Hora Campinas | Unicamp é universidade paulista que mais depositou patentes de invenção em 2023

Fotografia. Mão aponta para porcentagem de 67.1% em monitor de computador. Fim da descrição.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a terceira universidade brasileira com maior número de depósitos de pedidos de patentes no país em 2023, segundo o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A Unicamp, por meio de sua Agência de Inovação Inova Unicamp, registrou 40 depósitos dos 1.368 pedidos de patentes.

No topo do ranking aparecem a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), seguida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O diretor-executivo associado da Inova Unicamp, professor Renato Lopes, destaca que o bom desempenho no ranking demonstra a capacidade dos docentes, alunos e pesquisadores da Universidade em transformar resultados de pesquisas em invenções que podem beneficiar a sociedade, com desenvolvimento tecnológico, social, econômico e ambiental.

“O reconhecimento da Unicamp como a primeira universidade do estado de São Paulo e a terceira do Brasil reflete nosso compromisso contínuo com a proteção e a transferência dos conhecimentos e tecnologias desenvolvidas na Unicamp”, disse Lopes.

A Inova Unicamp é o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unicamp, responsável pela gestão do Portfólio de Tecnologias da Unicamp, pela relação universidade-empresas (no desenvolvimento de convênios de pesquisa e licenciamento das tecnologias), no fomento ao empreendedorismo de base científica e tecnológica na Universidade e no fomento da cultura de oportunidades de inovação.

Quando contabilizados todos os depositantes nacionais, a Unicamp ocupa a sétima posição em patentes de invenção da lista de 2023. O ranking também inclui outros ativos como Programas de Computador, Modelos de Utilidade, Marcas, Desenhos Industriais. Além de universidades, reúne, ainda, Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT), empresas e pessoas de todo o Brasil.

De acordo com o INPI, a Unicamp também ocupa a lista das 15 universidades que mais registram Programas de Computador no país. A Inova Unicamp tem impulsionado a proteção da propriedade intelectual na Unicamp por meio de capacitações e orientações especializadas. (Com informações da Unicamp)

Matéria originalmente publicada em Hora Campinas