Inova Unicamp abre inscrições para mentorias em propriedade intelectual

Fotografia. Elisama Campelo, Supervisora de Propriedade Intelectual, está em uma sala de aula, ela fala com duas mulheres em oficina, as mulheres estão de costas na foto. Fim da descrição.
Sessões individuais serão oferecidas de forma remota com periodicidade mensal. A Agência de Inovação da Unicamp também oferece oficinas específicas para capacitação na busca de anterioridade

Texto: Isabele Scavassa – Inova Unicamp | Foto: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp 

A Agência de Inovação Inova Unicamp da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está com inscrições abertas para o programa de mentorias individuais em propriedade intelectual de 2024. A atividade tem como público-alvo docentes, pesquisadores e alunos da Unicamp com teses e dissertações em curso ou defendidas nos últimos seis meses. As sessões individuais serão oferecidas de forma remota e com periodicidade mensal, toda primeira quinta-feira do mês. A primeira mentoria ocorre no dia 07 de março e as inscrições podem ser feitas até o dia 01 de março pelo site da Inova Unicamp na página de mentorias e oficinas

Além das mentorias individuais, a Inova Unicamp também disponibilizará ao longo do ano oficinas de busca de anterioridade, com a primeira sessão prevista para o dia 26 de março. Também destinada à comunidade acadêmica, a atividade busca conferir capacitação para que docentes, pesquisadores e estudantes verifiquem informações tecnológicas na área que propõe seus estudos, através de uma pesquisa em bancos de dados de patentes, que complementam a pesquisa bibliográfica e apresentam novos documentos relevantes para pesquisas inovadoras.

Depósitos de patentes

A Unicamp é a primeira universidade do estado com maior número de depósitos de pedidos de patentes no país realizados em 2023, segundo o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Por meio de sua Agência de Inovação, a Unicamp registrou 40 depósitos dos 1.368 pedidos de patentes no Top 50 do INPI, referente ao ano passado, dobrando sua participação quando comparada a 2022.

Buscando ampliar ainda mais a proteção da propriedade intelectual, fomentar a transferência de tecnologias desenvolvidas na Universidade e consolidar o suporte à comunidade interna, a Agência confere, desde 2021, atividades que auxiliem docentes, pesquisadores e alunos a compreenderem se suas pesquisas são passíveis de serem convertidas em patentes e apresentam potencial para gerar inovação. 

MAIS INFORMAÇÕES: Comunique sua invenção desenvolvida na Unicamp.

Programa de mentorias em propriedade intelectual 

Durante a mentoria em propriedade intelectual, os participantes terão oportunidade de receber orientações direcionadas sobre a proteção dos resultados de suas pesquisas. O foco da ação é auxiliar alunos, pesquisadores e docentes a compreenderem sobre possibilidades de proteção dos trabalhos por meio de patente, registro de programa de computador, registro de cultivar, desenho industrial ou know how, e o licenciamento dessas tecnologias após a proteção.

As mentorias são direcionadas para a comunidade Unicamp. As sessões serão realizadas de forma remota, via Google Meet. Os alunos interessados devem encaminhar previamente um resumo de sua pesquisa, acompanhado de um documento com resultados iniciais, ainda que parciais, ou o texto final com a dissertação ou a tese. 

Inscrições: mentorias em propriedade intelectual

As inscrições para as sessões de mentoria individual em propriedade intelectual serão abertas periodicamente pela Inova Unicamp. Os interessados podem acompanhar a disponibilidade de datas pelo site: inova.unicamp.br/mentorias-e-oficinas/

Após o preenchimento do formulário, os solicitantes serão contatados pela equipe de Propriedade Intelectual da Inova Unicamp para a definição dos detalhes e horário da mentoria. 

Oficinas de busca de anterioridade

Além das sessões de mentoria, a Agência de Inovação da Unicamp também oferece oficinas específicas para capacitação na busca de anterioridade. Processo indispensável nas etapas iniciais de proteção da Propriedade Intelectual, as oficinas têm o objetivo de apresentar como é feita a verificação do estado da técnica em bases de dados específicas.  

Ao conduzir esse procedimento de maneira proativa, garante-se a novidade das descobertas, reforçando a sustentação para registros de propriedade intelectual. A atividade também otimiza a pesquisa daqueles que desejam tornar a revisão bibliográfica de seus projetos e pesquisas mais robusta.

A Inova Unicamp já disponibiliza em seu site uma lista de base de dados gratuitas e comerciais para pesquisa de anterioridade de patentes. Com caráter prático, a oficina aprofunda no assunto e ensina o passo a passo. 

Ao longo da programação, profissionais das equipes de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da Inova Unicamp devem abordar tópicos como a importância da busca de anterioridade, o uso de buscadores em bancos de patentes e perpassar algumas estratégias de busca, conforme indica a ementa. 

Como participar das oficinas de busca anterioridade

As inscrições para participação nas oficinas de busca de anterioridade, oferecidas pela Inova Unicamp, serão disponibilizadas periodicamente pelo site: inova.unicamp.br/mentorias-e-oficinas/.

As oficinas serão realizadas presencialmente. Os inscritos deverão dispor de um dispositivo (celular, tablet ou notebook) para realizar os procedimentos que serão ensinados durante a atividade. A divulgação das datas e locais pode ser acompanhada pela página de eventos da Agência de Inovação da Unicamp.