EPTV | ‘Sua Chance’: startups no agronegócio têm vagas abertas e salários podem chegar a R$12 mil

Captura de Tela. Vital Yasumaru, supervisor de empreendedorismo da Unicamp dá entrevista para a EPTV. Ele é um homem japonês de cabelos pretos, usa óculos de armação redonda e camisa polo verde abacate. Fim da descrição.

O supervisor de empreendedorismo e da Incamp, Vital Yasumaru, foi entrevistado no quadro “Sua Chance” da EPTV. A reportagem foi exibida no programa Bom dia Cidade, para as regiões de cobertura da emissora em Campinas e Piracicaba, Ribeirão Preto e Sul de Minas Gerais. O tema do quadro da semana foram as oportunidades de trabalho em startups do agronegócio. A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) recebe empresas nascentes no programa de incubação, dando apoio e ajudando no desenvolvimento de empresas inovadoras.

Vital comentou sobre a copetitividade do setor tanto no Brasil quanto globalmente. A crescente demanda na redução de impacto ambiental nas empresas tem impulsionado a busca por soluções inovadoras como as que são ofertadas por startups. “Isso pede para que as empresas mais tradicionais do agronegócio busquem por tecnologias para ficarem competitivas. Então essa demanda fez nascer esse boom de startups para suprir o mercado agropecuário do Brasil”, apontou o supervisor de empreendedorismo e da Incubadora da Unicamp.

Segundo a reportagem, o número de startups que atuam no agronegócio cresceu quase 15% no Brasil entre 2022 e 2023. Aumento que tem impulsionado fortemente a geração de novas oportunidades de emprego em todo o país. Entre os cargos mais demandados nas startups focadas no agronegócio, a matéria destacou: operador de drones, cientista de dados, gerente de fazenda e representante e assistente técnico de vendas.

“Vale a pena, eu acredito que tem também muito da questão pessoal do profissional, do que ele espera do mercado de trabalho. É um perfil diferente exigido pelo mercado de trabalho das startups, é diferente de um perfil mais corporativo, das indústrias tradicionais, embora essa indústria tradicional também demande serviços de startups. Mas trabalhar especificamente dentro de uma startup é uma experiência interessante”, disse Yasumaru.

Assista à reportagem completa aqui.

 

Saiba mais sobre a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp.

Saiba mais sobre as startups instaladas no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.