18 de dezembro de 2025 Inova Unicamp compartilha gestão de trabalho e boas práticas em visita institucional
Profissionais de todo o país puderam acompanhar de perto o trabalho desenvolvido pela Agência de Inovação da Unicamp
Texto: Leonardo Scramin e Maria Luiza Machado – Inova Unicamp | Fotos: Matheus Gravalos – Inova Unicamp

A supervisora de comunicação da Inova Unicamp, Kátia Kishi, introduziu as atuações da Inova Unicamp durante seu discurso.
A Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) promoveu, no dia 2 de dezembro, a sua segunda Visita Institucional do ano de 2025, que marcou o encerramento da programação anual de eventos da Inova Unicamp.
As apresentações foram iniciadas por Kátia Kishi, supervisora de comunicação da Inova Unicamp e moderadora do evento, que abordou a trajetória de criação do Núcleo de Inovação Tecnológica da Unicamp (NIT), assim como os principais indicadores e atividades da Inova.
“As visitas têm como objetivo aproximar a Inova Unicamp tanto de pessoas que trabalham com inovação e empreendedorismo quanto de pesquisadores, docentes e alunos da Unicamp que estão interessados em conhecer o trabalho da Agência de Inovação”, destaca Kishi, supervisora de comunicação da Inova Unicamp, área responsável pela organização de eventos da Agência.
Ainda durante o período da manhã, Kátia Kishi apresentou a área de comunicação da Inova Unicamp, responsável pelas estratégias para o fortalecimento da cultura de inovação e empreendedorismo da Unicamp. Entre os destaques estão as competições Desafio Unicamp e Inova Jovem, o Prêmio Inventores da Unicamp e o Prêmio Empreendedores Unicamp, além do desenvolvimento de reportagens de inovação e empreendedorismo, como as tecnologias protegidas da Unicamp e o trabalho de assessoria de imprensa.
Apresentações mapeiam atuação da Inova Unicamp

A programação contou com a participação de diversos setores e aprofundou discussões sobre proteção da propriedade intelectual, transferência de tecnologia e as relações de parceria com empresas e instituições.
A programação de apresentações seguiu durante o período da tarde. Elisama Campelo, supervisora de propriedade intelectual da Inova Unicamp, aprofundou os conceitos de propriedade intelectual e compartilhou as possibilidades de conexão de pesquisa e mercado.
Logo em seguida, Beatriz Hargrave, supervisora de parcerias e transferência de tecnologia da Inova Unicamp, abordou o processo de pós-contrato de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação e os de transferência de tecnologias, assim como a prospecção ativa de novas empresas parceiras.
No âmbito jurídico, Vitória Benedet e Amanda Rodrigues, advogadas da área de contratos da Inova Unicamp, compartilharam a estrutura jurídica do NIT da Unicamp, com destaque para a Lei de Inovação, que abrange contratos de licenciamento, de prestação de serviço e de incubação de empresas, além do processo de tramitação de deliberação de convênios e a Lei de Software, que protege a propriedade intelectual de programas de computador.

O diretor-executivo associado da Inova, professor Rangel Arthur, apresentou questões relacionadas a missão e governança da Inova Unicamp.
Os participantes tiveram um momento exclusivo para tirar dúvidas sobre o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e sobre a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp). Mariana Zanatta Inglez, coordenadora de ambientes de inovação e empreendedorismo da Inova Unicamp, e João Victor Teixeira, analista da mesma área, aproveitaram o momento para compartilhar com os participantes informações sobre a gestão do Parque.
O encerramento do evento foi realizado pelo professor Rangel Arthur, diretor-executivo associado da Inova Unicamp, que abordou questões relacionadas à governança e atuação da Inova Unicamp, com foco na gestão do dia a dia da Agência de Inovação.
“A missão da Inova é estimular o empreendedorismo e inovação dentro da Unicamp para que a comunidade interna consiga levar sua pesquisa ao mercado, além de proteger inovações e promover a criação de spin-offs”, destacou.
A próxima edição da Visita Institucional será realizada no primeiro semestre de 2026. Para saber mais sobre os eventos promovidos pela Inova Unicamp, assine a newsletter semanal da Agência.
SOBRE A INOVA UNICAMP
A Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp), criada antes da Lei de Inovação, atua desde 2003 como o único Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade, responsável pela proteção dos ativos de propriedade intelectual da Unicamp e pela proteção dos interesses da Unicamp em convênios de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) firmados com empresas e instituições e nas transferências de tecnologias da Universidade.
Também é responsável por promover a comunicação e cultura de inovação e empreendedorismo, pelo apoio na criação de empresas spin-offs acadêmicas, pelo mapeamento de empresas-filhas da Unicamp e pela gestão do Parque Científico e Tecnológico e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp).