Reitor da Universidade do Porto conhece Inova Unicamp em viagem ao Brasil

Foto posada de Eduardo Gurgel, representante do HIDS; Paulo Cesar Montagner, chefe de gabinete da Unicamp; reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira; diretora-executiva da Inova Unicamp, Ana Frattini e Eduardo Neger, da Neger Telecom. Eles encontram-se em pé, lado a lado, e contam com um letreiro com o logo da Inova Unicamp e do Prédio Anexo ao fundo.
Representante da instituição de ensino portuguesa foi recebido na Agência de Inovação da Unicamp e conheceu o ecossistema inovador da Unicamp em dia de visitas na Universidade

Texto: Isabele Scavassa – Inova Unicamp | Foto: Vital Yasumaru – Inova Unicamp

A Agência de Inovação Inova Unicamp recebeu, nesta terça-feira (16), o reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira. Ele chegou acompanhado pelo chefe de gabinete da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Paulo César Montagner, e foi recebido pela diretora-executiva da Inova Unicamp, Ana Frattini. Os visitantes conheceram  o espaço em que o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unicamp desenvolve suas atividades.

A fim de exemplificar a atuação da Agência, a professora Ana Frattini apresentou a estrutura de trabalho da Inova Unicamp, órgão responsável pela gestão da propriedade intelectual e fomento à inovação e empreendedorismo na Unicamp. A Agência auxilia a comunidade acadêmica da Unicamp no processo de proteção e licenciamento de tecnologias, bem como na formalização de convênios de Pesquisa e Desenvolvimento com outras universidades, instituições públicas ou empresas.

A visita contou ainda com a apresentação de Eduardo Gurgel do Amaral, gestor de parcerias do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), que explicou os avanços e planejamento do projeto a ser implantado em área de propriedade da Universidade, onde já está instalada a Agência de Inovação da Unicamp. A proposta visa a criação de um distrito inteligente que reunirá universidades, empresas, institutos de pesquisa e órgãos governamentais.

Por fim, o reitor da Universidade do Porto pôde conhecer de perto as oportunidades geradas no ecossistema inovador da Unicamp a partir de pesquisas conduzidas pela Neger Telecom, empresa-filha da Unicamp que mantém um laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.

Na ocasião, o CEO da empresa, Eduardo Neger,  apresentou alguns dos projetos desenvolvidos em parceria com a Unicamp, como os sistemas de proteção contra drones hostis (DroneControl) e de conectividade em áreas rurais (RuralMAX) e o sistema de alerta fixo para represas e barragens em áreas remotas (SAFAR), que teve testes de execução demonstrados ao vivo ao representante da Universidade do Porto.