Agito Mais | Estudantes do IFMG vencem competição de inovação com pulseira para mães surdas

Fotografia. 4 meninas sorriem para a câmera, 1 negra e 3 brancas, todas vestem camiseta roxa onde está escrito Power 4 Girls. Fim da descrição.

Quatro estudantes do ensino médio integrado ao técnico no Instituto Federal de Minas Gerais, em Ouro Preto, na região Central do Estado, conquistaram as duas premiações na final do Inova Jovem 2023, competição de modelagem de negócios organizado anualmente pela Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp). O evento aconteceu na última quinta-feira, 23, e reuniu 285 pessoas on-line.

O projeto das alunas Maria Eduarda Neves de Almeida, Ana Clara Alves Belmonte Galvão, Rayssa de Oliveira Mendes e Isabella Heloísa Jacinto do Nascimento, com acompanhamento da professora Cristina Maertens, é uma pulseira para mães surdas, que funciona como uma babá eletrônica e emite alertas vibratórios e visuais quando o bebê chora. O trabalho está relacionado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) de número 3, o Saúde e Bem-estar, e busca atender a cerca de 10 milhões de cidadãos diagnosticados com surdez no Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As jovens venceram as duas categorias da competição: Avaliação da Banca e Voto Popular, e ainda receberam uma premiação extra do jurado da banca Renato Toi, co-fundador da Baita Aceleradora. O empreendedor ofereceu às meninas uma mentoria específica em hardware totalmente gratuita. As estudantes também já iniciaram a produção do protótipo da pulseira, apresentado no evento da final.

“É admirável a qualidade dos trabalhos que são apresentados por alunos tão jovens. Nós estimulamos o empreendedorismo como carreira e oferecemos capacitações gratuitas para que eles possam aprender e desenvolver seus projetos, no entanto, todo esforço é mérito deles, que demonstram maturidade e entusiasmo em participarem”, comenta Renato Lopes, diretor-executivo associado da Inova Unicamp.

O Inova Jovem 2023 representou a 10ª edição da competição, sendo o quarto ano consecutivo que está no modelo 100% on-line, e apresentou a final mais diversa no âmbito regional de todas as edições, com a participação de equipes representando quatro estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Maranhão e Paraná. A banca avaliadora foi composta por André Marques, líder do time de startups, na UniAngels, Renato Toi, co-Fundador da Baita Aceleradora e Roseane Ramos, fundadora e CEO da MatchIT e presidente do grupo Unicamp Ventures.

Matéria originalmente publicada no site Agito Mais