Evento celebrou 20 anos da Inova Unicamp e 10 anos do Parque Científico e Tecnológico

Foto colorida de salão de festas com pessoas sentadas ao redor de mesas enfeitadas com flores. Ao fundo aparece o palco iluminado e duas pessoas falando. Fim da descrição.
Cerimônia comemorativa com a presença de autoridades ocorreu em novembro no Espaço Barão

Texto: Da Redação | Foto: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp

A Agência de Inovação Inova Unicamp celebrou seus 20 anos de criação e o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp comemorou seus 10 anos de operação, em 16 de novembro, com uma cerimônia seguida de jantar no Espaço Barão, em Paulínia.

Participaram da comemoração, o reitor da Unicamp, professor Antonio José De Almeida Meirelles; a diretora-executiva da Inova, professora Ana Frattini e o diretor-executivo associado, professor Renato Lopes; o Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, professor Vahan Agopyan; o membro do Conselho Superior da Fapesp e membro do Conselho Universitário da Unicamp, professor Ignácio Maria Poveda Velasco; o Secretário Municipal de Educação de Campinas e Magnífico Reitor da Unicamp nas gestões 2005-2009 e 2013-2017, professor José Tadeu Jorge; e demais representantes de universidades, instituições de fomento e pesquisa e autoridades.

Fotografia com algumas das autoridades presentes no evento, da esquerda para a direita professor José Tadeu Jorge, um homem branco de barba e cabelos brancos, usa um óculos de armação preta, Vahan Agopyan um homem branco de cabelos grisalhos, usa um óculos de armação preta, professora Ana Frattini, uma mulher branca de cabelos loiros, usa um colar de pérolas e vestido longo dourado, reitor Antonio José De Almeida Meirelle, um homem branco de cabelos e cavanhaques grisalhos, usa óculos de armação preta e professor Renato Lopes um homem branco de cabelos grisalhos.

Os professores José Tadeu Jorge, Vahan Agopyan, Ana Frattini, Antonio José De Almeida Meirelles e Renato Lopes (esq. para dir.)

Trajetória da Inova Unicamp

A Inova Unicamp foi criada no dia 23 de julho de 2003, antes da Lei de Inovação, que só foi promulgada em 2004. Criada pela Resolução do Gabinete do Reitor Carlos Henrique de Brito Cruz (2002/2005), foi a primeira agência do gênero no Brasil, conforme relatado pelo Jornal da Unicamp à época. E serviu de exemplo para a transformação e adequação das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) ao novo modelo proposto pela Lei de Inovação, que foi regulamentada em 2005.

Com duas décadas de atuação, a Inova é o Núcleo de Inovação Tecnológica da Unicamp responsável por identificar oportunidades e promover atividades que estimulem a inovação e o empreendedorismo de forma a ampliar o impacto do ensino, da pesquisa e da extensão em favor do desenvolvimento socioeconômico sustentado.

Além da proteção da propriedade intelectual da Unicamp, da transferência de suas tecnologias, negociação em convênios de pesquisa e desenvolvimento com o setor empresarial e fomento da cultura de inovação e empreendedorismo na universidade, fica sob responsabilidade da Inova a gestão do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.

O Parque Científico e Tecnológico hospeda tanto empresas que tenham convênios de pesquisa e desenvolvimento com a Unicamp, quanto startups e empresas incubadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp, a Incamp.

Conheça a linha do tempo da Inova e do Parque Científico da Unicamp nos Relatórios Anuais publicados.

Homenagens

Um vídeo projetado durante o evento relembrou em fotos a história da Agência, com imagens dos colaboradores que já passaram pela Inova, programas e conquistas, como a Inauguração dos Prédios do Parque Científico.

Um dos pontos altos da solenidade foi a homenagem feita às equipes da Inova Unicamp, pelos diretores-executivos da Agência, que entregaram cestas de chocolate para os gestores e supervisores das áreas, como representantes de todos os colaboradores atuais da Agência.

Ao final, o reitor também entregou placas de homenagem produzidas pelas equipes da Inova para a professora Ana Frattini e para o professor Renato Lopes, em agradecimento ao trabalho e empenho da diretoria-executiva na condução da Agência.

A diretora-executiva da Inova, professora Ana Frattini e o diretor-executivo associado, professor Renato Lopes foram homenageados no evento.

Acesse as fotos do evento aqui.
Assista ao vídeo de cobertura do evento: