Inova Unicamp realiza workshop sobre ferramentas de inovação para docentes e pesquisadores

A imagem mostra um grupo de pessoas em frente a uma parede com um letreiro que diz “INOVA, AGÊNCIA DE INOVAÇÃO DA UNICAMP” durante o Workshop Innovation Toolkit. Eles estão vestidos de maneira casual e business casual, e ao lado direito, há um bebedouro contra a parede.
A atividade foi ministrada por Matheus Provinciali, gestor de inovação da StartUB!, incubadora da Universidade de Barcelona, e professor de criação de empresas.

Texto: Ana Paula Palazi | Foto: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp

“A inovação está nas pessoas, não nas tecnologias”. A frase dita por Matheus Provinciali, gestor de inovação da StartUB!, incubadora da Universidade de Barcelona (UB), e professor de criação de empresas, abriu o conteúdo do primeiro Workshop Innovation Toolkit, realizado nesta quarta-feira (13/12) no Prédio Anexo, do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.

A atividade é uma iniciativa da Agência de Inovação Inova Unicamp e do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp em parceria com a Universidade de Barcelona. O evento teve como objetivo ampliar a capacitação para docentes e pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas em empreendedorismo e inovação e foi oferecido no âmbito do Planejamento Estratégico da Unicamp, para ampliação desses temas no ensino de graduação e pós-graduação das unidades da Unicamp.

O Workshop apresentou o potencial das ferramentas de inovação como instrumentos para o processo de ensino. Baseado na experiência da Incubadora da Universidade de Barcelona, Matheus Provinciali expôs uma metodologia em cinco etapas (explorar, descobrir, gerar, moldar e implantar) para conduzir processos colaborativos, criativos e inovadores em sala de aula, desde a geração de ideias até a transformação delas em realidade.

“É uma alegria poder ampliar as relações com parceiros internacionais, recebendo o Matheus que é professor em Barcelona e ex-aluno da Unicamp, promovendo a troca de conhecimentos entre as duas universidades. Estamos firmando uma parceria com a Universidade de Barcelona e a StartUB! que ampliará ainda mais esse intercâmbio em 2024”, comentou Mariana Zanatta Inglez, coordenadora de ambientes de inovação e empreendedorismo Inova Unicamp, durante a atividade.

A intenção, segundo Provinciali, foi permitir aos docentes e pesquisadores explorar a ferramenta em situações reais do dia a dia, para que possam levar aos estudantes e aplicar em sua própria rotina, uma reflexão mais prática dos problemas que vá além da transmissão do conhecimento.

Ainda de acordo com o professor de criação de empresas da Universidade de Barcelona, o Innovation Toolkit se apresenta como um processo guiado e facilitado, que pode ser aplicado em qualquer área do conhecimento, para a identificação e desenvolvimento de habilidades na busca por novas soluções, promovendo um ambiente mais dinâmico, participativo e alinhado com as novas demandas.

“Associamos a inovação à tecnologia, mas na verdade a inovação é o resultado da aplicação e desenvolvimento do nosso conhecimento num processo que leva a criação de um produto ou serviço. Então, as únicas pessoas capazes de inovar somos nós, os seres humanos. O Innovation Toolkit nasceu com o objetivo de ajudar a geração de ideias e a transformação das ideias em algo tangível”, disse Matheus Provinciali.

O Workshop Innovation Toolkit contou com a presença de docentes e pesquisadores da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Faculdade de Enfermagem (FENF), Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FECFAU), Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), Faculdade de Engenharia Química (FEQ), Instituto de Artes (IA), Instituto de Biologia (IB), Instituto de Economia (IE) e Instituto de Química (IQ).

Em maio, uma comitiva brasileira, integrada pelo reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, pela diretora-executiva da Inova, professora Ana Frattini e pela coordenadora de Ambientes de Inovação e Empreendedorismo da Inova, Mariana Zanatta Inglez, esteve na Espanha para conhecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo da Universidade de Barcelona.

Veja a galeria de imagens do Workshop Innovation Toolkit.