Busca de anterioridade em bases de patentes foi foco de oficina da Inova Unicamp

Foto em ambiente interno de sala com diversas pessoas sentadas. À frente, esá o analista que fez a apresentação, com uma exibição em tela, com o conteúdo da oficina ao fundo. Fim da descrição.
Evento contou com a equipe de propriedade intelectual da Agência de Inovação da Unicamp para capacitar sobre o tema e mostrar o passo a passo da atividade

Texto e foto: Isabele Scavassa – Inova Unicamp 

Parte da comunidade interna da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) participou, nesta terça-feira (26), da primeira oficina de busca de anterioridade em bases de patentes de 2024. Ministrada por Bread Cruz, analista de propriedade intelectual da Agência de Inovação Inova Unicamp, a atividade foi realizada no Prédio Núcleo do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e contemplou alunos, pesquisadores e interessados no assunto. 

A programação introduziu conceitos básicos sobre propriedade intelectual, estrutura de patentes, perpassou o trabalho dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) como a Inova Unicamp e chegou às ferramentas utilizadas no processo de busca de anterioridade. A dinâmica mostrou o passo a passo da pesquisa em plataformas como Google Patents, Lens.org, Orbit e a base do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI)

As instruções também incluíram técnicas utilizadas no dia a dia pela equipe da Agência que otimizam a busca e a chance de obtenção de resultados assertivos. Após a exposição, os inscritos puderam realizar pesquisas e tirar dúvidas acerca do processo.

Importância da busca de anterioridade

Além de conceitos básicos da área, o conteúdo também inclui a importância do processo de busca de anterioridade. Indispensável nas etapas iniciais de proteção da propriedade intelectual, elas têm o objetivo de verificar o estado da técnica em bases de dados específicas.  

Quando conduzido de maneira proativa, o procedimento tende a garantir a novidade das descobertas, de modo a reforçar a sustentação para registros de propriedade intelectual. Para além desse escopo, a busca também ajuda aqueles que desejam tornar mais robusta a revisão bibliográfica de seus projetos e pesquisas. 

Inscrições para a próxima oficina já estão abertas

A próxima oficina de busca de anterioridade em bases de patentes já tem data e local. Para atender o público dos demais campi da Unicamp, ela será realizada em 16 de abril na Faculdade de Ciências Aplicadas, em Limeira. 

Assim como a última atividade, as próximas oficinas serão realizadas presencialmente. Vale lembrar que em todas elas, os inscritos deverão dispor de um dispositivo (celular, tablet ou notebook) para realizar os procedimentos que serão ensinados durante a programação. 

Saiba mais sobre essa e outras edições ao acompanhar a página de eventos da Inova Unicamp ou na página dedicada às oficinas e mentorias individuais