Webinar promovido pela Inova debate como tecnologias da universidade chegam à sociedade

A imagem mostra os participantes do Webinar Prêmio Inventores 2022. É possível observar dez pessoas na tela da vídeo chamada do Zoom. Fim da descrição.

Evento abordou os resultados e desafios da transferência de tecnologias tanto para empresas já estabelecidas quanto para a criação de novas empresas spin-off acadêmicas.

Texto: Leonardo Scramin.

No escopo das comemorações do Prêmio Inventores 2022, a Agência Inovação Inova Unicamp promoveu o Webinar “Novos negócios de base científica: como tecnologias inovadoras da universidade chegam à sociedade?”, com objetivo de compartilhar sua estratégia e parcerias voltadas para a criação de novos negócios com base científica.

O evento apresentou a política de inovação da Unicamp para a formação de spin-offs, com a participação da Profa. Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp. Também abordou a questão de Propriedade Intelectual para startups, conexões e proteção de PI em parceria com a universidade, com Ricardo Campo, coordenador de inovação na Raízen e gestor do Pulse Hub; e com Cláudio Castanheira, diretor geral na ClarkeModet Brasil.

E ainda, houve a apresentação de uma experiência de transferência de tecnologia diretamente para uma empresa no exterior, com o Prof. Luiz Fernando Zagonel, do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) da Unicamp; e a experiência de fundar uma empresa com base em ciência no setor da saúde, com Licia da Silva Costa, fundadora da spin-off Quarium.

Acompanhe a íntegra do webinar e conheça os resultados e desafios da transferência de tecnologias tanto para empresas já estabelecidas quanto para a criação de novas empresas spin-off acadêmicas. Veja a gravação: