes do licenciamento de qualquer pesquisa. A Inova também realiza mentorias com os inventores de acordo com a necessidade, como para o preenchimento dos formulários necessários à redação da patente, por exemplo.

Por fim, a equipe de propriedade intelectual da Inova esteve em outro estande para  conversar com os participantes sobre como garantir a proteção intelectual dos projetos que vêm desenvolvendo nos seus cursos e foram instruídos sobre todo o processo envolvido e como a Inova pode apoiá-los.

O evento Inova nas Unidades visa apresentar a Agência de Inovação às diversas unidades da Universidade e realiza diversas edições focadas em campos específicos.

Saiba mais: