CBN Campinas | Unicamp é a terceira universidade que mais depositou patentes de invenção em 2023 no país

Fotografia. Homem aponta para tela de computador onde está escrito: Separação de Difrações, Conceitos: exemplos de Aplicação e abaixo um gráfico. Fim da descrição.
A Unicamp – Universidade Estadual de Campinas é a terceira universidade brasileira com o maior número de depósitos de pedidos de patentes no país realizados em 2023. No Estado de São Paulo, é líder entre as universidades. O dado é do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

A universidade, por meio da Agência de Inovação Inova, registrou 40 depósitos dos 1.368 pedios de patentes no Top 50 do INPI.

O diretor-executivo associado da Inova Unicamp, professor Renato Lopes, destaca que o desempenho no ranking demonstra a capacidade dos pesquisadores, alunos e professores.

Um pedido de patente significa ter o direito de impedir terceiros de produzir, usar, colocar à venda ou importar o produto, sem o consentimento do seu titular.

Os docentes, alunos e pesquisadores da Unicamp que desenvolvem uma invenção podem comunicar para a Inova. No site (inova.unicamp.br) há um formulário para a comunicação.

A Inova faz a análise do material e se a tecnologia enquadrar nos critérios de patenteabilidade ou registro do INPI submete-se o pedido para proteção.

O INPI é quem analisa os pedidos e decide se confere a carta, no caso das patentes de invenção; ou o registro, no caso de marcas e programas de computador. O processo é baseado nos critérios nacionais e internacionais de proteção desses ativos.

No topo do ranking de pedidos de patentes no país aparecem a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), seguida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O depósito de um pedido de patente e a própria patente, caso venha a ser concedida, requer o pagamento de taxas e anuidades, além da validade no Brasil entre 15 e 20 anos.

Matéria originalmente publicada em CBN Campinas.