Unicamp é a mais inovadora do país no Ranking de Universidades Empreendedoras

Imagem com cinco pessoas adultas, em pé, no plenário da Câmara dos Deputados, com o troféu recebido pela Unicamp. Fim de descrição.
No ranking geral, a Unicamp também ficou em segundo lugar como a universidade mais empreendedora do Brasil  

Texto: Isabele Scavassa | Foto: Djair Basílio de Araújo 

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebeu, na última sexta-feira (17), o prêmio de segunda universidade mais empreendedora do país, conferido pelo Ranking Universidades Empreendedoras (RUE), atrás apenas da Universidade de São Paulo (USP) por 0,31 ponto. No relatório detalhado do RUE, a Unicamp também se destacou no quesito de inovação, na qual levou a maior pontuação entre as participantes. 

O ranking é fruto de uma iniciativa da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), elaborada pelo Movimento Empresa Júnior (MEJ), e encontra-se em sua quinta edição. A divulgação do trabalho, por sua vez, foi realizada em sessão solene, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Na ocasião, estiveram presentes Marina Luciana da Silva Polozi, gerente de inovação e do administrativo da Agência de Inovação Inova Unicamp, e Kátia Kishi, supervisora de comunicação da Agência de Inovação Inova Unicamp, para o reconhecimento e o recebimento do troféu. 

Também marcaram presença o Deputado Paulo Fernando (Republicanos-DF), que conduziu a sessão, o Deputado Reginaldo Veras (PV-DF), o Diretor Executivo do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) Alexandre Bahia, a Diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior (SESU/MEC) Tânia Mara Francisco, o Gerente de Projetos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC) Marcos Leal de Oliveira Alexandre, a Coordenadora Geral das Instituições de Ensino Superior Empreendedoras Rafaella Nascimento e o Presidente Executivo da Brasil Júnior Pedro Casé.

O ranking da Brasil Júnior avaliou 139 Instituições de Ensino Superior (IES). Deste total, 108 se enquadram na categoria Universidades, enquanto as 31 restantes correspondem a Institutos Federais, todos espalhados pelo território nacional. 

Unicamp está em 1º lugar em inovação

A classificação final provém de uma série de boas práticas de todas as instituições participantes e leva em consideração a perspectiva de discentes, docentes, além de bases de dados secundárias e informações concedidas pelas universidades.

Todo o movimento em prol da premiação busca fomentar o empreendedorismo dentro das universidades, de modo que elas se aproximem cada vez mais do ideal de ecossistema favorável a desenvolver a sociedade por meio de práticas inovadoras.  

Assim, o ranking geral, no qual a Unicamp levou medalha de prata, é composto por seis categorias: extensão, cultura empreendedora, capital financeiro, infraestrutura, internacionalização e inovação.

Como indicado, a Unicamp se destacou no quesito inovação, evidenciado por tópicos como “transferência de tecnologia” e “depósito de patente”. Ainda neste sentido, também foram levados em consideração a pesquisa e a proximidade da Instituição de Ensino Superior (IES) com empresas. 

“Ficamos felizes pela conquista e agradecemos em nome de todos aqueles que contribuíram em cada atividade que nos trouxe até aqui. Além de representar um reconhecimento dos nossos esforços, estes números são importantes para guiar as próximas iniciativas”, celebra Marina Luciana da Silva Polozi.

Na imagem, Kátia Kishi, supervisora de comunicação da Inova Unicamp, segura o troféu em conjunto com Marina Silva, gerente de inovação da Agência de Inovação da Universidade. Ambas são mulheres adultas e estão sentadas no plenário da Câmara dos Deputados, em ambiente interno.

Kátia Kishi e Marina Luciana da Silva Polozi, da Agência de Inovação da Unicamp, representaram a Universidade no evento | Foto: Djair Basílio de Araújo

Vivência empreendedora

Muitas atividades que elevaram o índice de inovação da Unicamp são realizadas na Agência de Inovação Inova Unicamp. “A premiação no ranking geral e o primeiro lugar no quesito inovação são reflexos do trabalho que desenvolvemos constantemente na Inova, com a comunidade da Unicamp e nosso ecossistema”, pontua Kátia Kishi. 

Além do apoio ao desenvolvimento da propriedade intelectual, o espaço busca facilitar a implantação de projetos de pesquisa, laboratórios de inovação, bolsas, licenciamentos de tecnologias e parcerias diversas. 

Visando a promoção da vivência empreendedora, a Inova Unicamp também se empenha na realização de eventos anuais, como a Jornada Empreendedora com o Sebrae (para alunos e docentes) e a competição de modelagem de negócios chamada de Desafio Unicamp

De forma detalhada, o primeiro evento trabalha em cursos e treinamentos entre professores e alunos, da graduação e pós-graduação. Ele contempla conteúdos para quem deseja empreender e, na categoria para docentes, inclui cursos que oferecem conceitos de empreendedorismo, inovação e empreendedorismo social. 

Já o Desafio Unicamp é uma competição de modelos de negócio, idealizada e realizada pela Inova Unicamp, que tem como objetivo estimular a criação de negócios de base tecnológica a partir de tecnologias da Unicamp.

Essas e outras ações, como prêmios, incentivos, disciplinas acadêmicas e conexão com ecossistemas de inovação fazem a ponte necessária para aproximar a universidade do empreendedorismo. É neste contexto que também estão inseridos o Parque Científico e Tecnológico e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), ambos sob gestão da Inova. 

Por meio desses setores, é possível que alunos e pesquisadores trabalhem em conjunto com empresas incubadas, startups e laboratórios de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). “Toda essa dinâmica é indispensável para que possamos difundir cada vez mais a cultura empreendedora no ambiente acadêmico”, conclui a supervisora.