Inova Unicamp abre as portas para profissionais de inovação do Brasil em visita institucional

Foto em área externa da Inova Unicamp. Na imagem, os visitantes, estimados em 40 pessoas, estão atrás do totem da Inova Unicamp, que conta também com o seguinte texto: Agência de Inovação da Unicamp. O registro é feito em um ambiente com céu azul e árvores e a sede da Fazenbda Argentina ao fundo. Fim da descrição.
Evento apresentou o funcionamento da Agência de Inovação da Unicamp a  representantes de instituições de ciência e tecnologia e de empresas de diversas regiões do país 

Texto: Isabele Scavassa – Inova Unicamp | Foto: Matheus Ferraz – Inova Unicamp 

Instituições de Ciência e Tecnologia  e empresas das mais diversas regiões puderam visitar as dependências da Agência de Inovação Inova Unicamp, que esteve de portas abertas neste 1º de abril de 2024. A Visita Institucional foi direcionada a profissionais de inovação e visitantes com interesses em entender como funciona o Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) da Unicamp e  contemplou uma programação extensa que perpassou toda a estrutura de gestão da Inova Unicamp, além do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp)

Assim que chegou, o público foi recebido pela supervisora de comunicação, Kátia Kishi, que apresentou as linhas de atuação da Inova Unicamp no que diz respeito à propriedade intelectual, transferência de tecnologia e empreendedorismo. Também foram apresentados prêmios, exemplos de sucesso nos âmbitos de licenciamento de tecnologias e convênios de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Unicamp com outras instituições e empresas, bem como ações de fomento da cultura da inovação, a exemplo das competições Inova JovemDesafio Unicamp

À tarde, as apresentações se dividiram entre Iara Ferreira, coordenadora de Negócios e Inovação, e Elisama Campelo, supervisora de Propriedade Intelectual. A exposição detalhou algumas das ações da área, que é responsável pela proteção da propriedade intelectual desenvolvida na Unicamp e atua no dia a dia com a conexão da Universidade com o mercado, bem como e abriu espaço para questões trazidas pelo público. 

A apresentação seguiu com a exposição de Beatriz Hargrave, supervisora de Transferência de Tecnologias, que contemplou aspectos como licenciamento e convênio de P&D. O setor de contratos, responsável pelo jurídico da Agência, teve sua dinâmica e atuação exposta por Letícia Pavanatte, advogada que compõe a equipe. 

Já Mariana Zanatta Inglez e Vital Yasumaru, que respondem aos cargos de coordenadora de Ambientes de Inovação e supervisor da Incamp, respectivamente, falaram sobre o Parque Científico e Tecnológico e a Incubadora – ambos sob gestão da Inova Unicamp.

Por fim, as atividades foram concluídas com a exposição da diretora-executiva Ana Frattini e do diretor-executivo associado, Renato Lopes. Eles concluíram o itinerário com uma palestra que conferiu uma visão ampla sobre o ecossistema de inovação da Unicamp, além de abordarem desafios e estratégias utilizadas na promoção da cultura de inovação na Universidade.

Foto da diretora-executiva da Inova Unicamp, Ana Frattini. Na imagem está vestindo um macacão rosa com um casaco branco. Ela tem cabelos curtos e loiros e na imagem fala ao microfone durante palestra. O fundo do registro conta com uma apresentação em powerpoint e uma parede cinza. Fim da descrição.

Palestra da diretoria-executiva abordou desafios e estratégias na promoção da inovação da Universidade | Foto: Matheus Ferraz – Inova Unicamp

Para Kelly Lira, do Programa de Formação em Gestão Acadêmica da Inovação e Empreendedorismo da Universidade de São Paulo (USP), participar da programação foi importante para somar às experiências na área de interação universidade-empresas. “Vir aqui e conhecer como é realizado o trabalho na área de transferência de tecnologia foi muito agregador. Pude ter uma boa noção de como a Inova Unicamp trabalha nesse processo”, comenta. 

Visita é estendida a participantes da oficina profissional 

A visita institucional compôs parte da agenda mais extensa do programa de oficina profissionais, também organizado pela Inova Unicamp e realizado entre os dias 1º e 6 deste mês. O programa recebeu cinco representantes que puderam acompanhar o dia a dia de trabalho da Agência de Inovação da Unicamp.  O programa tem como foco transferir a experiência acumulada ao longo de mais de duas décadas de atuação da Inova Unicamp a profissionais que estejam atuando em outros NITs do país ou que estão se preparando para assumir funções semelhantes. 

A metodologia do programa de oficina profissional proposta pela Inova Unicamp, conhecida como job shadowing, oferece aos participantes uma imersão nas atividades cotidianas do NIT da Unicamp. A abordagem permitiu que os profissionais acompanhassem de forma direta e participativa de reuniões estratégicas, discussões de projetos e demais processos inerentes à gestão da inovação. 

Na ocasião, estiveram presentes representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Universidade Federal do Pará (UFPA).

Evento realizado em parceria com a UniAngels e visita ao Parque Científico e Tecnológico

A agenda da semana reservou espaço para uma visita ao Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, seguida de uma conversa e apresentação de laboratórios das startups Pro Verde e Plasmotech, instaladas no local. O momento permitiu aos participantes da atividade conhecer a dinâmica de algumas das empresas alocadas por lá e entender as formas de colaboração com a Universidade para o desenvolvimento desses empreendimentos. 

Foto posada de um grupo de pessoas. A imagem conta com pessoas em pé, algumas sentadas e outras agachadas. O registro é feito em área interna do Prédio Núcleo do Parque Científico e Tecnológico e conta com os logos da Unicamp, Inova Unicamp e Incamp ao fundo, na parede preta. Fim da descrição.

Evento realizado no Parque Científico e Tecnológico reuniu startups e interessados em empreendedorismo | Foto: Isabele Scavassa – Inova Unicamp

Ainda na terça-feira (02) pela manhã, os inscritos nas oficinas participaram da palestra organizada pelo Parque Científico e Tecnológico e pela Incamp, com apoio do  UniAngels, rede de investidores anjo coordenada por egressos da Unicamp. Realizada no Prédio Núcleo, a atividade contou com a presença do diretor do grupo, Daniel Andrade, que contou sobre a atuação da instituição, os requisitos para tentar um investimento, detalhes sobre público investidor e os pormenores do processo de conexão entre as partes interessadas.  

Para além dos visitantes, também estiveram presentes no evento empresas incubadas na Incamp, startups e empreendedores interessados em investimento. A programação da semana de oficina profissional se encerra neste sábado, com o Workshop do Desafio Unicamp