Inova Unicamp arrecada 1,2 tonelada de alimentos em campanha

A foto exibe os alimentos arrecadados durante ação interna na Inova Unicamp. No registro, há diversos caixotes vermelhos que alocam alimentos variados, como óleo, leite, arroz e outros mantimentos. As caixas encontram-se dentro de um ambiente interno, em caminhão.
Doações feitas pelos colaboradores da Agência de Inovação da Unicamp beneficiaram seis entidades do município de Campinas, por intermédio do Banco Municipal de Alimentos.

Texto: Leonardo Scramin e Isabele Scavassa | Foto: Inova Unicamp 

Uma campanha solidária de arrecadação de alimentos, promovida pela Agência de Inovação Inova Unicamp, arrecadou 1,2 tonelada de alimentos em ação interna. As doações foram encaminhadas para famílias em situação de vulnerabilidade, por meio do Banco de Alimentos de Campinas

A mobilização foi realizada durante uma semana e reuniu esforços de todos os colaboradores da Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas, resultando em uma quantidade significativa de itens que vão atender pessoas em situação de insegurança alimentar na cidade.

Os mantimentos arrecadados incluíam feijão, arroz, óleo, café, leite, macarrão, farinha de trigo, fubá, sal e açúcar. Segundo o Banco de Alimentos do município, as doações foram distribuídas entre seis instituições, sendo o Lar da Amizade Ilce da Cunha, Grupo Vida, Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas (COMEC), Semente Esperança, Nossa Senhora da Visitação e Associação de Pais e Amigos de Surdos de Campinas (Apascamp).

A iniciativa faz parte das ações Inova ESG que vão ao encontro das boas práticas de  sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa que vêm sendo adotadas pela Inova Unicamp. 

Ações Inova ESG

Como indicado, a Inova Unicamp tem implementado ações de ESG. Entre elas, é possível mencionar a arrecadação de lixos eletrônicos, realizada em dezembro para direcionar os produtos aos pontos de descarte corretos, e a campanha do agasalho, organizada em julho para reunir peças ou roupas de frio e destiná-las a quem precisa. 

Muito além de ações eventuais, a Agência de Inovação busca implementar os ideais no dia a dia. A exemplo disso, é possível citar a campanha para redução do uso de copos plásticos, pela adoção de canecas reutilizáveis, além da horta comunitária existente na sede da Inova, que abastece os colaboradores, e a composteira, que recebe detritos orgânicos gerados no refeitório. 

Foto da campanha do agasalho realizada na Inova Unicamp. Imagem mostra cinco funcionárias da Agência de Inovação da Unicamp, todas em pé, posicionadas em frente a uma das caixas de coleta de peças. Também na foto, é possível ver pilhas de roupas arrecadadas, que sobrepõem a foto. Clique feito em ambiente interno, em uma área com paredes verdes e brancas.

Campanha do agasalho arrecadou mais de 200 peças de roupa | Foto: Matheus Marques – Inova Unicamp

Boas práticas

Para além dos dias específicos de coleta, promovido em ações eventuais, a Inova Unicamp também reserva espaço para recebimento e descarte de itens no dia a dia. Na Fazenda Argentina, sede da Agência de Inovação, os colaboradores podem  encontrar ambientes destinados ao descarte de:

  • Eletrônicos, pilhas e baterias;
  • Cupom fiscal; 
  • Tampas plásticas;
  • Blister de remédios; 
  • Esponjas.

A Inova também segue recolhendo doações de alimentos durante os eventos organizados e realizados no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. A agenda de eventos pode ser consultada no site da Inova Unicamp.  

Leia mais sobre as iniciativas: