Inova Unicamp participa da recepção aos ingressantes da Unicamp na Calourada 2024

Fotografia. Dois jovens rapazes estão parados em pé, um ao lado do outro. Um deles, com camisa azul e cabelo preto, mostra um caderno ao segundo rapaz, parado ao seu lado, com camisa branca e cabelos pretos. Ambos usam óculos. O ambiente é um espaço com banners informativos, cuja leitura não é possível. Ao fundo, vê-se pessoas caminhando. Fim da descrição.
Os calouros puderam conhecer as possibilidades oferecidas pela Inova Unicamp para o empreendedorismo e a inovação na jornada acadêmica.

A Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) esteve presente na Calourada 2024, nesta quarta-feira (28), com um estande no Ciclo Básico II da Universidade. Durante toda a manhã, a equipe da Inova recebeu calouros, estudantes e visitantes e apresentou a Agência, suas iniciativas e atividades de promoção ao empreendedorismo e à Proteção Intelectual, com destaque para o Desafio Unicamp e a Semana de Empreendedorismo, que têm a comunidade acadêmica como público de interesse.

Os estudantes puderam tirar dúvidas sobre as inscrições nas duas atividades e receberam orientações sobre como aproveitar as oportunidades de empreendedorismo e inovação ao longo da sua jornada universitária.

A Semana de Empreendedorismo, que acontecerá nos próximos dias 4 a 8 de março, é promovida pela Agência, o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), com atividades gratuitas para alunos, pesquisadores e funcionários da Universidade, oficinas de modelagem de negócios e palestras sobre vivência empreendedora. A programação acontece nos três campi da Unicamp, em Barão Geraldo, Limeira e Piracicaba. As inscrições estão abertas via formulário e as vagas são limitadas

O Desafio Unicamp, que já está com as inscrições abertas, é uma competição nacional de modelagem de negócios a partir de tecnologias da Unicamp voltada para pessoas maiores de 18 anos com ganas de empreender. Os interessados devem se inscrever em equipes de 3 a 5 pessoas. Ao longo da competição, os participantes recebem mentorias e formações e concorrem a prêmios em dinheiro e benefícios.

Sobre a Calourada da Unicamp de 2024

Organizada pela Pró-reitoria de Graduação, a calourada visa integrar os alunos ingressantes de todos os cursos e campi, oferecendo uma programação diversificada e abrangendo todos os órgãos da Universidade. A participação da Agência de Inovação ressalta o compromisso com a promoção do empreendedorismo e inovação entre os novos membros da comunidade acadêmica da Unicamp.

Como participar do Desafio Unicamp

O Desafio Unicamp é uma competição nacional voltada para alunos de graduação, pós-graduação e qualquer pessoa maior de 18 anos interessada em empreendedorismo. Não é preciso ter vínculo com a Unicamp para participar.

Durante o programa, os participantes recebem capacitações e treinamentos para modelagem de negócios, como mentorias nacionais e internacionais, e concorrem a prêmios em dinheiro. Em 2024, a premiação se divide em três categorias: Melhor Modelo de Negócio, Impacto Socioambiental e Voto Popular.

As pessoas interessadas em participar da Competição devem primeiramente realizar as duas etapas de inscrições, que são obrigatórias e limitadas. A primeira delas é a inscrição em equipes de 3 a 5 pessoas. Neste momento, a equipe deve selecionar a tecnologia escolhida a partir da qual irão modelar o negócio. A segunda corresponde às inscrições individuais. Todas as informações estão no site da competição.