Tecnologia prevê vida útil restante de baterias por modelo de aprendizado de máquina

Hudson Giovani Zanin (FEEC)

Licenciamento não exclusivo de pedido de patente BR102024027413-0 (1973_CYCLELIFE) e de programa de computador BR512024003266-5 (PC298_CYCLELIFE)

Pesquisadores da Unicamp desenvolveram um método para estimar a vida útil restante de baterias, utilizando um modelo de aprendizado de máquina. A tecnologia envolve a extração de características selecionadas dos ciclos de carga e descarga das baterias e a aplicação de um modelo treinado com dados de baterias de referência, permitindo previsões precisas sobre sua durabilidade.

Para aumentar a confiabilidade das estimativas, o modelo utiliza técnicas avançadas de processamento, como a identificação e a correção de valores atípicos e a suavização de dados nos ciclos de carga e descarga. Além da patente, um software foi desenvolvido para implementar a metodologia.

A invenção é fruto de acordo de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) entre Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), a Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) e a empresa cotitular da tecnologia.

 

Cotitularidade da patente: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e confidencial

Titularidade do software: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Unidades da Unicamp: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) e Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA)

Inventores: Hudson Giovani Zanin (Unicamp), Gabriel Buzzi Sanches (Unicamp) e Carlos Antônio Rufino Júnior (Unicamp)

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.