Bora Brasil | Repelente contra a dengue é testado por pesquisadores da Unicamp

Printscreen da matéria, em vídeo, do programa Bora Brasil. A imagem retrata uma pesquisadora analisando uma amostra do produto mencionado. Também exibe um frame da repórter que apresenta a máteria. No gerador de caracteres, no rodapé, consta o texto: Menos prejudicial à saúde. Novo repelente contra a dengue é testado no país. Fim da descrição.

O programa Bora Brasil abordou, na última semana, um repelente contra a dengue, criado a partir de uma tecnologia da Unicamp e otimizado por uma empresa-filha da Universidade. Confira o conteúdo a seguir.

A Artemisia annua é uma planta milenar de origem chinesa e já é utilizada com fins medicinais para aumentar a imunidade e com fnalidade relaxante, por exemplo.

Pesquisadores da Unicamp e de uma empresa-filha da Unicamp, juntamente com a Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) se debruçaram sobre essa planta e conseguiram obter uma propriedade repelente. A partir daí, desenvolver o produto, que já está pronto.

Eles retiraram o extrato da planta durante um bom período de pesquisa, conseguiram chegar ao extrato dela, que recebeu também uma quantidade hidratante e também uma porção da icaridina, que é a substância que repele o mosquito.

Juntou-se tudo isso após um período de pesquisa, quando conseguiram chegar a esse repelente, que tem uma fórmula mais natural. Até por isso, durante as análises, eles conseguiram identificar que esse repelente é cinco vezes menos tóxico do que os produtos que são oferecidos no mercado – justamente por ter uma propriedade totalmente natural.

Ele configura o primeiro a ser feito a partir da planta Artemisia annua. Com o repelente pronto, os pesquisadores devem submeter o produto à análise da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para verificação e posterior distribuição no mercado.

A expectativa é ter o produto disponível no segundo semestre disponível, para que as pessoas possam fazer uso.

Confira a matéria completa a seguir.