Software estima propriedades avançadas de combustíveis e dispensa testes complexos

Fotografia. Professor Leonardo Fregolente da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, homem branco, careca de barba grisalha, posa de braços cruzados na frente de um equipamento de laboratório formado por tubos de inox e mangueiras azuis. fim da descrição.

Basta inserir propriedades básicas do petróleo e seus derivados em uma planilha eletrônica para o CALCPROC, Programa de Computador desenvolvido por pesquisadores da Unicamp e da Petrobras, apontar com precisão propriedades mais avançadas, dispensando análises demoradas

Texto: Christian Marra – Inova Unicamp | Foto: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp

Realizar ensaios experimentais para determinar a octanagem da gasolina ou o número de cetano do diesel, por exemplo, é algo essencial para empresas que processam o petróleo ou distribuem os seus derivados. Contudo, essas medições são complexas e demoradas. Mas essas propriedades, entre muitas outras, podem ser obtidas de uma maneira mais simples com o CALCPROC, um Programa de Computador inicialmente desenvolvido por engenheiros da Petrobras e posteriormente aprimorado por pesquisadores da  Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Centro de Estudos de Energia e Petróleo (Cepetro) da Unicamp. 

Com o Programa de Computador, basta levantar propriedades básicas do petróleo e seus derivados, como por exemplo, sua densidade ou curva de destilação, medidas facilmente obtidas em laboratório, entre outras propriedades, e inseri-las em uma planilha eletrônica. Em seguida, o código do Programa de Computador gera, em tempo real, diversas propriedades avançadas desses produtos – como as citadas no início e muitas outras definidas em especificações da  Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para cada tipo de combustível.

O CALCPROC é uma ferramenta para cálculos de previsão de propriedades físico-químicas do petróleo e dos seus derivados. O Programa de Computador pode ser usado por centros de pesquisas e empresas ligadas à cadeia de refino, produção e distribuição desses produtos para determinar as propriedades dos combustíveis com os quais trabalham, efetuando o seu controle de qualidade e aferindo os seus requisitos ambientais e legais. Hoje, ele se encontra em pleno uso em vários setores da Petrobras, que deseja disseminar a ferramenta para outras instituições e empresas.

Com o CALCPROC, é rápida e eficaz a tarefa de determinar as propriedades complexas do petróleo, com o uso de propriedades ou parâmetros simples e facilmente disponíveis. Por apresentar uma interface amigável com o Excel, basta inserir os dados básicos na planilha eletrônica, manualmente ou exportados de outra fonte, e o Programa de Computador  faz todas as estimativas. Sua utilização é intuitiva.

Da Petrobras para os laboratórios da Unicamp

Desde a década de 2000 os engenheiros da Petrobras debruçavam-se sobre a questão de como obter propriedades complexas do petróleo e seus derivados de forma rápida. E assim iniciaram, na época, o desenvolvimento de um Programa de Computador que usava dados mais simples de serem obtidos para estimar propriedades físico-químicas mais avançadas.

Nesse início, o Programa de Computador era usado pela empresa nos cursos internos de treinamento de novos engenheiros. Em seguida, os próprios engenheiros da empresa começaram a desenvolver os códigos para serem aplicados em cálculos industriais. Assim o Programa de Computador ganhou atualizações e melhorias, mas ainda faltava um nível de pesquisa científica mais avançado para ampliar o potencial da ferramenta.

A Unicamp foi então procurada para expandir o seu desenvolvimento”, afirma o professor Leonardo Vasconcelos Fregolente, docente da FEQ Unicamp e ex-engenheiro da Petrobras. “O software precisava ficar mais robusto. Para se ter uma ideia, ele possuía cerca de 120 correlações de predição na época. Com o desenvolvimento na Unicamp, ele passou a ter pelo menos outros 240 novos métodos. O salto foi elevado”, explica Fregolente. Mas os avanços não pararam por aí:

“Melhoramos a parte científica do software, inserimos muitas novas equações de avaliação e de previsão de propriedades, além de torná-lo mais amigável a novas versões do Excel, deixando-o plenamente utilizável pelos engenheiros de processos da Petrobras. A precisão dos modelos matemáticos foi refinada ao longo dos anos, e hoje é possível alcançar estimativas precisas e confiáveis”, comenta Fregolente.

Cálculos precisos e economia de recursos

A pesquisadora Shella Santos, que participou do projeto, também explica que foi feito um desenvolvimento mais profundo para tornar o CALCPROC confiável e embasado cientificamente. “Algumas propriedades foram testadas e novas correlações foram desenvolvidas através de dados experimentais da Petrobras e da literatura científica para compor o software. Além disso, adicionamos uma funcionalidade que indica ao usuário se o método escolhido está fora do limite de cálculo de acordo com os inputs adicionados. E os estudos mostraram que as correlações têm um potencial muito bom de previsão”, acrescenta Shella.

Com isso, além da vantagem de estimar propriedades físico-químicas dos produtos com alto nível de confiabilidade e dispensando ensaios complexos, outro benefício que o Programa de Computador proporciona é a obtenção de resultados em tempo real. Isso é necessário pois as propriedades dos produtos variam conforme as condições operacionais dos processos industriais, como explica Fregolente:

“Por exemplo, o diesel e a gasolina são misturas de componentes produzidos dentro de uma refinaria, feitas online. Com o uso da ferramenta CALCPROC, é possível saber em tempo real e de forma precisa quanto de cada componente é preciso introduzir na mistura”, destaca Fregolente.

Foi adicionado também ao Programa de Computador o cálculo de estimativa de eficiência energética pelo método indireto (método das perdas). Por fim, de forma resumida, o CALCPROC apresenta os seguintes recursos e funcionalidades:

  • Mais de 400 métodos de predição de propriedades;
  • Cálculo de prioridades de misturas; 
  • Conversão de curvas de destilação e conversão de unidades;
  • Cálculo de eficiência de fornos;
  • Interface e instalação intuitiva no Excel para diversas versões;
  • Disponibilidade da base de informações técnicas e referências dos métodos científicos que compõem o Programa de Computador no manual do usuário;
  • Entre outras.

O CALCPROC é um Programa de Computador de titularidade da Petrobras e da Unicamp. Hoje, o Programa de Computador é aplicado em vários setores técnicos da empresa. Vale ressaltar que o CALCPROC pode ser usado não somente em refinarias, mas também por empresas produtoras e distribuidoras de combustíveis.

Segundo Fregolente, “a Petrobras tem interesse em gerar conhecimento e fazer com que o software esteja disponível para qualquer empresa que atua na cadeia de manuseio de petróleo e derivados, incluindo quem realiza controles de qualidade. Ele atingiu um nível de confiabilidade que hoje lhe permite ser oferecido a qualquer interessado do mercado”, finaliza.

Empresas e instituições públicas ou privadas interessadas no CALCPROC podem entrar em contato diretamente com a Agência de Inovação da Unicamp (Inova Unicamp) para licenciamento do Programa de Computador através do formulário de conexão com empresas. O contato com a Universidade possibilita o acesso a tecnologias de ponta e a transferência de tecnologias reduz riscos associados ao desenvolvimento de novos produtos e processos inovadores.

Saiba mais